↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Estações de metrô de Moscou

 Essa é a Estação Avtovo. Ela fica em São Petersburgo na Rússia. Eu a coloquei aqui porque quando fui achei linda demais! Mas na verdade esse post é somente sobre as estações de Moscou. Então vamos lá...

 

O metrô de Moscou é o quinto maior do mundo em extensão e transporta 9 milhões de passageiros por dia. O trânsito russo é uma loucura, terrível mesmo! Então a melhor opção para se locomover na cidade é sem dúvida o metrô.

O metrô de Moscou foi planejado por Stalin com a intenção de abrigar a população no caso de um ataque nuclear! (Olha que louco isso!) As estações são muuuuito profundas! Para chegar até elas, tem que descer escadas rolantes enooooormes, realmente muito longas. Olhando lá pra baixo nem dá pra enxergar o fim!

Enquanto descemos, a gente vai ouvindo música (porque na escada tem auto falantes!) e vendo as milhares de propagandas que vão passando nos painéis.

Mas o GRANDE problema de andar de metrô na Rússia é um só: a língua Russa. É tudo escrito no alfabeto cirílico, IN-DE-CI-FRÁ-VEL!

Olha isso: Estação Киевская... hahahahaha. Tenta falar!

Depois de quebrar muuuito a cabeça percebi que “em ocidental” se escreve Kiyevskaya. E descobri que "kaya" é Estação! No fim, eu já tava craque! aloka

Também tivemos grande dificuldade para sair das estações do metrô, kkkk. A gente não encontrava a placa "Saída". Não tem nem em inglês! Depois de muita dificuldade, descobrimos que era "выход" ! rs

 Nós no metrô.

 

Mas não se assuste! Dá pra encarar numa boa! Além do mais, o metrô é muito barato, eficiente, limpo e organizado. Mas não é só isso! Tchan Tchan Tchan Tchannnnnnn...

Antes da viagem, eu já tinha lido vários comentários de pessoas elogiando e dizendo maravilhas sobre as estações de metrô de Moscou. Mas olha, vou te contar uma coisa, chegando lá e vendo com meus próprios olhos, confesso que me surpreendi. As estações são simplesmente DESLUMBRANTES! Parecem castelos!

 

Estação Komsomolskaya

As estações são elegantes, com grandes arcadas, lustres luxuosos e decoração imponente. Colunas de mármore branco, esculpidas no formato de flores e plantas, com relevo e detalhes em bronze. Tetos de pé direito altissímo e totalmente decorado, com adornos, pinturas, mosaicos e desenhos em relevo. E os candelabros de cristal então? As estações são praticamente obras de arte!

Estação Komsomolskaya Moscou Rússia Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

 

Estação Kievskaya

Essa foi a intenção de Stalin quando projetou as estações do metrô. Além do aspecto utilitário, ele queria que as estações fossem “os palácios do povo”, que depois de um longo dia de trabalho, pudessem voltar para casa com mesma sensação que os czares russos tinham quando andavam pelos seus castelos.

Estação Kievskaya metrô Moscou Rússia Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

 

Estação Kiyevskaya

Estação Kiyevskaya Moscou Blog da Ana Cassiano anacassiano

 

Estação Prospekt Mira

É claro e evidente que por trás disso tudo tinha uma forte propaganda da ideologia comunista, que na época usava obras monumentais para impressionar a massa trabalhista. Em outras palavras: “Antes, apenas os proprietários e os ricos utilizavam o mármore. Hoje o poder é nosso, e portanto essa construção agora é feita para nós”... Essas foram as palavras usadas no discurso de inauguração. 

Nessas estações, tem belíssimos painéis ou pinturas que retratam cenas da vida na União Soviética e mosaicos com imagens de políticos e russos ilustres. São detalhes cheios de símbolismos tentando afirmar o poder do Estado.

 Estação Kiyevskaya

 

 Estação Novokuznetskaya

 

A construção de estações glamurosas durou até os anos 50. Quando Stalin morreu, Nikita Kruchev assumiu o poder e parou com os exageros do antigo ditador. À partir daí, vieram as estações puramente funcionais, sem decoração ou projeto sofisticado. Mas esse processo não conseguiu apagar as marcas de sua criação. Até hoje o mito subterrâneo sobrevive forte, e é uma das atrações turísticas mais famosas da cidade. 

 

Estação Arbatskaya

 

Estação Novoslobodskaya 

 

Estação Komsomolskaya 

 

Estação Novokuznetskaya

O trabalho talhado em mármore nas laterais do teto dessa estação é impressionante. É muito detalhado, e se observar bem, as figuras contam praticamente uma história. Fiquei um tempão nessa estação só admirando.

 

Estação Ploshchad revolyutsii

Note que o nariz do cão está até sem cor. As pessoas passam e esfregam a mão alí. E não é só turista que faz isso não! Vi muito russo fazendo também. Li em algum lugar que traz prosperidade.

 

Estação Mayakovskaya 

 

Estação Elektrozavodskaya 

 

Estação Dostoievskaya

 Foto: Ricardo Viana

 

Agora encontre cada estação que eu citei nesse mapa abaixo! Olha o trabalhão que eu tive! Mas valeu à pena viu.

Passei um dia inteiro no subterrâneo de Moscou, só visitando as estações. Foi um dia grandiosamente satisfatório pra mim porque estava frio congelante lá fora, e eu quentinha lá dentro. Ótimo programa de inverno russo, rs.

 

Leia também:

Curiosidades gerais sobre a Rússia

Moscou

Catedral de São Basílio, Moscou

São Petersburgo

Catedral do Sangue Derramado, São Petersburgo

O Palácio de Catarina

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.