↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Fazer cópias de chave na Alemanha é crime!

Quando alugamos a casa, o proprietário nos entregou 5 cópias de chave. A casa tem fechaduras padronizadas, de forma que uma única chave abre todas as portas: a porta da frente, a da garagem, a porta do porão, da lavanderia, etc.

Das cinco chaves que o proprietário nos entregou, o pastel do meu filho perdeu duas! 

Procuramos um chaveiro para fazer cópias para repôr as chaves perdidas. Foi então que descobrimos até que ponto chega a famosa organização alemã:

Ouvimos perplexos a explicação do chaveiro: 

Meu Senhor, na Alemanha a coisa funciona assim: Para reproduzir uma chave, o senhor tem que preencher um formulário, que pede milhares de informaçöes suas e do proprietário da casa. Temos que anexar a este formulário o boletim de ocorrência no qual a polícia foi avisada do sumiço da chave. Cada chave é numerada e registrada e para saber o número da que sumiu, você tem que pegar com o proprietário da casa um cartão com o número e o registro das chaves que foi enviado pelo fabricante das fechaduras, na época da construção do imóvel. Por fim, o senhor paga uma taxa de 60 Euros (por chave) e é só aguardar. As cópias serão entregues na sua residência num prazo de 9 semanas !!!!!!!! 

Nem tivemos coragem de dizer que tínhamos perdido 2 chaves!

E assim descobrimos que clonar chaves na lei alemã é crime!

 

Leia também:

Para ler outras crônicas clique AQUI

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.