↓ Choose the Language ↓ 

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified

Aldeia Indígena Tatuyós - Amazônia

“Os índios quando querem que uma árvore morra, eles não a cortam. Eles simplesmente se juntam ao redor delas, gritam xingamentos e dizem coisas ruins. Em alguns dias a árvore seca e morre. Não precisam nem de machados. Ela morre sozinha. Mas quando querem que uma árvore se recupere de alguma doença, eles se reunem na base do caule perto da raíz e ficam falando um monte de coisas boas. Assim, eles acreditam que ela revive.” (Ensinamentos indígenas)

Nós tivemos o prazer transcendental de conhecer uma aldeia indígena da Amazônia, a aldeia Tatuyós. Essa experiência EU NUNCA VOU ESQUECER NA VIDA!

Eles nos recebem amavelmente com dois rituais de dança: Kapiwaya e Pohé. Tudo sob o olhar atento do Cacique Pinó.

Chegamos e sentamos em grandes bancos dentro da cabana. Os índios interagem bastante com os turistas. Pegam um à um para dançar. O pajé não falava nossa língua, mas o guia ia traduzindo tudo. 

O pajé explicou o significado da dança. Eles tocavam um instrumento de sopro feito por eles mesmos, e tinham amarrados nos pés uma espécie de chocalho que faziam um som magnífico.

Depois, ficamos livres para circular na aldeia. Podíamos tirar quantas fotos quiséssemos. Os índios eram muito receptivos, simpáticos e sorridentes. Era um povo muito bonito, as mulheres lindas e as crianças uma gracinha. 

Observei cada detalhe que pude. Não vi nada na aldeia vindo da civilização, nada! Tudo era indígena mesmo, feito por eles. Achei isso lindo! Sem nenhuma interferência externa.

Uma índia linda me ofereceu um cesto cheio de formigas saúva pra comer com ela, hahahahaha. No início eu estranhei. Mas lembrei que comi escorpião na Tailândia kkkk então por que não comer as formigas na Amazônia? Então eu aceitei!!! aloka

 

Você Sabia?

Os índios não tem pelos no corpo! Nem os homens, nem as mulheres. 

As regiões do Brasil onde os índios vivem são muito quentes e úmidas por causa das florestas. Os primeiros povos indígenas provavelmente tinham pelos, mas acumulavam muita umidade junto ao corpo, tornando-os mais suscetíveis a doenças. Os que melhor se adaptavam e não morriam antes de reproduzir eram os com biotipo liso, sem pelos para carregar umidade. Assim, em vários anos de evolução, o meio ambiente selecionou os mais aptos e acabou eliminando os pelos das populações indígenas.

Minha filha Júlia linda, com um brinco de pena que compramos na aldeia, essa construção aí atrás. 

 

Leia também:

Manaus

Teatro Amazonas

Passeio de Barco no Rio Negro

Passeio na Floresta Amazônica

Cachoeira de Presidente Figueiredo

Rostos de indígenas projetados nas árvores da Amazônia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.