↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

As praias da Croácia

Esse post faz parte de uma série que escrevi sobre a viagem de 11 dias que fiz na Croácia com minha família, quando alugamos um carro na capital Zagreb que fica no norte, e descemos pela costa até Dubrovnik extremo sul do país, passando por várias cidades: ZagrebZadarSplitHvarStari Grad e Dubrovnik. Conto tudo aqui no blog.

Não foi por acaso que a Croácia se transformou num dos destinos turísticos preferidos da Europa. Especialmente no verão, quando se pode desfrutar dos seus milhares de quilômetros de costa e de suas ilhas paradisíacas. O país é a mistura perfeita de beleza natural com história, e está muito bem preparado para o turismo!

Características das Praias da Croácia, não são de areia, são de pedra! Viagem com a família de carro pela Croácia. Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

 

Praias de Pedras

As praias da Croácia são idênticas às da Itália, Grécia e algumas da Turquia também. Elas são de pedra! Antes de ir, é bom saber. As praias não são de areia como as do Brasil. São de pedrinhas pequenas e rochas maiores também. Então já vai com a mente aberta pra encarar essa diferença sem reclamar, e sem sair falando mal da Croácia depois. 

      Milna Beach.

 

Calçado Adequado

As pedrinhas doem os pés quando a gente anda. Então tem que comprar uns sapatinhos especiais, que deixam a gente meio feio devo admitir hahahaha. São baratinhos, vendem em qualquer esquina por lá. Eu sei que vc vai pensar "O que vou fazer com eles depois da viagem?" e a resposta é "NADA". Mas mesmo assim recomendo que compre porque nem chinelo Havaianas resolve. 

Como o chão é de pedrinha, é legal comprar também um colchãozinho de E.V.A. (aqueles tipo de yoga sabe?) que é mais grossinho e resistente, pra conseguir deitar e tomar sol. Mas quanto a isso, não se preocupe muito. Na maioria das praias da Croácia eles oferecem serviço de espreguiçadeiras e guarda-sol por um preço pagável. Lembra que eu disse que eles estão super bem preparados para o turismo? 

 

As Escadas

Outra característica das praias da Croácia são as escadinhas que dão no mar. Por causa das rochas, elas facilitam pra caramba a vida dos banhistas. Em várias praias eu vi dessas escadas. É uma coisa super comum por lá. 

          Tá vendo a escadinha? Calçadão da cidade de Zadar.

      Escadas da praia de Hvar.

 

Água Cristalina

Mas em compensação, a água é cristalina, com vários tons de azul, é lindo gente! A temperatura da água é bem agradável no verão. Eu li em alguns blogs que a água é gelada, mas não achei não. 

        Borovac Beach, Ilhas Paklinski.

 

           A água é tão cristalina, que os barcos parecem flutuar no ar!

 

Sem Ondas

O mar não tem ondas, é bem tranquilo (amo mar assim!) parece uma piscina.

       Brela Beach, Split.

 

Areia é coisa Rara!

As praias de areia na Croácia são raras, mas existem! Por exemplo, a famosa praia Zlatni Rat, na cidade de Bol, que fica na Ilha de Brač. As outras menos famosas, são de uma areia bem grossa e escura. 

        Praia Zlatni Rat, na cidade de Bol.

 

          Praia Bacvice, em Split. Areia grossa e escura.

 

Praias Pequenas

Outra característica das praias da Croácia é que elas são pequenas. Bem diferente daquelas praias longas do Brasil. São na verdade pequenas baías que se formam ao longo da costa, e por serem pequenas dão a impressão de ter muita gente. Mas na verdade é só concentração de pessoas mesmo em relação ao tamanho da praia. 

          Praia Ivan Dolac, Ilha de Hvar.

 

         Praia Znjan, Split.

 

E por não tem largas faixas de areia, são construídas na beira do mar umas partes elevadas feita de concreto (tipo um calçadão) onde tem bares e restaurantes que também disponibilizam espreguiçadeiras, guarda sol e serviço de praia. 

 

Leis Rigorosas

Para tentar manter o respeito e a ordem em certas praias que recebem muitos turistas, foram criadas algumas leis na Croácia que pode parecer um pouco estranhas pra nós. Por exemplo, olha essa placa em Hvar. Se andar de biquini pela cidade, ou se comer e beber pelas ruas, leva multa na hora! 700 EUROS!! É melhor não arriscar e cumprir as leis mesmo, rs. Eu também vi isso nas cidades da Costa Amalfinata na Itália. Mais um exemplo de que a Croácia tem muita influência italiana, não só na comida e arquitetura, mas nos costumes também.

 

Nada de Música!

Gente, e pelo amorrrrr de Deus! Eu vejo muitos brasileiros dando mancada nas praias lá de fora. Se vc não está no Brasil, não adianta agir como se estivesse nele. Siga os costumes locais!!! Não converse alto, não grite (nem brincando no mar!) e muito menos ouça sua música alta! Na Europa, praia é lugar de relax total. Vc não vai encontrar quiosques tocando pagode na maior altura. Se é disso que vc gosta, então fique no Brasil mesmo. Mas se vc estiver aberto a novas experiências, curta as praias européias vivenciando os costumes locais com respeito. 

         Milna Beach, Hvar.

 

Topless é Normal

E esteja preparado para ver muita mulher de topless. Na Europa isso é absolutamente COMUM! É ÓBVIO que eu fiz também né! Sempre que vou nas praias da Europa, eu faço topless porque lá é normal. Eu aproveito mesmo.

 

Alugue um barco, mesmo não sabendo pilotar!

Outra coisa SENSACIONAL na Croácia, é que a gente pode pilotar um barco sem mesmo nunca ter feito isso na vida antes!! Hahahaha verdade! Na praça principal de Hvar, ficam vários barqueiros locais oferecendo passeios ou aluguel do próprio barco. Barquinhos pequenos são alugados para os turistas, que não precisam nem de licença para pilotar acredita?? O dono do barco dá uma breve explicação e pronto! Uma aulinha de 10 minutos somente, sobre como manobrar o barco, como navegar sem GPS (hahahahaha juro!), o que fazer em caso de acidente ou se nos perdermos (hahahaha juro também!) e sobre autonomia do tanque de gasolina. 

          Uma aula de 10 minutos!!

 

        Depois a gente segue por nossa conta!

 

O importante é saber que não se tem registros de que algo tenha dado errado com alguém, e se deu, ninguém ficou sabendo. A verdade é que a coisa funciona bem. Vários turistas alugam seus barquinhos diariamente, saem quase todos juntos, e no final do dia, voltam todos juntos também. É até bonito de se ver, aquele monte de barquinhos voltando para o porto ao mesmo tempo.

Em média, um barquinho simples custa uns 350 reais para usar o dia todo. Cabem 5 pessoas, e vc pode dividir o custo com alguém. O passeio é para explorar as Ilhas Paklinski, um dos lugares mais lindos e paradisíacos da Croácia. Vale SUPER a pena! Um passeio que não pode deixar de fazer. Conto tudo no post de Hvar.

 

Penhascos

E um ótimo exemplo de quem não tem cão caça com gato, é a cidade de Dubrovnik. A maioria das pessoas que vai a cidade é para conhecer as muralhas, que se ajuntam com os rochedos acabando direto no mar. Mas quem quer aproveitar o passeio para cair na água mesmo assim, tem umas opções muito legais, uns bares que ficam praticamente encrustados nesses rochedos, praticamente num penhasco.

Eu conheci 2, mas sei que tem mais. A gente os vê lá embaixo enquanto caminha pelas muralhas, depois desce pra conhecer.

São bares bem legais e descolados, que ficam escondidinhos atrás de uma portinha de pedra, que quase passa despercebida. Não dá pra acreditar no que a gente encontra do outro lado. E fica um povo pulando no mar!! Nadar ao lado das muralhas medievais, olha que experiência!! Vá de biquini/sunga pra poder se jogar! Não existe palavra para explicar a sensação de nadar nesse lugar. Se te serve de conforto, tem uma escadinha de pedra (medieval) pra te ajudar a sair da água.

 

Todos meus posts sobre a Croácia:

Curiosidades gerais sobre a Croácia

Cenários de Game of Thrones

Características das Praias da Croácia

Zagreb

Zadar    

Split

Palácio de Diocleciano em Split

Balsa de Split para Hvar

Ilha de Hvar

Passeio de Barco pelas Ilhas Paklinski

Stari Grad

Hvar→Sucuraj→Drvenik

Dubrovnik

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.