Catedral do Sangue Derramado - Rússia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

Catedral do Sangue Derramado São Petersburgo Rússia no inverso o que fazer. Blog da Ana Cassiano anacassiano

Ticket: 250 Rublos (17 Reais). Compra lá na hora. Aluguel do áudio guide: 200 Rublos (13 Reais). A igreja é pequena, dá pra visitar em meia hora. 10:30 às 18h (no verão até 22:30h) Fecha na quarta-feira.

Caminhando pela avenida Nevsky Prospect em São Petersburgo na Rússia, a gente chega num pequeno canal, o Canal Griboyedov. Virando à direita na avenida do canal, que leva o mesmo nome, a gente já avista a Catedral do Sangue Derramado. 

Canal Griboyedov São Petersburgo Rússia Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

A Catedral do Sangue Derramado é um dos principais cartões postais da Rússia. É uma Igreja ortodoxa que leva esse nome por ter sido construída no exato local em que o imperador Czar Alexandre II foi morto por terroristas, em 1881. A catedral foi construída entre os anos de 1883 e 1907 por ordem do imperador Alexsander III, filho de Alexsander II, que quis homenagear o pai assassinado.

Aliás, dentro da catedral ficam expostos alguns objetos originais do dia do atentado, como um pedaço de ferro da carruagem do Tzar e pedaços de mármore, que dizem conter marcas com o sangue derramado.

Por fora, chama atenção com sua arquitetura em estilo russo medieval clássico, com torres coloridas decoradas com ouro, pedras preciosas e cruzes resplandecentes. 

Local do assassinato do Czar Alexsander II virou uma bela catedral bizantina, ponto turístico mais visitado de São Petersburgo Rússia. Leia no Blog da Ana Cassiano anacassiano

Por dentro, ela possui mais de 7.000 metros quadrados de mosaicos que recobrem toda a extensão de suas paredes e colunas, representando painéis com passagens do novo testamento, uma verdadeira obra de arte. 

No altar fica esse magnífico portal de mármore, todo trabalhado. Segundo a crença ortodoxa, ao atravessar esse portal, a gente chega no paraíso. Masssss, os visitantes não podem atravessar o portal, nem passar perto! rs O Paraíso não é pra qualquer um né!

Na Rússia, 48% do povo é ateu e o restante é católico ortodoxo, cujas igrejas não contém imagens de santos. As passagens da bíblia são retratadas em quadros ou painéis de mosáicos. 

A igreja jamais foi utilizada para casamentos, funerais ou outras cerimonias religiosas. Sempre foi dedicada apenas à memoria de Alexandre II.

Durante a Revolução Russa, a catedral foi alvo de depredação e vandalismo. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi usada como depósito pelos nazistas. Depois, foi quase demolida por autoridades locais por ser vista como um inconveniente símbolo religioso em um estado oficialmente ateu. Ficou muitos anos abandonada.

Mas a catedral sobreviveu a todas essas ameaças, e hoje é um dos principais pontos turísticos da Rússia, plena e maravilhosa. Em 1997 a igreja reabriu como museu estatal.

 

Leia também:

São Petersburgo e seus Pontos Turísticos

O Palácio de Catarina

Moscou

Estações de Metrô de Moscou

Informações e Curiosidades sobre a Rússia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.