Ilha de Skye - Escócia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

Depois de passarmos 3 dias em Inverness para conhecer a cidade e os arredores, fomos para a Ilha de Skye onde também ficamos por 3 maravilhosos dias.

De Inverness à Ilha de Skye são 165 Km. Há uma única estrada (A87) que é linda e cheia de paisagens realmente impressionantes. Pelo caminho passamos pelo Lago Ness e pelo Castelo Urquhart. Depois visitamos o Castelo Eilean Donan e só depois entramos na Ilha de Skye, através da bela ponte Skye Bridge.

A Ilha de Skye fica no extremo noroeste da Escócia. Esta é a região menos povoada da Europa Ocidental. Na ilha inteira vivem apenas 10 mil pessoas. As paisagens são magníficas, que vão de castelos medievais à praias com falésias impressionantes. A ilha é bastante procurada por quem curte turismo de aventura. 

  • Visitamos a Escócia no verão, e mesmo assim estava frio e ventando bastante. Dias nublados e chuva são constantes. Você vai perceber pelas fotos.

  • A Ilha é grande! Do nosso hotel até uma das extremidades, levamos 2 horas de carro! Como o litoral é bastante acidentado e as estradas são estreitas e rurais, os deslocamentos pela ilha demoram um pouco. A gente tem que dirigir bem devagar e com cuidado. Ainda mais na Mão Inglesa de Direção (volante do lado direito do carro) que pra nós brasileiros requer mais cautela. Leia Como dirigir na Mão Inglesa - Estradas do Reino Unido clique AQUI

 

Eilean Donan Castle

A porta de entrada para a Ilha de Skye é o Castelo Eilean Donan. Ele não está na Ilha de Skye, mas fica à poucos quilômetros da ponte que liga a Ilha ao continente.

O Eilean Donan é um dos castelos mais visitados das Higlands. Já foi cenário de filmes e pode ser visitado por dentro. 

Tem uma ótima estrutura para receber turistas e vale à pena dar uma parada nele, já que a rodovia que passa por lá (A87) é a mesma que leva à Ilha de Skye.

Para ler tudo sobre o Castelo Eilean Donan clique AQUI

 

Ponte Skye Bridge

À 13 Km do castelo Eilean Donan, seguindo pela estrada A87, encontramos a bela ponte Skye Bridge que liga o continente à Ilha de Skye. A ponte tem um design bem moderno. 

Ao atravessar a ponte, oficialmente entramos na Ilha de Skye. Como eu já disse, passamos 3 dias na Ilha e conhecemos bastante coisa. Vou falar delas agora.

  Observe que na Ilha inteira tem apenas uma estrada, a tão famosa A87, aquela que sai de Inverness. Para todas as outras direções que precisamos ir pela ilha onde a A87 não passa, bem.... essa é uma das aventuras vivemos por lá, porque são caminhos tão rurais, que nem podem ser chamados de estradas, rs.

 

Portree

Colocar no GPS → Bayfield House, Bayfield Rd, Portree IV51 9EL (estacionamento Centro de Informação ao Turista) 

Portree é a capital da Ilha de Skye, com cerca de 3.000 habitantes. A cidade bem bonitinha, cercada de colinas e com várias casinhas coloridas na beira do mar. 

O principal ponto turístico de Portree é o pequeno porto. Ele é minúsculo. Em uma pequena caminhada de meia hora no máximo a gente caminha por ele, ida e volta.

O porto de Portree fica voltado para o estreito de Rassay, que é uma pequena distância de águas que separa a Ilha de Skye da Ilha de Raasay, essa que aparece ao longe nas fotos.

Embora seja pequena, em Portree concentra os principais restaurantes da Ilha e um pequeno comércio. Passamos apenas 2 horas na cidade, e acredite, foi o suficiente para conhecer tudo.

 

Old Man of Storr

Endereço: A855, Portree IV51 9HX  (Grátis)

O Old Man of Storr fica pertinho de Portree, cerca de 10 Km. Storr é o nome de uma montanha da ilha de Skye, que segundo a lenda, era habitada por gigantes. O “velho homem” ou "Dedo de Deus" é uma grande formação rochosa que pode ser vista de bem longe. Fica à uma altura de 720 metros do nível do mar. 

Este é o passeio mais famoso da ilha e definitivamente o que atrái mais turistas, principalmente no verão. O estacionamento oficial fica lotado, mas é permitido estacionar no acostamento da estrada. 

A caminhada pela trilha até o topo começa no estacionamento e dura cerca de 1 hora. A subida tem 3,8 km de distância, com nível de dificuldade considerado ALTO. Requer uma boa resistência física. Leve lanche e água! Ahhh, e capa de chuva! rs

À medida que vamos subindo, a vista vai ficando mais linda. A gente vai vendo os carros na estrada lá embaixo ficando cada vez mais longes.

Na última etapa da subida, perto do pináculo, o caminho fica bem íngrime e perigoso. Não é recomendado para qualquer pessoa. Requer bastante cuidado. 

Mas a recompensa é que do alto a vista é fantástica, com a paisagem das ilhas de Raasay e Rona.

Depois, é só descer tuuuudo de novo, rs. Nós nunca vamos esquecer desse dia!

Assista ao video abaixo:

 

Kilt Rock

Endereço: 52 A855, Portree IV51 9JE 

Kilt Rock é um penhasco de colunas de basalto verticais, que parecem formar plissados de um kilt escocês. 

Há também uma bela cachoeira, que alimentada pelas águas do lago Mealt Loch, desce no penhasco de falésias numa queda de 60 metros de alturas direto para o mar. Tem um mirante com uma vista incrível. 

No mirante tem uma amostra pra gente ver a formação rochosa de perto.

Além dessa beleza visual, há também um presente auditivo. Quando bate um vento forte nos buracos das rochas da encosta, ouvimos um som parecido com um órgão.

Assista ao video abaixo:

 

Farol Neist Point

Estacionamento  →  Waterstein, Glendale, Isle of Skye IV55 8WT 

Esse penhasco localiza-se no ponto mais ocidental da Ilha de Skye, e é muito visitado. A vista das falésias é deslumbrante. 

Nesse local fica o Farol.Neist Point Lighthouse, construído em 1900 quando era um farol tripulado. Hoje em dia, o sistema de iluminação interna foi atualizado para um sistema automatizado e não requer mais o manuseio diário.

  Esse pontinho preto no meio da foto, láááá no fundo, é meu filho Pedro, rs. A gente desaparece na imensidão da paisagem.

 

Do estacionamento até o farol são 2,2 km de caminhada, com o tempo médio de 45 minutos de duração. Calcule 2 horas ida e volta, fora o tempo que a gente fica no farol. Mas lá é rápido porque não tem muita coisa pra fazer, só apreciar a paisagem mesmo. 

  Esse é o caminho que leva ao Farol.

 

É um lugar perfeito para usar o drone e fazer imagens aéreas.

Assista ao video abaixo:

 

Dunvegan Castle

Endereço: MacLeod Estate, Dunvegan House IV55 8WF (Preço: £14 Castelo e jardim) Site oficial→www.dunvegancastle.com/

O castelo tem sido ocupado pelo clã dos MacLeod por 800 anos! É o Castelo mais antigo da Escócia. O Castelo pertence ao clã dos MacLeod desde o Século 8, que alternaram-se com os MacDonalds no domínio da Ilha de Skye. 

Apesar de ser uma propriedade particular, durante os meses de verão, a família abre uma pequena ala do castelo e os seus jardins para visitas públicas. As salas abertas são bem decoradas, com obras de arte e mobílias clássicas.

 

Dica de Hospedagem

Nós ficamos hospedados no Dunollie Hotel - 'A Bespoke Hotel'  Endereço: Main Street, Broadford  Site→www.bespokehotels.com/dunolliehotel

Gostamos bastante. O hotel é grande e aconchegante. Tem um ótimo restaurante e um cais com barcos bem na frente, com uma paisagem linda, principalmente no pôr-do-sol. Possui posto de gasolina ao lado, um mini mercado e um pequeno comércio. Foi uma hospedagem bem agradável. Recomendo.

 

Leia também:

Inverness, a capital das Highlands

Lago Ness e Castelo Urquhart

Curiosidades sobre a Escócia

Outras cidades e passeios pela Escócia

Nossa Viagem Completa pela Escócia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.