↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Beco do Batman - São Paulo

A arte de rua transformando os espaços públicos.

Beco do Batman Vila Madalena São Paulo Alamenda e ruas dos grafiteiros Pura Arte de Rua! Blog da Aba Cassiano anacassiano.com.br

O Beco do Batman é o endereço do grafite em São Paulo. É uma galeria da arte urbana à céu aberto. Um espaço que já funciona há mais de 30 anos no bairro da Vila Madalena, região descolada de São Paulo, na zona oeste. 

O Beco do Batman é uma viela que começa na Rua Harmonia Nº 48 e se extende por 160 metros até se encontrar com a Rua Medeiros de Albuquerque e com a Rua Gonçalo Afonso. Nela não passa carros, só pedestres mesmo. 

A rua tem esse nome porque nos anos 80 um desenho do Batman apareceu do nada, pintado em um muro da pequena rua. A partir daí, o nome pegou e o lugar se tornou tela para artistas da arte urbana em São Paulo. 

O lugar, que antigamente era bem largado, passou por uma transformação artística com a presença de vários grafiteiros pintando nos muros das casas. 

Esse já foi um assunto controverso, porque gerou bastante briga e discurssão entre moradores. Eles reclamavam do movivento excessivo de turistas, barulho e baderna. E eles não deixam de ter razão. Mas já houveram várias reuniões de moradores do bairro com a prefeitura regional, que criou leis de silêncio e convivência. Assim, chegaram em um consenso e a galeria de arte à céu aberto prevalece até hoje. 

Os muros são disputadíssimos e os artistas têm um código de honra entre si: não pintar por cima do grafite de ninguém. Para isso funcionar bem, de tempos em tempos, os grafites são trocados (com o consentimento do artista anterior) e novos desenhos vão surgindo. Isso significa que se você voltar lá depois de 1 ano, tudo pode estar diferente.

 

Ficam muitas pessoas tirando selfies com os grafites ao fundo. Eles são realmente sensacionais. São provocativos, sempre dão ênfase a algum problema social ou fazem uma crítica política, mesmo que disfarçada. Mas arte de rua é isso minha gente!! Transmite o sentimento do povo. É uma manifestação artística e política. 

    Escondendo o lixo debaixo do tapete,rs

 

Cada artista que assina um mural tem uma identidade própria. A gente olha e já identifica quem o pintou. É o caso de Bueno Caos, com o seu “Pelé Beijoqueiro”. Bueno usa a técnica de Lambe Lambe (colagem) e tem trabalhos espalhados por toda São Paulo. Em cada lugar o Pelé está beijando uma personalidade diferente. E aqui no Beco do Batman, lógico, ele beija o Batman.

       Esse grafite é de Rafael Sliks. Observe que ele camufla postes, lixeiras e os portões das casas.

 

      Esse pavão maravilhoso é obra de Envio.

 

Todo o arredor do Beco do Batman está contaminado por esse divertido espírito artístico. O comércio também entra no clima, e muitas lojas, restaurantes e cafés têm a fachada grafitada.

Logo ali perto, na Rua Medeiros de Albuquerque 270, fica a Escadaria do Patapio. A exemplo do beco do Batman este também é um local onde a arte está estampada, decorando os degraus da escada com azulejos pintados à mão, formando desenhos lindos. 

      A escadaria foi inaugurada em 2015 como forma de revitalização do espaço. Fica entre as ruas Patápio Silva e Medeiros de Albuquerque. Patápio Silva foi músico, compositor e flautista de choro e erudito. É considerado um dos maiores flautistas da história. Nasceu no Rio de Janeiro em 1880 mas fez sucesso mesmo em São Paulo onde se apresentava e decidiu morar.  

 

Nessa mesma esquina fica o Armazém, um galpão com feirinha, música ao vivo e comidinhas gostosas pra gente se deliciar. É um espaço alternativo e bem interessante, que reflete fielmente a vibe da Vila Madalena.

 

Escadaria das Bailarinas 

Dentro desse mesmo tema, arte de rua transformando espaços públicos, tem também a Escadaria das Bailarinas. Ela fica à 2 Km do Beco do Batman. Essa escadaria tem uma história muito legal. Clique AQUI  para ler.  

 

Zezão Grafiteiro

Conheça outro grafiteiro de São Paulo com sucesso reconhecido mundialmente. Tenho certeza que você vai amar o trabalho do Zezão. Clique AQUI  para ler.

 

Leia também:

Tudo de legal que tem para conhecer na cidade de São Paulo

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.