Glenfinnan Monument & Vale Glencoe - Escócia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

"Glen" significa Vale. E vem sempre seguido do nome do rio que passa por ele. 

Glencoe = Vale do rio Coe

Glenfinnan = Vale do rio Finnan... etc.

Esses vales ficam no coração das Highlands, uma das regiões mais bonitas da Escócia. Explosões vulcânicas e movimentações glaciares foram os responsáveis pela formação dessas terras, formando vales belíssimos, com rios, lagos e montanhas que nos encantam com paisagens de perder o fôlego, e não é exagero dizer isso.

Esses vales ficam nessa área delimitada no mapa abaixo:

Assista ao video abaixo:

 

Glenfinnan Monument

Endereço: Glenfinnan, Lochaber PH37 4LT Escócia

Às margens do Lago Shiel fica o Monumento Glenfinnan, que foi construído para homenagear aqueles que lutaram pelas causas Jacobitas na Escócia. Foi um momento da história muito marcante para os escoceses. 

O monumento foi construído em 1815. É um obelisco que possui no topo a estátua de um solitário montanhês Highlander usando Kilt.

Menos de um ano antes da Batalha de Culloden, um exército de 1.500 homens partiu daqui rumo à guerra que seria o destino final deles. Em 1746, a batalha aconteceu. As tropas do governo inglês venceram os jacobitas escoceses, colocando um fim no sistema de clãs nas Terras Altas. Por um bom tempo ficou até proibido usar Kilts, marca registrada dos Highlanders. 

No local tem estacionamento e um quiosque (Centro de Visitantes) com um museu, que conta a história do príncipe Charles Edward Stuart e da ascensão jacobita de 1745. Para visitar o Monumento é grátis. Para visitar o museu, custa £ 4,00. Veja o site oficial do Glenfinnan Monumento AQUI→ www.nts.org.uk/visit/places/glenfinnan-monument

Os jacobitas partiram daqui para marcharem em direção à Culloden, onde aconteceu a batalha sangrenta que os derrotou. Eu visitei o Campo de Batalha de Culloden em Inverness e escrevi um post sobre isso. 

Para ler sobre o Campo de Batalha de Culloden clique AQUI

 

Lago Shiel, o Lago de Hogwarts em Harry Potter

O Glenfinnan Monument fica à margens do Lago Shiel. É um lugar tranquilo e muito bonito. Podemos chegar na beira do lago, que é cercado por montanhas e tem alguns bancos pra gente sentar.

Na série Harry Potter, o lago Shiel é o lago de Hogwarts. A vista do alto do Monumento Glenfinnan foi usada como pano de fundo nas cenas feitas com ajuda do computador. 

    Meus filhos num "duelo de bruxos" rs

 

Glenfinnan Viewpoint

Atrás do quiosque do Centro de Visitantes tem um caminho que leva à um patamar mais elevado que eles chamam de Viewpoint. De lá, temos uma linda vista do vale, do Lago Shiel e do Monumento Glenfinnan lá embaixo.

Do Glenfinnan Viewpoint temos também uma boa vista do famoso viaduto...

 

Glenfinnan Viaduct e a Locomotiva Hogwarts Express

O Viaduto Glenfinnan fica lado à lado com o Glenfinnan Monument. É um viaduto lindo, com 30 metros de altura formado por por 21 arcos. É uma via ferroviária, nele não passa carros, só trens.

A linha de trem que usa esse viaduto é a West Highland Line, que liga a cidade de Glasgow à Mallaig, passando pela cidade de Fort William. Mas o que deixou o viaduto famoso mesmo, foi Harry Potter.

Foi inspirado no trem à vapor jacobita que passa por ali, que surgiu o Hogwarts Express, a locomotiva que leva Harry Potter da Plataforma 9 ¾ até Hogwarts.

Em Harry Potter, o Viaduto Glenfinnan foi usado para gravar uma das cenas mais famosas da série, quando o Ford azul de Rony sobrevoa o trem para tentar alcançá-lo. O viaduto aparece nos episódios da Câmara Secreta e O Prisioneiro de Azkaban

  O Viaduto Glenfinnan atrái muitos turistas e fãs de Harry Potter, que ficam esperando passar o trem à vapor em busca da foto perfeita. 

 

Porém, muitos fãs preferem pegar o trem e passar de dentro dele pelas mesmas aventuras que Harry Potter. E isso é possível! É só pegar o trem na cidade de Fort William sentido à cidade de Mallaig, e descer na estação Glenfinnan (dura 30 minutos). Lá tem um museu, o Glenfinnan Station Museum

Há um trem especial, uma maria fumaça jacobita histórica, que faz esse trajeto em horários específicos. É uma atração turística bastante procurada. Veja o site aqui→westcoastrailways.co.uk/jacobite/steam-train-trip

Enquanto o trem segue para Mallaig, ele passa pelo icônico Viaduto Glenfinnan e oferece vistas deslumbrantes e cinematográficas de locais como Loch Shiel, Loch Eilt e Ben Nevis, muitos dos quais também podem ser vistos nos filmes de Harry Potter.

Esses vales da Escócia foram bastante explorada nos filmes de Harry Potter. Nas Cachoeiras de Steall Falls em Glen Nevis foram filmadas as partidas de quadribol e o Torneio do Tribruxo, em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Muitos lagos da região foram usados nos filmes da série, em cenas da casa de Hagrid, do Túmulo de Dumbledore, e quando Ron, Harry e Hermione se refugiam na floresta em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1. Isso só para citar algumas cenas, porque existem várias outras que foram filmadas nas Highlands da Escócia.

Para ler Harry Potter na Escócia clique AQUI

Para ver Roteiro Completo de Harry Potter pelo Mundo clique AQUI

 

A série Outlander e Skyfall de 007

Não foram somente os produtores de Harry Potter que exploraram as belas paisagens dos vales escoceses não. Eles também serviram de cenário para várias cenas da série Outlander, que aliás tem como pano de fundo, a mesma luta jacobita homenageada no Monumento Glenfinnan.

Para ver o Roteiro Completo da série Outlander, todos os locais da Escócia onde as cenas foram filmadas clique AQUI

 

No filme do agente 007 filmado em 2012, Skyfall era o nome da propriedade de James Bond na Escócia. A estrada que aparece nas cenas é a que liga o Vale Glencoe à Glen Etive.

Instruções para chegar nesse exato ponto da cena (foto abaixo): Saindo do Glencoe Visitor Centre, pegar a rodovia A82. Depois de 15 quilômetros, vire à direita em direção à propriedade que chama Dalness Estate (Ballachilish). Fica na região de Invercharnan. Da A82 até o ponto onde foi filmada a cena, tem que dirigir cerca de 4,5 Km por essa estradinha que beira o rio Etive. 

 Não reproduzi a mesma foto do filme porque já era noite quando passamos por lá e não dava pra ver nada por causa da escuridão :(

 

Assista no video abaixo:

 

O monte Ben Nevis

Ben Nevis é o ponto mais alto da Escócia (e do Reino Unido), com 1345 m de altitude. A montanha atrai muitas pessoas interessadas em subí-la, com escaladas de todos os níveis de dificuldades. O Ben Nevis fica na cidade de Fort William. Vou falar dela logo mais, ainda nesse post.

 

Trossachs National Park e Lago Lomond

Entre o Vale Glencoe e Glasgow, descemos pela rodovia A82 que passa pelo Parque Nacional Trossachs. Esse parque é uma região linda, montanhosa e bastante verde, com lagos e paisagens maravilhosas. 

A estrada é uma coisa sem palavras para descrever, com paredões de montanhas dos dois lados em muitos trechos.

Leia meu post sobre "Como dirigir na Mão Inglesa - Estradas no Reino Unido" clique AQUI

Dentro do Trossachs National Park fica o Lago Lomond, que é o maior lago da Grã-Bretanha em extensão. Com diversas ilhas e praias de lagos, é excelente para velejar e pescar. É uma região muito bonita e procurada nas férias de verão dos escoceses. 

Outro lago imenso e que se destaca nessa região do Parque Trossachs é o Lago Katrine. Em cenas da série Outlander, o Lago Katrine aparece quando Roger e Brianna vão fazer um pic nic (Temporada 2 Episódio 13)

  Lago Katrine com as Montanhas Arrochar ao longe.

 

Fort William

Fort William fica no meio do Vale Glencoe. É a segunda maior cidade das Highlands escocesas (a primeira é Inverness). 

Fort William é um importante centro turístico da Escócia, porque fica no meio de grandes atrações, como o monte Ben Nevis, o Vale Glencoe, o Glenfinnan Monument, e a Ilha de Skye. 

A cidade fica no encontro de dois grandes lagos: Lago Eil e Lago Linnhe e por isso, muitas agências de viagens oferecem passeios de barco saindo dali. 

É uma cidade bem simpática e agradável. Ela é pequena, não espere encontrar um grande centro urbano. Mas serve como base de hospedagem para quem quer explorar as regiões próximas e por isso é bastante procurada por turistas. 

A principal rua é a High Street. Comemos no restaurante The Geographer (88 High St.) Muito bom, recomendo.

E como fica perto do Viaduto Glenfinnan, a locomotiva jacobita que inspirou o Expresso de Hogwarts de Harry Potter sai da estação de trem de Fort William. (Como falei acima)

 

Leia também:

Curiosidades sobre a Escócia

Outras cidades e passeios pela Escócia

Nossa Viagem Completa pela Escócia

    

Clique e acesse minhas Redes Sociais

    

     

    

    

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.