↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A realeza britânica gosta de bolo alemão!

Numa pequena cidade chamada Eberbach aqui na Alemanha, existe uma confeitaria muito especial, a Viktoria Konditorei, que há cerca de meio século faz bolos para a realeza inglesa. Ana Cassiano Histórias de Viagens Jubileu de 25 anos de reinado da Rainha Elizabeth II Inglaterra

Em uma pequena cidade chamada Eberbach na Alemanha, existe uma confeitaria muito especial, a Viktoria Konditorei, que há cerca de meio século faz bolos para homenagear a realeza britânica.

Houveram  várias ocasiões especiais em que os bolos da Viktoria Konditorei (ou Cafe Victoria) foram enviados à Londres. Por exemplo, nas comemorações de 25 anos de reinado da rainha Elizabeth II, no casamento de Charles e Diana e no aniversário de 100 anos da rainha-mãe (Elizabeth I). Em 2012, outra delícia ficou famosa, o “Bolo Jubileu Elizabeth”, que comemorou os 60 anos de reinado da atual rainha da Inglaterra.

Os Bolos de Charles e Diana

 

Percebe-se então que o Cafe Victoria tem uma tradição quando o assunto é a realeza britânica. A família Beacker cuida da confeitaria há sete gerações e batizou a loja em homenagem à rainha Victoria.

 

A Rainha da Inglaterra era considerada Alemã

A Rainha Vitória reinou na inglaterra de 1837 a 1901. Sua mãe era alemã e viveu entre as cidades de Coburg e Eberbach até alguns dias antes de Victoria nascer. Apesar de ter nascido em Londres, o povo de Eberbach considera a Rainha uma “Eberbacherin”, porque sua mãe embarcou grávida num navio deixando a cidade apenas alguns dias antes do seu nascimento.

Depois de assumir o trono do Reino Unido, a jovem rainha meio alemã/meio britânica se casou com o príncipe Albert de Coburg da Alemanha, aumentando ainda mais as influências e costumes alemãs no Palácio de Buckingham.

Essa história virou até filme!

Assista ao trailler abaixo:

 

A Alemanha tem uma longa tradição de casamentos reais na Grã-Bretanha. Já existiram 6 monarcas alemães no trono britânico, incluindo o príncipe Albert que se casou com a Rainha Vitória, e cuja filha deles (que se chamava Vitória também) tornou-se a imperatriz alemã durante o reinado de Frederick III.

O Cafe Victoria existe desde 1886. Mas foi em 1962 que Henry Auer, que tocava a confeitaria na época, preparou uma sobremesa feita à base de laranja para ser servida numa festa da família real sueca. Com esse bolo, ele foi eleito o melhor chef de confeiteiros do mundo naquele ano, e partiu dessa receita para criar a famosa torta "Victoria de Eberbach", a preferida dos clientes até hoje!

O diferencial da confeitaria é que ela sempre enviou os bolos PELO CORREIO!!!! Os clientes de outras cidades ou países recebem a encomenda através de um serviço de Courrier impecavelmente supervisionado, para que os bolos cheguem ao destino em ótimo estado e com a mesma qualidade daquele servido na loja.

Sendo assim, no ano seguinte que ganhou o prêmio, Henry Auer enviou um bolo "Victoria de Eberbach" para a Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham por correio aéreo. O bolo foi muito apreciado pela rainha.

 Carta de agradecimento do Palácio de Buckingham

 

Muitas pessoas vêm de longe para conhecer o Cafe Victoria (inclusive eu!) e provar as famosas delícias. Hoje em dia, a confeitaria é dirigida por Birgit Auer Valerius, filha de Henry Auer, e continua com a mesma tradição de homenagear a família real britânica. 

Por isso, em 2011, criou os bolos comemorativos para o casamento do príncipe William e Kate Middleton. A torta é feita com suco de laranja, licor Cointreau, marzipã e uma geléia feita com a casca da laranja. E como de costume, enviou pelo correio o bolo para os noivos comerem no dia do casamento!

Isso deu uma grande repercussão à confeitaria, claro! As pessoas queriam experimentar o bolo que William e Kate comeram no casamento deles! Nessa época, tiveram até que acrescentar turnos noturnos para darem conta da demanda de pedidos, principalmente aqueles que seriam enviados por correio aéreo para o mundo todo.

Eu estive lá e provei!

Experimentei o bolo do Príncipe George.

Mas o que mais sai mesmo, é o bolo comemorativo pelos 25 anos de reinado da rainha Elizabeth II (Jubileu de Prata da Rainha)

Eles molduram as cartas que chegam de Buckingham e penduram nas paredes da confeitaria pra gente ler. É muito legal!

Abaixo, carta de agradecimento de Ronald Reagan, vindo da Casa Branca. A confeitaria mandou bolo pra ele também!

Abaixo, passo o link da confeitaria. Tem fotos lindas do lugar, dos bolos e das charmosas caixas que eles usam para enviar as encomendas pelo correio. Conta toda a história do Cafe, da sua relação com a Rainha Victoria e com a realeza britânica. Vale à pena visitar o site. Ok, ele está todo em alemão, mas esse meu post é praticamente um resumo de toda a história que está lá. www.cafe-viktoria.de/de/torten

Endereço: Cafe Viktoria → Friedrichstraße 5-9 Eberbach Alemanha

 

Eberbach

O Cafe Viktoria fica em Eberbach, que é um simpático vilarejo às margens do Rio Neckar, afluente do rio Reno, no estado da Baden-Württemberg na Alemanha. Fica perto da cidade turística de Heidelberg. Estando na região, vale à pena chegar até lá.

 O dia em que levei minha família para conhecer Eberbach.

 

Em frente ao Cafe Viktoria fica a praça Leopoldsplatz, um lugar bem agradável com uma estátua em homenagem à Rainha.

Caminhando pela rua Friedrichstraße em direção ao rio Neckar, tem um parque bem gostoso para passear. É uma caminhada curta, e no meio do caminho, tem várias casinhas típicas alemãs. 

O brasão de Eberbach é um javali, e tem placas com o animal por toda cidade. Olha na parede (foto abaixo)

O rio Neckar é navegável e há vários passeio turísticos para se fazer de barco passando por Heidelberg e por várias cidadezinhas pequenas. Eberbach é uma delas.

Depois que tomar um café com bolo no Cafe Viktoria, vale à pena caminhar por esse pedacinho de Eberbach, principalmente no fim de tarde da primavera ou verão. É um passeio bastante prazeroso.

 

Leia também:

Heidelberg

Outras cidades e passeios na Alemanha

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.