Instituto Ricardo Brennand - Recife Pernambuco Brasil

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

** Ricardo Brennand morreu no dia 25/04/2020 aos 92 anos, infectado pelo vírus do Covid-19 

Essa atração em Recife é o máximo! Pra mim, uma das melhores da cidade. Fica mais afastado do centro histórico, mas vale super a pena! Tem que ir. Reserve pelo menos a metade de um dia. Tem muita coisa bonita pra ver lá. Vá com tempo sobrando para ver tudo com calma.

Ricardo Brennand nasceu em 1927 em Pernambuco. Aos 7 anos de idade, ganhou um canivete do tio, e desde então, passou a colecionar armas. Formou-se em engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco em 1949. Durante muitos anos, Ricardo Brennand dedicou-se aos negócios da família - fabricação de vidro, aço, ceramica, cimento, porcelana e açúcar. Em 1999, o empresário vendeu as fábricas de cimento, utilizando parte dos recursos para fundar o Instituto Ricardo Brennand, inaugurado em 2002.

Instituto Ricardo Brennand Recife Pernambuco Uma das melhores atrações de Recife Nordeste brasileiro réplicas de obras de arte castelo cavaleiros medievais Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

O complexo arquitetônico do Instituto Ricardo Brennand é composto por 3 prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque. 

O Instituto é uma réplica de um castelo medieval que abriga diversas obras de arte e uma das mais ricas coleções de armas brancas do mundo. Parece Europa! Considerado um dos melhores museus da América do Sul, o Instituto expõe o acervo pessoal do empresário, com obras de arte e réplicas perfeitas. Um passeio realmente bastante agradável e impressionante.

A sala das esculturas de cera possui obras, que em sua maioria, foram produzidas na década de 1980 pelo artista francês Daniel Druet em comemoração aos quatrocentos anos da morte de Nicolas Fouquet para a exposição no Château Vaux-le-Vicomte, antigo palácio do Superintendente das Finanças e que hoje funciona como museu. Apresenta obras que retratam características das personalidades que viveram na sociedade francesa do século XVII, desde as vestimentas, joias e adereços, até nos aspectos físicos. 

A exposição que retrata parte da sociedade francesa do século XVII conta sobre o julgamento de Nicolas Fouquet, que ocupou o cargo de Superintendente das Finanças do Reino, entre 1648 a 1661. Durante este período, Fouquet restabeleceu a credibilidade das finanças do Reino e, gozando de privilégios econômicos, multiplicou sua fortuna tornando-se um dos homens mais ricos da França, porém foi acusado da pratica dos crimes de peculato (desvio de dinheiro público, por abuso de cargo de confiança, por um funcionário público) e de lesa majestade (traição contra sua majestade).

No complexo tem restaurante, lanchonete, ótimos banheiros e estacionamento. A entrada do Instituro é linda, com uma longa estrada de palmeiras imperiais!

Preço: 30,00 reias inteira. Funciona de terça à domingo, de 13 às 17H.

Endereço: Alameda Antônio Brennand, s/nº - Várzea Recife.

Para acessar o site do Instituto, clique www.institutoricardobrennand.org.br/index.php/oinstituto

Mais algumas imagens desse lugar maravilhoso...

  Minha turma de Guias de Turismo no Castelo de Ricardo Brennand.

 

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

** Francisco Brennand morreu em 19/12/2019 aos 92 anos.

Apesar de Ricardo Brennand ter fundado o instituto e ser o colecionador de artes, seu primo Francisco Brennand que é o artista da família! São de Francisco as obras que ficam no Parque das Esculturas lá no Marco Zero lembra?? Francisco Brennand é um artista plástico pernambucano de grande expressividade no Brasil e no mundo.

A Oficina Brennand surgiu no ano de 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX fundada pelo pai de Francisco Brennand. A antiga fábrica de tijolos e telhas herdada pelo artista, instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, é cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe. 

Trata-se de um complexo monumental — museu e ateliê — com as mais diversas obras de Brennand, que são inspiradas principalmente na mitologia, e muitas com forte conotação sexual. O lugar abriga esculturas, painéis, quadros e desenhos do renomado artista.

A Oficina Francisco Brennand fica atrás do Instituto Ricardo Brennand e a visita custa 20 reais. 

Visite a página oficial www.brennand.com.br/

 

Leia também:

Tudo sobre Recife e seus Pontos Turísticos

Olinda

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.