↓ Choose the Language ↓ 

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified

Murano e Lido - Itália

Murano e Lido são duas importantes ilhas que ficam nas proximidades de Veneza. Elas também estão na rota dos turistas que visitam Veneza porque o acesso é fácil e rápido usando os barcos (Vaporetto). A viagem dura cerca de 30 minutos.
 

 

Murano

Murano Veneza Itália o que fazer Blog da Ana Cassiano anacassiano

A Ilha de Murano faz parte das várias ilhas que contornam Veneza (fica apenas à 1 Km de distância). 

Murano é famosa por causa das fábricas de vidros que produzem peças de decoração, pratos, copos, bijouterias e todo tipo de artigos finos. A ilha é cheia de lojas, onde é possível ver os artesãos trabalhando em tempo real e criando as mais diferentes peças, principalmente usando a técnica de sopro no vidro. É muito legal.

O interessante da história é que a produção de vidro em Murano começou depois que todos os cristaleiros foram obrigados a mudar-se de Veneza, no ano 1291, devido ao alto risco de incêndios. Naquela época a maioria dos edifícios era construído de madeira e o trabalho de fabricação do vidro utiliza-se muito de fogo. Por esta razão, todos os artesãos se mudaram para Murano que se transformou na localidade dos cristaleiros e ganhou fama internacional, sendo por muito tempo o maior produtor de cristal da Europa. 

Além de tudo isso, é uma ilha muito bonita. Vale a pena visitar. É um passeio muito gostoso. Dá pra conhecer a Ilha de Murano em 2 horas!

Caminhar pelos canais é o melhor a se fazer em Murano. Aqui estamos na pequena ponte da Fondamenta Antonio Maschio, que é o nome desse calçãdão na margem.

Campo Santo Stefano Murano passeio de barco vaporetto saindo de Veneza Itália Blog da Ana Cassiano

Murano é cheia de casinhas coloridas!

Os famosos postes de luz contorcidos. E se você observar bem, eles estão se beijando!

Coisas legais para visitar em Murano: O Museu do Vidro e o pátio do Palazzo da Mula (olha que nome!)

Essa praça se chama Campo Santo Stefano. Nela tem uma escultura de vidro azul que se chama "Natale di Luce in una Cometa di Vetro" (Natal de luz num cometa de vidro) do artista Simone Cenedese, que tem loja em Murano. Na praça também fica a Torre do Relógio, que é do século 19. Na frente, só que do outro lado do canal, fica a Igreja di San Pietro Martireconstruída em 1506. Ela é famosa por seus lustres e outras obras do Renascimento feitos por artistas como Bellini e Tintoretto.

Eu não falei do farol na entrada de Murano, mas vou falar agora. Antes do barco atracar em Murano, a gente avista esse Farol, que é automatizado. Ninguém trabalha nele. A marinha o opera à distância.

 

Lido

Uma das vezes que fomos à Veneza, ficamos hospedados em Lido. É mais barato se hospedar lá, então numa das vezes fomos experimentar. O acesso até Veneza é muito fácil (e rápido) através do Vaporetto.

Gostei muito do Russo Palace Hotel, onde ficamos hospedados. Era o aniversário de 70 anos do meu pai e de presente, levei ele e minha mãe para conhecerem Veneza. 

A gente desembarca do vaporetto e caminha à pé mesmo pela Riviera Santa Maria Elisabetta, que é um calçadão que margeia Lido com vista para Veneza.

Lido Veneza Itália onde se hospedar barato passeio de barco vaporetto saindo de Veneza Blog da Ana Cassiano        Eu na ilha de Lido com Veneza ao fundo.

 

Em Lido acontece o Festival de Cinema de Veneza e muitas exposições de arte. Além disso, a ilha tem um casino bastante procurado.  

Essa cúpula da foto acima é do Templo Ossuário Militarconstruído em 1930 dedicado a Maria Santíssima, em memória aos horrores da guerra. Na cripta, ficam os ossos dos mortos das duas guerras mundiais, transferidos de outros cemitérios para cá. À noite, o templo fica todo iluminado. É bem bonito.

O que fazer em Lido Templo ossuário ossos da segunda guerra Blog da Ana Cassiano

       Lido vista de dentro do barco.

 

Lido é uma ilha fina e comprida, com 18 quilômetros de comprimento, praticamente um banco de areia que fica entre Veneza e o Mar Adriático. Lido é uma estância balneária muito procurada e recebe muitos turistas no verão. A ilha tem uma praia com faixa de areia bem larga. Eu fui no outono, então estava frio ainda. Mas acredito que no verão, Lido deve bombar!

Praia de Lido Mar Adriático estância balneário Blog da Ana Cassiano

Para ler sobre Veneza clique AQUI 

Para ler sobre outras cidades da Itália clique AQUI 

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.