Harry Potter na Escócia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

    Aqui nasceu Harry Potter

 

 

Edimburgo, capital da Escócia tem papel fundamental na criação de Harry Potter. Quando JK Rowling (a autora dos livros) se divorciou, ela foi morar com sua irmã em Edimburgo. Durante anos de estadia na cidade, ela foi inspirada por vários fatores ao escrever os livros. Veja à seguir:

 

The Elephant House

Endereço: 21 George IV Bridge, Edimburgo

Essa seria uma cafeteria como outra qualquer em Edimburgo se não fosse o fato de ter sido aqui o "local do nascimento" de Harry Potter.

Passando pela rua George IV Bridge, a gente nota uma certa aglomeração de pessoas em frente ao comércio de fachada laranja. E não é pra menos. O lugar passou a ser bastante procurado e visitado por fãs de Harry Potter.

No início da carreira, JK Rowling tinha sérias dificuldades financeiras. Quando não podia pagar a conta de luz de casa, ela usava o Elephant House para escrever seus livros. 

Aqui nasceu Harry Potter, nessas mesas com vista para o Castelo de Edimburgo, onde a autora escreveu os dois primeiros livros da série.

Elephant House Edimburgo Escócia Roteiro Harry Potter onde Harry Potter nasceu onde JK Rowling escreveu seus livros anacassiano.com.br Blog da Ana Escritora de Viagens Travel Writer Guia de Turismo em São Paulo Deixa que a Ana te Guia Ana Cassiano Histórias de Viagens anacassiano

  Vista para o Castelo de Edimburgo.

 

  Cartão Postal que mostra a autora escrevendo no Elephant House.

 

Um dos destaques do lugar são os grafites sobre Harry Potter no banheiro. As paredes estão cobertas de mensagens para a escritora, que dizem, vai de vez em quando ao café para ler. Ela mora perto de Edimburgo, é uma pessoa simples - apesar da fama - e circula nas ruas normalmente. 

Banheiro da Elephant House com grafites nas paredes mensagens para a escritora JK Rowling que escreveu seus livros na Elephant House Edimburgo Escócia Tour Harry Potter anacassiano.com.br Ana Cassiano Blog da Ana anacassiano Escritora de Viagens

No salão onde ficam as mesas, tem um painel com recortes de jornais e revistas referentes à autora.

Com a história de Harry Potter, o nome relacionado com elefantes ficou em segundo plano. Mas ali era um lugar onde se vendia objetos de decoração e souvenirs em formato de elefantes, de todos os tipos e tamanhos. Eles fazem parte da decoração até hoje.

Geralmente tem fila de espera para entrar, mas pra quem é fã de Harry Potter vale à pena esperar. Quando fomos, não demorou muito. E ainda conseguimos sentar na tão e especial mesa onde a autora sentava.

 

Cemitério Greyfrias

Endereço: 26A Candlemaker Row, Edimburgo

Bem próximo do Elephant House tem um cemitério, o Greyfriars Kirkyard. Esse era o local onde JK Rowling costumava andar para relaxar (cruz credo!) Aqui ela encontrou o túmulo de um tal Thomas Riddle ... o mesmo nome dado a Lord Voldemort. 

Cemitério Greyfriars Kirkyard Thomas Riddle Lord Voltermot Harry Potter Tour Edimburgo Escócia anacassiano.com.br Ana Cassiano Blog da Ana anacassiano Escritora de Viagens

O cemitério também abriga os túmulos de Elizabeth Moodie e William McGonagall, que inspiraram os personagens de Mad-Eye Moody e McGonagall. 

  Homenagem de um fã à Sirius Black, rs

 

O cemitério Greyfriars Kirkyard fica em uma região movimentada e turística de Edimburgo e está cercado de casas. É área de passagem para cortar caminho entre uma rua e outra, por isso está sempre cheio de pessoas, mesmo que não seja a intenção delas de visitar um cemitério. Ele na verdade pertence à Igreja Greyfriars que é aberta ao público. O lugar é como um parque, bastante bonito. É um importante ponto turístico da cidade por causa do túmulo do cão Bobby, e de outras personalidades históricas. Falo tudo sobre ele no meu post de Edimburgo (Link no final dessa página)

 

Victoria Street

Victoria Street é uma rua bem charmosa do centro histórico de Edimburgo. Ela foi construída em 1829. É uma rua de paralelepípedos cheia de lojinhas coloridas. Também fica pelos arredores do Elephant House e do Cemitério Greyfrias.

Vistoria Street Edimburgo Escócia Tour Harry Potter Escritora JK Rowling anacassiano.com.br Ana Cassiano Blog da Ana anacassiano Escritora de Viagens

Acredita-se que tenha sido a principal inspiração de JK Rowling para criar o Beco Diagonal. Na rua tem uma parede com uns escritos que explicam isso.

A Victoria Street teria inspirado a autora por um motivo relacionado à história do local. Antes da existência da rua, ali morava um major das forças armadas. Um homem piedoso durante o dia, mas um bruxo durante a noite. Ele foi julgado por crimes hediondos e atividades sombrias sobrenaturais. Foi assim que ele passou de angelical para “Wizard of the West Bow”. (West Bow é o nome da Victoria Street nesse trecho. Bow significa “curva”). O major foi executado por bruxaria em 1670. Sua casa ficou desocupada por um século inteiro, pois os moradores locais diziam que era mal-assombrada. Quando a rua Victoria Street foi construída, a casa foi demolida.

 Os nomes das lojas da rua são inspiradas nessa história.

 

Na Victoria Street fica a loja temática "The Boy Wizard" que vende tudoooo sobre Harry Potter. A loja é linda, você tem que entrar para conhecer, mesmo que não compre nada.

Do outro lado da rua fica o Museum Context, que é uma loja da mesma linha de produtos, tudo sobre bruxos e lógico, produtos de Harry Potter também.

Um fato curioso sobre esse endereço onde funciona o Museum Context (Victoria Street nº40) é que de 1873 à 2004, foi a Brush Shop de Robert Cresser, uma loja tradicional de Edimburgo que fabricava e vendia vassouras. Teria sido a inspiração para os Firebolts de Harry Potter?

Essa loja, a Museum Context, tem uma filial na rua Cockburn Street nº 42-44. Fica perto da estação central de trens Waverley. Eu gostei mais dessa filial, achei maior e mais bonita. Vale à pena conhecer também.

  Aliás, achei a rua Cockburn Street bem parecida com a rua Victoria Street, vcs também acharam? 

 

Balmoral Hotel

Endereço: 1, Princes Street - Edimburgo

Outro lugar em Edimburgo que faz parte da rota dos fãs de Harry Potter é o Hotel Balmoral. Ele possui uma suíte que se chama Rowling, é o quarto número 552. Nessa suíte, JK Rowling se hospedou para escrever o último livro da série “Relíqueas da Morte”. A diária custa £ 1.000 por noite! Bem diferente do começo da carreira quando ela frequentava a ‘Elephant House’ com dificuldades financeiras. 

Hotel Balmoral Edimburgo Escócia onde a escritora JK Rowling escreveu os últimos livros de Harry Potter anacassiano.com.br Ana Cassiano Blog da Ana anacassiano Escritora de Viagens

 

Calçada da Fama

Endereço: 253, High Street - Edimburgo

Hoje, em homenagem à ilustre escritora, seu nome ganhou lugar de destaque na Calçada da Fama de Edimburgo, que fica no pátio interno do prédio da Prefeitura, a City Chambers, no centro histórico.

Calçada da Fama Edimburgo Escócia mãos da escritora JK Rowling Harry Potter Tour anacassiano.com.br Ana Cassiano Blog da Ana anacassiano Escritora de Viagens

Edimburgo Escócia Calçada da Fama mãos da escritora JK Rowling Harry Potter Tour anacassiano.com.br Ana Cassiano Blog da Ana anacassiano Escritora de Viagens

 

Para ler tudo sobre a cidade de Edimburgo e seus Pontos turísticos clique AQUI

 

Glenfinnan Monument, Highlands Escocesas

Além de Edimburgo, outro lugar da Escócia bastante procurada pelos fãs de Harry Potter é o Monumento Glenfinnan

Vale Glencoe Escócia Highlands Lago Shiel Hogwarts Harry Potter Glenfinnan Monument anacassiano.com.br Blog da Ana Escritora de Viagens Travel Writer Guia de Turismo em São Paulo Deixa que a Ana te Guia Ana Cassiano Histórias de Viagens  Lago Shiel com o Glenfinnan Monument ao fundo.

 

Na série Harry Potter, o lago Shiel é o lago de Hogwarts. A vista do alto do Monumento Glenfinnan foi usada como pano de fundo nas cenas feitas com ajuda do computador. 

    Meus filhos num "duelo de bruxos" rs

 

Aqui, no mesmo lugar, fica o Viaduto Glenfinnan. É por onde passa o Expresso de Hogwats. Na série, o Ford azul de Rony sobrevoa o trem nesse viaduto. O Glenfinnan Viaduct aparece nos episódios da Câmara Secreta e O Prisioneiro de Azkaban.

Esse trem à vapor existe mesmo, na vida real! Ele atravessa as Highlands em determinadas épocas no ano, e é uma atração turística bastante procurada. 

Para ler tudo sobre o Viaduto Glenfinnan e saber como pegar esse trem clique AQUI

 

Esses vales da Escócia foram bastante explorada nos filmes de Harry Potter. Nas Cachoeiras de Steall Falls em Glen Nevis foram filmadas as partidas de quadribol e o Torneio do Tribruxo, em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Muitos lagos da região foram usados nos filmes da série, em cenas da casa de Hagrid, do Túmulo de Dumbledore, e quando Ron, Harry e Hermione se refugiam na floresta em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1. Isso só para citar algumas cenas, porque existem várias outras que foram filmadas nas Highlands da Escócia.

 

Alnwick Castle / Hogwarts

O Castelo Alnwick foi Hogwarts nos dois primeiros filmes de Harry Potter: A Pedra Filosofal (2001)A Câmara Secreta (2002).  

Apesar de estar falando sobre Harry Potter na Escócia, o Castelo Alnwick fica na Inglaterra. Porém, ele fica na fronteira com a Escócia, bem perto de Edimburgo, à apenas 138 Km. E é um ótimo passeio bate-volta de 1 dia para se fazer se estiver hospedado em Edimburgo. 

** OBS: O Alnwick Castle fica muito longe de Londres. São 5 horas e meia de trem ou carro. É mais conveniente visitá-lo estando em Edimburgo do que saindo de Londres.

A cena mais famosa rodada por lá é aquela que os alunos aprendem a voar de vassoura com Madame Hooch. 

O castelo fornece as vassouras e claro que a gente não perde a chance de fazer as tão famosas fotos voando!

Castelo Alnwick Harry Potter Voo de Vassoura Inglaterra anacassiano.com.br Blog da Ana Escritora de Viagens Travel Writer Guia de Turismo em São Paulo Deixa que a Ana te Guia Ana Cassiano Histórias de Viagens

Para ver como é a visita completa no Castelo Alnwick clique AQUI

Assista ao video abaixo:

 

Trem de Edimburgo para Londres

No nosso último dia na Escócia, pegamos um trem de Edimburgo para Londres. Esse foi nosso "Hogwarts Express"!

Ao invés de írmos de avião, preferimos pegar um trem. O preço do trem é quase o mesmo valor da passagem de avião, mas nós queríamos mesmo passar por essa experiência maravilhosa. A viagem é longa, 5 horas e meia! Mas as paisagens da janela fazem tudo valer a pena! 

Minha filha super no clima, lendo Harry Potter e tomando Cerveja Amanteigada

O trem chegou em Londres na Estação King's Cross, a da famosa Plataforma 9 3/4 de Harry Potter. Foi bem legal passar por essa experiência também.

Para ler Harry Potter em Londres clique AQUI

 

Tudo sobre Harry Potter

 

Leia também:

Outras cidades e passeios pela Escócia

Nossa Viagem Completa pela Escócia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.