Castelo Alnwick, Hogwarts de Harry Potter

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

Esse castelo fica na pequena cidade de Alnwick, no nordeste da Inglaterra. É um castelo medieval e data de 1360. Foi construído para proteger o norte da Inglaterra contra as invasões da Escócia. 

O castelo fica longe de Londres. De trem dá no mínimo umas 6 horas de viagem! Mas como estávamos hospedados em Edimburgo, fomos de carro e durou apenas 1 hora e meia. Recomendo essa maneira, senão fica muito cansativo. 

Vários filmes de grande sucesso foram gravados no Castelo de Alnwick, por exemplo, Robin Hood, Rainha Elizabeth e o seriado Downton Abbey. Mas o que deixou o castelo famoso mesmo, foi Harry Potter.   

O Castelo Alnwick foi Hogwarts nos dois primeiros filmes de Harry Potter: A Pedra Filosofal (2001) e A Câmara Secreta (2002). 

A cena mais famosa rodada por lá é aquela que os alunos aprendem a voar de vassoura com Madame Hooch. 

 

Como é a visitação no Castelo Alnwick

Endereço: Alnwick NE66 1NQ, Inglaterra (Preço: 17 libras por pessoa. O jardim paga à parte, 13 libras) Site oficial→www.alnwickcastle.com/

A cidade de Alnwick fica bem no norte da Inglaterra, pertinho da fronteira com a Escócia. Alwick é liiinda, muito charmosa, mas é minúscula. Uma volta de 5 minutos de carro já dá pra percorrer a cidade quase toda. É praticamente um vilarejo.  

Ao redor do castelo não tem estacionamento! As pessoas param o carro na estrada mesmo, logo na entrada da cidade. É estranho (e perigoso) porque a estrada é bem estreita. Mas é assim que todo mundo faz. Não vi nenhum aviso de multas então eu acho que é permitido. 

Da estrada a gente já avista o castelo de longe. 

Esse é o portão de entrada do castelo. Nele fica a bilheteria. Mas recomendo comprar o ticket pela internet com antecedência, para evitar filas.

Assim que entramos no castelo, nos deparamos com um pátio central, cheio de mesas e cadeiras para o pessoal lanchar durante uma pausa da visitação. Nesse pátio tem restaurante, lojinha de souvenir e banheiros.

Se sua visita ao castelo é por causa de Harry Potter, então sugiro que primeiro de tudo, procure pelo quadro de avisos onde fica marcado o local e o horário da atividade mais procurada: a aula de vôo em vassouras! Pegue uma senha e aí sim, vá fazer as outras coisas até dar a hora. 

Depois que pegamos nossas senhas, passeamos pelo pátio interno do castelo que é muito lindo.

Castelo Alnwick Hogwarts Roteiro Harry Potter Inglaterra Reino Unido Voo de Vassoura Blog da Ana anacassiano.com.br

O castelo é bem preparado para satisfazer a imaginação dos fãs de Harry Potter. No belo pátio gramado, é possível realizar diversas atividades divertidas e brincadeiras de magia com o "próprio" Harry Potter e Dumbledore (dublês incrivelmente parecidos)

E então chegou a hora da famosa "aula de voo de vassouras". O povo pira nessa hora! 

É tudo organizado por turnos e turmas. Tem um professor vestido de mágico, que é divertidíssimo. 

Ele faz umas atividades com as pessoas e com as vassouras, faz o povo correr pelo gramado montados nelas gritando “fly!”de um lado pro outro. Fora do contexto, pareceria um hospício, kkkkkkk mas é bem engraçado e divertido. E rende ótimas fotos! Eles fornecem vassouras pra todo mundo. 

aula de Voo de vassoura Castelo Alnwick Hogwarts Harry Potter Reino Unido Inglaterra anacassiano.com.br anacassiano

Assista no video abaixo, nossa primeira aula de voo de vassouras!

 

Depois da aula de vôo de vassoura, a gente parte pra mais atividades. Por exemplo, a visitação pelos interiores dos castelo. Fiquei CHO-CA-DA com tamanha beleza!

O Castelo de Alnwick é um dos maiores castelos habitados do Reino Unido. A família do duque de Northumberland mora no Castelo, mas abre para visitação alguns dos salões de uso pessoal, pra gente ter uma idéia de como é o glamuroso dia à dia um nobre inglês. 

Por dentro o castelo é deslumbrante! por causa da riqueza do mobiliário, quadros e porcelanas. 

Tem outra parte do castelo que a gente visita que eles chamam de The dragon’s quest. É bem interessante! Eles montaram toda uma ambientação para mostrar como era a vida no castelo na época medieval. É uma atividade bem lúdica, bem para crianças mesmo, mas muitos adultos participam, e nós também fomos. 

Para entrar no clima, eles deixam à disposição várias roupas da época pra gente vestir. Funcionários nos ajudam e tiram fotos! É bem bacana mesmo.

Castelo Alnwick Inglaterra Hogwarts Harry Potter Reino Unido anacassiano.com.br Blog da Ana anacassiano

Depois de explorar essa parte, tem uma atração que é "a cruzada do dragão" propriamente dita, uma espécie de labirinto com espelhos, pontes, fumaça, sons e no final, tem um dragão que cospe fogo! Mas como eu já disse, é lúdico, coisa pra criança, não epere tanto!!! Mas é bonitinho! 

Depois partimos para visitar outras áreas do castelo. Tem museus, exposições, masmorras, calabouço... são várias coisas para fazer lá dentro. 

E por fim, deixamos para o final, os jardins do castelo! O castelo possui um jardim belíssimo. O ingresso para visitar o jardim é comprado SEPARADAMENTE. Ele é enorme! Então, se você pretende conhecê-lo, reserve um dia inteiro para fazer o castelo e o jardim. Se for visitar somente o castelo, metade de um dia já é o bastante. 

Uma recomendação: Vá no verão! O clima na Grã-Betanha é muito complicado. Mesmo no verão o tempo é frio e chuvoso. Imagine no inverno então? E o horário de funcionamento do castelo no verão é maior. 

 

Dica Importante!

O Castelo Alnwick fica na Inglaterra. Porém, está na fronteira com a Escócia, bem perto de Edimburgo, à apenas 138 Km. 

Muitas pessoas pensam que é melhor sair de Londres para visitar o Castelo Alnwick, mas não! Na verdade, o castelo fica bem longe de Londres. São 5 horas e meia de trem ou carro. É mais conveniente sair de Edimburgo, a capital da Escócia. Nesse caso, se puder se hospedar em Edimburgo também é bom.

Para ler sobre Edimburgo na Escócia clique AQUI → https://www.anacassiano.com.br/edimburgo-a-capital-da-escocia/

 

Tudo sobre Harry Potter:

 

Leia também:

Outras cidades e passeios pela Inglaterra

Nossa viagem pela Escócia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.