↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Campos de Lavanda da Provence

Eu sempre quis bater essa foto... A Provence é um sonho!

Eu sempre quis bater essa foto de pernas pro alto deitada no meio de um campo de lavandas na Provence visite o blog da Ana Cassiano e veja onde ficam os melhores campos de lavandas e as cidades mais bonitas da Provence

ATENÇÃO! Para ver os campos roxinhos, fartos e com bastante flor, você tem que ir nos meses de JUNHO E JULHO! É um período muito curto! É só nessa época do ano mesmo! Antes disso, as flores não estão totalmente abertas e no final de julho, as colheitas começam! É de doer o coração ver os tratores colhendo as flores (sem pena) e deixando os arbustos pelados de novo, kkkkkk. Em meados de agosto, as lavandas já desaparecem por completo.  

A colheita da lavanda é feita entre 15 de julho e 15 de agosto. Então começam as festividades em torno da cultura da lavanda na região, sendo que o principal evento é o "Corso de la Lavande" que acontece na cidade de Digne-les-Bains (cidade onde passei a noite). Um evento lindo com banda tocando música francesa ao vivo, muita comida e diversão até altas horas da madrugada.   

Vou te passar o mapa da mina, onde ficam os campos de lavanda mais bonitos. A região é o sul da França, no coração da cadeia de montanhas dos Alpes franceses, e vai até a Côte d'Azur, famoso balneário de verão com praias lindas e luxuosas, mais conhecida como Riviera Francesa. 

O cultivo da lavanda na Provence surgiu no século 19 e está relacionado com o desenvolvimento da indústria do perfume na cidade de Grasse, na Côte d'Azur, conhecida como capital mundial do perfume

Banon Provence onde ficam os campos de lavandas mais bonitos da Provence? visite o Blog da Ana Cassiano e siga a rota das lavandas anacassiano

Essas fotos eu tirei na região da cidade de Banon, e mostram uma característica típica da Provence: campos de lavandas que sobem os morros, com árvores posicionadas estrategicamente entre as fileiras impecavelmente simétricas. 

             As árvores típicas da Provence, por isso é o símbolo da marca de cosméticos francesa L'Occitane, com sede na cidade de Manosque.

 

Onde ficam os campos mais bonitos

As cidades onde estão os melhores campos de lavandas são: Manosque, Valensole, Puimoisson, Gordes, Abadia de SénanqueBanon, Sault e ao longo da estrada D-8 em direção a Digne-les-Bains.

          Essa cidade no alto da colina é a charmosa Sault. Falarei dela mais adiante.

 

Onde se hospedar

Antes de viajar, se programe. Veja no mapa quais as cidades que vc quer conhecer e escolha a mais central para se hospedar. Assim vc explora melhor o raio onde elas ficam. Vc sai de manhã, visita umas 3 cidades com calma, vai parando na estrada entre elas para curtir e fotografar os campos de lavanda e à noite volta para o hotel feliz e realizado! 

Na primeira vez, fiquei hospedada em Digne-les-Bains, e na segunda vez em Manosque. Mas eu indicaria também hospedar-se em Gordes, uma cidade linda que fica no cânion do rio Verdon. Vou falar dela mais adiante.

 

Alugue um carro!

Eu já estive 2 vezes na Provence na época das Lavandas, e em ambas eu estava de carro. Tem que ter carro para se movimentar entre uma cidade e outra, senão vc não aproveita tudo que a Provence tem a oferecer.

 

Plateau de Valensole

Meu roteiro começou na cidade de Saint Maximin La Sainte Baume, onde saí da A8 (estrada grande) e entrei numa estradinha bem menor e mais rural em direção à Manosque. Essa região é chamada de Plateau de Valensole

Então, começaram a aparecer os campos de perder de vista! Tão grandes que não se enxerga o fim! Aqui estão os campos mais fartos, mais lindos e mais fotografados de toda a Provence. 

O Plateau de Valensole é onde a lavanda domina completamente a paisagem. Aqui, os arbustos são grandes e altos. Uma beleza! Quando começamos a ver os campos na beira da estrada, a vontade de parar o carro é imediata. A gente estaciona no acostamento mesmo (mas com cuidado, porque as estradas são pequenas e muito estreitas) e desce para fotografar, admirar e sentir o cheiro. 

O perfume é delicioso! Fica no ar, na estrada, por toda a região. E como trilha sonora, temos o zumbido das abelhas, que é impressionantemente alto. Elas são ENORMES, mas nem se preocupam com a nossa presença (juro!), desde que não mexemos com elas. 

As estradinhas entre uma cidade e outra são lindas, mesmo sem lavandas! A Provence toda é um charme. Olha que estrada! Esse é o símbolo da Provence, estradinhas bucólicas e planas, com árvores isoladas no meio de campos de trigo, contrastando com a paisagem.

O solo provençal é propício para as lavandas por causa da altitude e do clima. Vimos em vários jardins públicos, praças e até nas rotatórias das estradas os pequenos arbustinhos liláses que no verão se enchem de flores e perfumam intensamente o ar. Olha o charme das cidadezinhas que a gente vai encontrando pelo caminho.

 

Sault e Banon

No Plateau d’Albion, ao norte do Luberon, as cidadezinhas medievais lindas e minúsculas são cercadas por lavandas que deixam tudo ainda mais surreal. As vilas mais bonitas são Sault e Banon.

A cidade de Sault é especialmente linda e charmosa. Na verdade é um vilarejo medieval, erguido numa colina que tem vista privilegiada para o vale onde a lavanda é cultivada. As casas misturam o estilo provençal com o estilo medieval, criando uma arquitetura única, o que encanta os visitantes.

Sault cidade da Provence faz parte da Rota das Lavandas, os mais belos campos de lavanda da Provence quando florescem? Ana Cassiano na Provence anacassiano

 

As fotos abaixo são dos Campos de Lavandas da cidade de Banon

              Com minha amiga Márcia Bartho.

 

 

A região de Manosque

Entre a cidade de Manosque e Valensole, mais lavanda!!! Paramos no acostamento, desci do carro e simplesmente corri enlouquecida em direção aos campos! Aqui as plantações são enormes e como se já não bastasse a beleza, ainda tem como paisagem de fundo a cadeia de montanhas dos Alpes

Foi uma das vistas mais lindas que já vi na vida, o contraste entre as lavandas e as montanhas, que mesmo no verão, ainda ficam com os picos um pouco nevados!

Alpes Cote d'Azur Provence onde ficam os campos de lavandas mais bonitos da França siga no Blog da Ana Cassiano anacassiano Rota das Lavandas na Provence

Rodovia A51 sentido Manosque Rota das Lavandas Provence Blog da Ana Cassiano anacassiano

Ao longo da estrada, a gente vê campos infinitos, como eu já mostrei acima, e também campos menores como esses:

                *Essas 5 fotos acima são de Natália Itabayana (site Destino Provence)

 

Abadia de Sénanque

Abadia de Sénanque trata-se de um dos postais mais clássicos da Provence. Fica à 4 km do centro de Gordes, no Luberon. Os campos daqui demoram a florir e demoram para ficar roxos de verdade. Nesse lugar, a minha expectativa e realidade foram bem diferentes! As fotos que vi na internet são assim... 

mas quando cheguei no lugar, estavam assim! As lavandas já tinham passado da hora. Estavam secas e sem cor. Mas o lugar é bem bonito, vale a pena visitar sim.

Abadia de Sénanque Rota das Lavandas Gordes Provence Ana Cassiano Blog da Ana anacassiano

 

Gordes

Gordes é um vilarejo todo esculpido em pedras, construído no topo de um morro. Fica na região de Alpes de Haute-Provence, nos arredores das cidades de Moustiers-Ste-Marie e Ste-Croix. A cidade é uma pérola no meio das montanhas, com uma vista maravilhosa do vale. 

Gorges vilarejo lindo da Provence sul da França e fica no caminho da Rota das Lavandas Ana Cassiano

Tem uma igreja e um castelo renascentistas, uma praça super charmosa com restaurantes badaladinhos cheios de gente bonita e lojinhas típicas da Provence. A cidade é linda linda linda! Faz parte da Rota das Lavandas e vc não pode deixar de conhecer.  

                   Com minha amiga Márcia Bartho almoçando em Gordes.

 

Gordes du Verdon

Gordes fica no meio de um dos cenários mais impressionantes da Europa: A Garganta do Rio Verdon! O rio corre por um vale profundo, formando um cânion, uma impressionante “garganta”. Por isso o nome “Gorges du Verdon” (gargantas do rio Verdon!). 

O cânion foi esculpido pelas águas por milhares de anos, moldando a rocha calcária que é considerada “macia”. A água do rio é de uma cor turquesa impressionante, em função dos sedimentos vindos dos minérios existentes nas rochas. A cor da água é essa mesmo, não é montagem não! Aliás, toda água que vem dos Alpes tem essa cor.

O rio corre por entre falésias altíssimas. Muitas delas possuem cidadezinhas no topo, e Gordes é uma delas. 

Num determinado trecho, o rio desagua no Lago Saint Croix, um espetáculo à parte.

As estradas que atravessam o Parque Natural do Verdon possuem paisagens magníficas! É um lindo passeio que mostro lá no final desse post. 

 

L'Occitane

Passei por várias cidadezinhas lindas e com paisagens incríveis, até chegar na cidade de Manosque. O mais interessante dessa cidade é sem dúvida a fábrica da L'OCCITANE. Na estrada chegando em Manosque já aparecem placas que nos guiam até a famosa fábrica de cosméticos, que fica no Parc Industriel de Saint Maurice

Visita na L'Occitane en Provence Rota das Lavandas sul da França Blog da Ana anacassiano

A fábrica oferece visitas guiadas (em francês e inglês) mas vc precisa agendar antes pela internet. É fácil. É só entrar no no site da L'Occitane Provence.

Na frente da fábrica tem uma cafeteria bem charmosa, um museu da lavanda e a loja da L'Occitane, que mesmo por ser loja de fábrica, não tem nada mais barato que as outras lojas da rede. Mas é irresistível! Duvido que vc saia de lá sem uma sacolinha nas mãos.

Durante a visita pela fábrica, a gente aprende sobre a história da lavanda. Desde tempos remotos, os romanos já utilisavam a lavanda para perfumar seus banhos e roupas, e suas diversas propriedades medicinais são conhecidas desde a antiguidade, sendo que a lavanda era usada como componente de antídoto para picadas de animais venenosos, mas também contra pulgas e outras pestes, até mesmo a grande peste que assolou a Europa, quando as pessoas queimavam essência de lavanda em casa numa tentativa de frear a propagação da doença.

O óleo essencial da lavanda, além de aromatizar ambientes, é indicado como calmante, relaxante e para alívio de dores. Seu aroma ajuda a combater a insônia, o estresse e a depressão. Em aromaterapia é conhecido como restaurador do equilíbrio mental e das emoções.

 

Valensole

Valensole é uma cidadezinha simples, pacata e bucólica. Aliás, quase todas da Provence são assim. Tem uma praça com uma fonte de água refrescante (o verão é muito quente nessa região!), com muitas lojinhas artesanais que vendem artigos de lavanda e alguns restaurantes. 

Valensole cidade da Provence Rota das Lavandas Blog da Ana Cassiano anacassiano

Em Valensole, o prato típico é o provençal de frutos do mar. Todos os restaurantes são decorados com ramos de Lavanda, lindo! Aliás, tudo lá era lilás, toalhas de mesa, guardanapos, tudo!

 

Sorvete de Lavanda

Depois experimentei o SORVETE DE LAVANDA! A cor é lilás, lógico, e o sabor é exatamente o gosto da lavanda! Parece que a gente comeu sabonete, kkkkkk. A boca fica com um hálito de lavanda depois, e dura um tempão. É bem interessante. 

Sorvete de Lavanda tem sabor de lavanda mesmo, Rota das Lavandas na Provence Blog da Ana Cassiano anacassiano Valensole

 

Poimoisson

Seguimos de Valensole até Poimoisson, cidade simples mas bem característica, com casarões rústicos e janelas e portas pintadas de lilás, a cor da lavanda! 

 

Digne les Bains

No fim do dia, chegamos em Digne les Bains, onde dormimos. A cidade é linda demais, maior que as outras dos arredores, com shoppings, mercados, Mc Donalds, hotéis, enfim bem mais estruturada. Tem um paredão rochoso incrível, onde a cidade acaba. A gente fica boqueaberto olhando pra cima, para aquele rochedo enorme. A gente se sente pequeno, muito pequeno perante aquela obra da natureza!

 

Parque du Verdon

Separamos um dia para passear de carro pela Reserva Natural do Parque du Verdon. Seguimos por duas estradas estreitas, as rodovias D952 e D23. Essa é chamada de Rota de Napoleão, bem no meio dos Alpes

Eu nunca tinha visto uma estrada tão bonita como essa! 

Curvas e mais curvas, sinuosas e constantes, um caminho perigoso, mas imperdível. Tem vários mirantes onde podemos parar e contemplar a paisagem. 

A estrada é cheia de cidadezinhas que a gente vê ao longe e túneis rasgando os rochedos para o carro passar. Lá do alto, vemos em alguns trechos do rio Verdon e sua cor turquesa incrível! 

Campos de lavanda de menor tamanho aparecem ao longo da estrada e há várias barraquinhas vendendo produtos de lavanda, tudo bem rústico e artesanal. 

Rota de Napoleão Sul da França Rota das Lavandas Provence estrada D952 e D23 Blog da Ana Cassiano anacassiano

Imagine você dirigir numa estrada onde cada quilômetro proporciona um ângulo diferente p aquela foto maravilhosa, e onde depois de cada curva tem uma paisagem de deixar o queixo caído, que te obriga a estacionar toda hora para admirar! Não há palavras para descrever. Parece um filme!

Eu nunca mais vou esquecer o visual do Parque do Verdon! 

 

Les Pénintents des Mées

Na autoestrada A51 em direção a Manosque, tem uma impressionante formação rochosa que se destaca na paisagem conhecida como Les pénintents des Mées (Os penitentes de Mées). O paredão visto de longe, lembra um grupo de penitentes em posição de oração, e que pode ser facilmente vista da estrada. Durante a noite, o paredão recebe uma iluminação espetacular.

 

Lavandário de Cunha - São Paulo

Vc sabia?  No Brasil também existe um lavandário. Ele fica na cidade de Cunha, interior do estado de São Paulo. É um atrativo turístico bem peculiar, pois graças a seu clima e solo montanhoso, desenvolveu-se lindos campos de lavanda! Quem poderia imaginar um cenário desses tão perto da cidade de São Paulo? Clique AQUI  para ler.

 

Girassóis da Provence

Não posso deixar de dizer que na Provence não há somente lavandas. Tem também os Girassóis! Plantações e mais plantações dessa exuberante flor. 

CURIOSIDADE: Muita gente pensa que o girassol fica voltado para a direção do sol, mas na verdade é o contrário! Ele fica CONTRA o sol. Eu explico tudo lá no post sobre os Girassóis da Provence. Clique AQUI  para ler

Para ler meus posts sobre a França, clique AQUI→https://www.anacassiano.com.br/franca/

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.