Nördlingen - Rota Romântica Alemanha

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

Nördlingen é uma cidade da Rota Romântica, localizada na Bavária.

O que torna Nördlingen especial é que a cidade está localizada no meio de uma cratera gigante que surgiu do impacto de um meteoro que caiu há cerca de 15 milhões de anos atrás. O impacto abriu uma cratera de 25 km de largura e 1.500 metros de profundidade. A cratera recebeu o nome de Ries.

A cidade é pequena, tem apenas 19 mil habitantes, e pode ser conhecida em poucas horas. 

Basicamente o que tem para fazer é subir na torre da igreja St. Georgskirche (Igreja de São Jorge) para comprovar com nossos próprios olhos que a cidade é milimetricamente circular e cercada por uma muralha. 

O que torna Nördlingen especial é que a cidade está localizada no meio de uma cratera gigante que surgiu do impacto de um meteoro que caiu há cerca de 15 milhões de anos atrás. O impacto abriu uma cratera de 25 km de largura e 1.500 metros de profundidade. A cratera recebeu o nome de Ries.

A igreja St. Georgskirche é do século 15 e fica exatamente no centro da cidade (Endereço: Obstmarkt nº 1). O topo da igreja é chamado popularmente de "Daniel".

Como subir na torre de Nördlingen Alemanha Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

A torre da igreja mede 90 metros de altura. Para chegar lá no alto, paga-se 3 euros. Tem que subir 200 degraus, é cansativo, mas a vista compensa muito.

Ao longo da escadaria tem recortes de jornais e amostras de pedra do solo da região, tudo referente a estudos da NASA e da Agência Espacial Européia que mandam pesquisadores para Nördlingen até hoje por causa do lance do meteoro.

Os estudos mostraram que, além de formar a cratera, o meteoro fundiu com a pressão do impacto e formou diamantes! Esta colisão também resultou na criação de uma rocha de grão grosso contendo cristal, vidro, quartzo e diamante conhecida como Suevite.

Por volta de 900 A.D, os primeiros povos começaram habitar a área, mas foi somente na Idade Média que as muralhas foram construídas usando o material disponível mais próximo, que era o Suevite.

A Igreja de St. Georgs é construída inteiramente de Suevite e contém aproximadamente 5.000 quilates de diamante. No entanto, as pedras preciosas são minúsculas e só podem ser vistas com um microscópio. 

As construções originais da cidade que foram feitas de Suevite parecem refletir a luz do sol de uma maneira diferente, por causa da composição da rocha. E isso dá a essas construções um brilho diferenciado. A coisa é suave e sutil. Nenhuma câmera consegue registrar. Só o olho humano mesmo, pra nos permitir vivenciar uma experiência tão maravilhosa.

 

O grito do vigia

A torre da igreja teve um papel importante para a cidade. Na Idade Média, dois guardas tinham a função de vigiar a cidade das invasões. Um vigia ficava em cima da torre e outro embaixo. À noite, para ter certeza que estavam acordados, um gritava para o outro: “So, G’sell, so!”. 

Esse ritual acontece até hoje, das 22h à meia noite, de meia em meia hora. Um homem que representa o papel do vigia, dá um grito lá do alto da torre da igreja. É muito legal!

Durante a Idade Média, Nördlingen era um importante centro de comércio. Para se proteger, no século 15 foi construída uma muralha com torres e portais que serviam de entrada e saída da cidade.  

Hoje existem ainda 5 torres com portais (arcos). O portal Löpsinger é um dos mais bonitos e abriga o Museu da Muralha da Cidade, um museu militar que conta a história da muralha de Nördlingen.

A cidade não sofreu muitos danos durante as guerras que aconteceram na região. Por isso, passear por Nördlingen é uma verdadeira volta ao passado. É muito gostoso caminhar pelas ruas charmosas cheias de construções medievais.

Na frente da prefeitura tem uma praça bem gostosa onde paramos para descansar e tomar um café.

Eu estive em Nördlingen há muitos anos atrás. Depois disso eu não voltei à cidade. Então não sei como estão as coisas por lá ultimamente. Mas é uma cidade marcante, por causa do lance da cratera do meteoro, então merece ser visitada com certeza.

 

Leia também:

Rota Romântica

Rothenburg ob der Tauber

Munique

Outras cidades e passeios pela Alemanha

    

Clique e acesse minhas Redes Sociais

    

     

    

    

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.