Ilha de Creta - Grécia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Ela é estreita, mas é comprida. Tem 250 quilômetros de extensão. De ponta à ponta a gente gasta 3 horas e meia de carro. 

Sugiro alugar carro para conhecer a ilha toda sem depender do transporte público.

Além do carro, também alugamos um quadriciclo. Meus filhos adoraram. Com ele deu para explorar mais as praias, lugares onde o carro não chegava. Foi uma delícia! Recomendo que vc faça o mesmo! Custa barato.

Ouvindo musiquinha grega no carro, kkkk assista o video abaixo:

 

Apesar de ter "apenas" 250 quilômetros, Creta possui 3 aeroportos!!! Isso pra gente ter noção do poder turístico desse lugar.

A ilha tem paisagens lindíssimas! É bem primitiva, com uma natureza exuberante. 

Creta tem muitas praias. Umas de pedra, outras de areia grossa. A água que banha a ilha é fria, mesmo no verão, porque é a última das ilhas gregas, a mais afastada, e pega correntes de mar aberto. 

Creta bombou na mitologia grega, kkkk. Foi nela que nasceu Zeus e onde morou o Minotauro. Vou falar disso mais à frente.

Ilha de Creta na Grécia o que fazer, Blog da Ana Cassiano Viagens com a família Greece Islands anacassiano.com.br       Fonte Bembo, em Heráklion.

 

Passei 2 semanas em Creta. Nesse período fiquei hospedada em dois lugares diferentes, nas duas pontas praticamente, para explorar a ilha melhor. 

Conheci as seguintes cidades: RethymnonGeorgioupolisLassithiHeralionKnossos e Hersonissos. Vou falar delas agora.

 

Rethymnon

Primeiro fiquei na cidade de Rethymnon. Essa região é ótima. Se vc tiver que escolher uma cidade para se hospedar em Creta, escolha essa! 

Rethymnon é uma cidade super charmosa e movimentada. Tem uma marina lindíssima, cheia de restaurantes e bares badalados. 

Em Rethymnon tem um castelo lindíssimo que fica no alto do morro, a Fortetza Fortress, lugar perfeito para ver o pôr do sol e apreciar a vista. 

 

Georgioupolis

Georgioupolis (adoro esses nomes gregos) é outro lugarejo lindinho da Ilha de Creta. A principal atração de lá é uma igrejinha que foi construída sobre uma passarela feita de pedras que entra no mar. Lugar perfeito para ir no fim de tarde. 

       Capela de Agios Nikolaos.

 

À medida que a maré vai subindo, as ondas vão quebrando forte na passarela de pedra, e dá o maior medo de atravessar de volta!

 

Lassithi

Num outro dia, peguei o carro e fui visitar Lassithi, a cidade dos famosos moinhos de vento com pás feitas de tecido. Eles ficam no Platô de Lassithi e são da época que Creta era província de Veneza.

 

Heráklion

Heráklion é a capital de Creta. É a maior cidade da ilha, mas mesmo assim é pequena.

Creta possui 3 aeroportos, mas o principal fica em Heráklion. 

Tem uma orla muito agradável, cheia de lojas, restaurantes e hotéis. 

No centro de Heráklion, na Praça Kornarou, fica a Fonte Bembo, um belo exemplar da arquitetura veneziana. Foi construída em 1588 pelo arquiteto Zuanne Bembo. Durante muito tempo, acreditava-se que a estátua de um homem sem cabeça tinha poderes. Por isso, em maio eram organizados rituais em homenagem a ele.

Fonte Bembo.

 

Em Heráklion tem um forte, a Fortaleza Veneziana de Koules, que se destaca na paisagem e é o cartão postal da cidade. 

 

Knossos, a Casa do Monotauro

A região de Heraklion tem muita coisa histórica para conhecer, como por exemplo Knossos, um sítio arqueológico considerado "A Casa do Minotauro". Mitologia grega puraaaa, amo! Impressionante gente, um passeio sensacional.

Eu escrevi um post contando como é o Palácio de Knossos, clique AQUI para ler. 

 

Hersonissos

Perto de Heráklion fica Hersonissos, a cidade que fiquei hospedada durante a outra semana em Creta. 

O interessante desse canto da ilha é que eles montam umas “estações de praia” que a gente paga para passar o dia. Tem hotéis que fazem pacote incluindo o uso dessas estações, que são várias espalhadas pela orla. Mas quem não tem hotel envolvido, escolhe uma estação e paga por dia. 

Vale à pena, porque tem de tudo. Bar, piscina, DJ, monitores, e à noite rola até danceteria.

No caso do nosso hotel, tínhamos livre acesso a essa estação de praia das fotos acima. A gente usava uma pulseirinha que servia como uma credencial. Era só mostrar e entrar.

 

Hospedagem

         Meus filhos no painel de boas vindas do hotel, kkkk

 

O hotel que ficamos na primeira semana em Creta eu não gostei muito não, por isso nem vou citá-lo aqui. Mas esse que nos hospedamos em Hersonissos foi ótimo! É o Royal & Imperial Belvedere. Esse eu recomendo. É um resort nota 10!

          O hotel é Pet-friendly, e levamos a Shakira conosco.

 

         Meu filho.

 

Leia também:

Ilha de Rodos     

Santorini    

Palácio do Minotauro, em Knossos Ilha de Creta. Mitologia ou realidade?

Ler filosofia grega na Grécia faz mais sentido

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.