Girassóis da Provence

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

Campos de Girassóis na Provence sul da França numa rota para fazer de carro Ana Cassiano mostra no Blog da Ana anacassiano.com.br

Não posso deixar de dizer que na Provence não há somente lavandas. Tem também os Girassóis! Plantações e mais plantações dessa exuberante flor. Do girassol se tira o óleo de cozinha e as sementes também são muito usadas na alimentação.

Girassóis da Provence Campos de Girassol sul da França Rota das Lavandas Blog da Ana Sul da França no verão

A estrada fica linda! Plantação de lavanda de um lado e de girassol do outro.

Lindas estradas pelo sul da frança numa rota entre as plantações de girassóis da Provence Ana Cassiano mostra no blog

Olha o tamanho desses! São maiores que eu!

Girassóis gigantes na rota dos campos mais bonitos da provence sul da França roteiro Ana Cassiano anacassiano.com.br

 

CURIOSIDADE: A gente pensa que o girassol é uma flor q sempre fica voltada p o sol, mas não é verdade! O crescimento do caule do girassol responde à ação da luz somente quando ele é bem novinho. Durante o dia, o lado escuro acumula auxina, um hormônio que regula o crescimento vegetal. Com isso, a parte sombreada cresce mais, deixando a flor quase perpendicular ao Sol (perpendicular! Nunca voltado para ele!!!). 

A ação do hormônio do crescimento portanto interfere no comportamento do caule da planta somente quando ela está pequena. Na presença dos raios solares, a auxina presente nas células muda para a parte não iluminada das plantas, como se fugisse da luz. Essa migração hormonal acaba fazendo com que a flor gire na direção do Sol (perpendicular! Nunca de cabeça "para cima"!). Depois que acaba a luz, esse efeito cessa e o girassol volta para sua posição original. 

Quando o girassol já está grande, esse movimento não acontece mais. Então a planta permanece sempre virada para o Leste, independente da posição do sol durante o dia. 

Fotos lindas de girassóis em campos de perder de vista numa rota linda por estradas da provence no sul da França Ana Cassiano

Fotos com girassóis nos olhos óculos de girassóis girassol campos na provence Ana Cassiano

Os maiores campos de girassóis que eu vi ficam perto de Valensole. Mas na verdade, campos menores ficam espalhados por todo sul da França. Eu visitei a Provence apenas no verão, então posso afirmar que os girassóis florescem nessa época, entre Junho e Agosto.

 

Campos de Lavandas

Claro que o que deixa a Provence famosa mesmo são os Campos de Lavandas!

Para ler tudo sobre os Campos de Lavandas da Provence clique AQUI

 

Leia também:

Outras cidades e passeios pela França

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.