Mercado de queijos Gouda - Alkmaar Holanda

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

A Holanda não é somente a região das flores. Seus queijos também se destacam mundialmente, especialmente o Gouda e o Edam, que são considerados o “ouro amarelo” dos holandeses. 

Na cidade de Alkmaar, que fica à 40 Km de Amsterdam, acontece toda sexta-feira pela manhã, entre abril e setembro, o Mercado de Queijos com a famosa Pesagem dos queijos Gouda. É um mercado tradicional que já dura há séculos, desde 1365! 

O queijo Gouda é o principal produto de Alkmaar e foi ele que sustentou a economia da cidade por muitos anos. O maior e mais tradicional mercado de queijos da Holanda nasceu na praça Waagplein (praça da balança), a principal praça de Alkmaar. 

O mercado começou ali porque antigamente, a única balança da cidade ficava dentro do galpão da praça. Os produtores traziam seus queijos e os fiscais avaliavam a qualidade. O queijo então era pesado, recebia o selo de autencidade e dali era vendido e exportado para toda a Holanda e resto do mundo. 

É claro que hoje em dia, cada produtor já tem sua própria balança e a pesagem dos queijos funciona de forma mais moderna. Mas os moradores de Alkmaar não querem deixar essa tradição morrer. Então eles fazem uma encenação reproduzindo exatamente como era a pesagem dos queijos há centenas de anos atrás. 

O que vemos no mercado hoje era o que acontecia originalmente. As famílias produtoras colocam cerca de 100 quilos de queijos em pranchas de madeira, que são apoiadas nos ombros de experientes carregadores, que andam pela praça pra lá e pra cá numa destreza tamanha sem deixar cair um queijo sequer. E assim, expõem seu produto pronto para a venda. 

É uma grande festa típica, cheia de tradição. Uma celebração linda que atrai turistas do mundo todo para essa cidadezinha no norte da Holanda. 

A Holanda não é somente a região das flores. Seus queijos também se destacam mundialmente, especialmente o Gouda e o Edam, que são considerados o “ouro amarelo” dos holandeses.

Mercado dos Queijos Gouda Alkmaar É uma grande festa típica, cheia de tradição. Uma celebração linda que atrai turistas do mundo todo para essa cidadezinha no norte da Holanda.           O charmoso canal Mient.

 

É uma festa muito bonita e bem organizada. Tem um telão enorme de LED que fica passando o que os câmeras vão filmando em detalhes.

Ao redor da praça, ficam várias barracas vendendo os queijos, com direito à degustação.

Dentro do galpão de pesagem tem uma brincadeira com os turistas. As pessoas sobem na balança para se pesarem, tendo como contrapeso, os próprios queijos! O povo se diverte!

O Museu do Queijo (Kaas Museum, em holandês) funciona no mesmo prédio do galpão de pesagem, só que nos andares acima. O prédio é uma construçao muito bonita. Tem o nome de Waag, é do século 14, já foi uma capela e se transformou em galpão de pesagem de queijos no século 16. É tombado pelo patrimônio histórico.

O museu expõe vários ítens utilizados na fabricação de queijos ao longo da história e explica a diferença entre produzir queijos na fazenda e na fábrica. O museu é bastante interativo, principalmente para crianças, com jogos e filmes. A vista lá do alto é linda, da praça Waagplein. E no fim da visitação, tem esse painel pra gente tirar fotos engraçadas.

       Museu do Queijo.

 

Junto com o Mercado, acontece também uma feira de artesanatos típicos, com muuuitos tamancos de madeira sendo talhados na hora! Achei isso bem legal.

E por fim, exatamente às 13 horas, as atividades do mercado se encerram. A praça Waagplein se transforma como num passe de mágica. Tudo é retirado e limpo e o centro da praça fica tomada de mesas e cadeiras dos restaurantes ao redor, ótima oportunidade para experimentar a gastronomia local. 

Por isso não se esqueça: Se quiser conhecer o mercado e a pesagem dos queijos, se programe, porque ele começa às 10h da manhã e termina às 13h PONTUALMENTE. E termina mesmoooo, incrível! O mercado dos queijos só acontece às sextas-feiras, entre abril e setembro. 

 

Alkmaar 

Alkmaar não é só a terra dos queijos. Além de ter os mais belos campos de tulipas da Holanda, tem muitas outras coisas interessantes para ver. É uma região cheia de moinhos de vento, tem feira de tamancos de madeira e comidas típicas. A cidade é linda, vale à pena conhecer. 

Para ler tudo sobre Alkmaar e seus Pontos Turísticos clique AQUI

 

Leia também:

A Holanda não é um país! Entenda

Amsterdam

Outras cidades e passeios pela Holanda e Países Baixos

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.