Estações de metrô de Moscou

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 
 

 Essa é a Estação Avtovo. Ela fica em São Petersburgo na Rússia. Eu a coloquei aqui porque quando fui achei linda demais. Mas na verdade esse post é somente sobre as estações de Moscou. Então vamos lá...

 

O metrô de Moscou é o quinto maior do mundo em extensão e transporta 9 milhões de passageiros por dia. O trânsito russo é uma loucura, terrível mesmo, então a melhor opção para se locomover na cidade é sem dúvida o metrô.

O metrô de Moscou foi planejado por Stalin com a intenção de abrigar a população no caso de um ataque nuclear. As estações são como Bunkers, e por isso, são muuuuito profundas. Para chegar até elas, tem que descer escadas rolantes enooooormes, realmente muito longas. Olhando lá pra baixo nem dá pra enxergar o fim.

Enquanto descemos, a gente vai ouvindo música (porque na escada tem auto falantes) e vendo as milhares de propagandas que vão passando nos painéis.

Mas o GRANDE problema de andar de metrô na Rússia é um só: a língua Russa. É tudo escrito no alfabeto cirílico, IN-DE-CI-FRÁ-VEL!

Olha isso: Estação Киевская... hahahahaha. Tenta falar pra você ver!

Depois de quebrar muuuito a cabeça percebi que “em ocidental” se escreve Kiyevskaya. E descobri que "kaya" é Estação. No fim, eu já tava craque, aloka.

Também tivemos grande dificuldade para sair das estações do metrô, kkkk. A gente não encontrava a placa "Saída". Não tem nem em inglês! Depois de muita dificuldade, descobrimos que era "выход! rs

Mas não se assuste. Dá pra encarar numa boa. Além do mais, o metrô é muito barato, eficiente, limpo e organizado. Mas não é só isso...

Antes da viagem, eu já tinha lido vários comentários de pessoas elogiando e dizendo maravilhas sobre as estações de metrô de Moscou. Mas olha, vou te contar uma coisa, chegando lá e vendo com meus próprios olhos, confesso que me surpreendi. As estações são simplesmente DESLUMBRANTES! Parecem castelos.

É claro e evidente que por trás disso tudo tinha uma forte propaganda da ideologia comunista, que na época usava obras monumentais para impressionar a massa trabalhista. Nessas estações, tem belíssimos painéis ou pinturas que retratam cenas da vida na União Soviética e mosaicos com imagens de políticos e russos ilustres. São detalhes cheios de símbolismos tentando afirmar o poder do Estado. Vou mostrar mais adiante.

A construção de estações glamurosas durou até os anos 50. Quando Stalin morreu, Nikita Kruchev assumiu o poder e parou com os exageros do antigo ditador. À partir daí, vieram as estações puramente funcionais, sem decoração ou projeto sofisticado. Mas esse processo não conseguiu apagar as marcas de sua criação. Até hoje o mito subterrâneo sobrevive forte, e é uma das atrações turísticas mais famosas da cidade. 

Nós passamos um dia inteiro no subterrâneo de Moscou, só visitando as estações. Foi um dia grandiosamente satisfatório porque estava frio congelante lá fora (27 graus NEGATIVOS!) e eu quentinha lá dentro. Ótimo programa de inverno russo, rs.

 

Estação Kievskaya

Esta estação de metrô celebra a amizade entre russos e ucranianos (pelo menos até antes da guerra de 2022, os países eram amigos). Kiev (nome da estação) é a capital da Ucrânia, país vizinho da Rússia. Kiev no passado, foi capital da antiga União Soviética, que depois foi transferida para Moscou. 

Na superfície fica o terminal Kiyevsky, que antes da guerra e da pandemia, tinha trens de Moscou a Kiev. 

A intenção de Stalin quando projetou as estações do metrô foi que elas representassem “os palácios do povo”, que depois de um longo dia de trabalho, as pessoas pudessem voltar para casa com mesma sensação que os czares russos tinham quando andavam pelos seus castelos.

Kiyevskaya tem colunas com capitéis coríntios, revestimentos com mármores de diferentes cores, pisos de granito, lustres, painéis e frisos decorados com estuques de motivos tradicionais ucranianos. O estuque, um enfeite de argamassa para decorar paredes, era típico da arquitetura ucraniana do século 17.

A inauguração ocorreu pouco após a morte de Stalin. Então ela tinha uma quantidade excessiva de homenagens. Mas não durou muito. Em 1956, no 20º Congresso do Partido Comunista, Kruschev denunciou o culto à personalidade do finado ditador, então bustos e imagens foram retirados de tudo que é lugar. 

Mas as homenagens à Ucrânia continuam lá. Há uma cena de Kiev e uma menção ao acordo do século 17 que uniu os países pela primeira vez.

 Na Kiyevskaya, sobrou somente um mosaico de Stalin, o resto foi retirado.

 

Estação Kiyevskaya Moscou Blog da Ana Cassiano anacassiano  A estação Kiyevskaya é um retrato dos tempos em que os soviéticos mantinham uma relação intensa de amizade com os ucranianos. 

 

 

Estação Komsomolskaya

Essa estação é muito elegante, com grandes arcadas, lustres luxuosos e decoração imponente. As colunas de mármore branco são esculpidas no formato de flores e plantas, com relevo e detalhes em bronze. Uma maravilha!

O telo tem pé direito altissímo e totalmente decorado, com adornos, pinturas, mosaicos e desenhos em relevo. E os candelabros de cristal então? A estação inteira é uma obra de arte.

 

Estação Prospekt Mira

É claro e evidente que por trás disso tudo tinha uma forte propaganda da ideologia comunista, que na época usava obras monumentais para impressionar a massa trabalhista. Em outras palavras: “Antes, apenas os proprietários e os ricos utilizavam o mármore. Hoje o poder é nosso, e portanto essa construção agora é feita para nós”... Essas foram as palavras usadas no discurso de inauguração. 

Nessas estações, tem belíssimos painéis ou pinturas que retratam cenas da vida na União Soviética e mosaicos com imagens de políticos e russos ilustres. São detalhes cheios de símbolismos tentando afirmar o poder do Estado.

 Estação Kievskaya

 

 Estação Novokuznetskaya.

 

Estação Novokuznetskaya

O trabalho talhado em mármore nas laterais do teto dessa estação é impressionante. É muito detalhado, e se observar bem, as figuras contam praticamente uma história. Fiquei um tempão nessa estação só admirando.

 

Estação Ploshchad Revolyutsii

Essa estação tem fortes referências ao proletariado trabalhista soviético.

Há belíssimos arcos com estátuas de bronze representando figuras de trabalhadores. As estátuas retratam o povo soviético, incluindo trabalhadores, soldados e atletas.

 Algumas estátuas são acompanhadas por cães de bronze. Note que o nariz do cão está até sem cor (foto abaixo). As pessoas passam e esfregam a mão alí. E não é só turista que faz isso não viu! Vi muito russo fazendo também. Li em algum lugar que traz sorte e prosperidade.

 

Estação Arbatskaya

 

Estação Novoslobodskaya 

 

Estação Komsomolskaya 

 

Estação Mayakovskaya 

 

Estação Elektrozavodskaya 

 

Estação Dostoievskaya

 Foto: Ricardo Viana

 

Agora encontre cada estação que eu citei nesse mapa abaixo! Olha o trabalhão que eu tive! Mas valeu à pena viu.

 

Leia também:

Informações e Curiosidades sobre a Rússia

Moscou e seus Pontos Turísticos

São Petersburgo

O Palácio de Catarina

Dica de viagem para países de língua difícil

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.