↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Ottawa - Canadá

O que fazer em Ottawa, capital do Canadá Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

** Esse post faz parte de uma série que escrevi sobre minha viagem ao Canadá, onde passei 20 dias e conheci 7 cidades: Toronto, Niagara, Kingston, Gananoque, Ottawa, Montréal e Québec.

 

Para quem gosta de recomendação, esse foi nosso hotel em Ottawa: Best Western Plus Ottawa Downtown Suites. O link é esse  www.bestwestern.com/en_US/book/hotel-rooms.66059.html?iata=00171880&ssob=BLBWI0004G&cid=BLBWI0004G:google:gmb:66059

 

Ottawa (pronuncia-se "Ôrôa") é a capital do Canadá! Embora Toronto seja a maior cidade do país, muita gente pensa que é a capital. Mas na verdade, a sede governamental fica em Ottawa, que foi declarada capital do Canadá em 1867, escolhida pela Rainha Victoria. 

O Canadá é uma federação democrática composta por um Parlamento (dirigido por um Primeiro Ministro) e uma Monarquia Constitucional (tendo a rainha Elizabeth como chefe de Estado). Esse é o símbolo dos laços históricos entre o Canadá e o Reino Unido. 

O Primeiro Ministro é Justin Trudeau (2018), e a foto da Rainha Elizabeth aparece sempre lado à lado com a dele, principalmente nas repartições públicas. 

 

A cidade de Ottawa é pequena e dá pra fazer tudo à pé. Então vamos à ela...

 

Parlament Hill 

Parlament Hill Ottawa Canadá Ana Cassiano Blog da Ana anacassiano.com.br

A Colina do Parlamento é uma atração imperdível em Ottawa, pois é onde fica o parlamento do Canadá. Composto por três edifícios feitos de pedra em estilo gótico, localizados em uma colina, o principal cartão-postal de Ottawa pode ser visitado por turistas e tem entrada gratuita. 

É possível visitar o Parlamento sozinho ou fazer um tour guiado (em inglês ou francês), onde dá para conhecer a estrutura interna da construção e saber mais sobre o funcionamento do senado e da história do Canadá. 

         Biblioteca do Parlamento.

 

Um dos destaques desse tour dentro do Parlamento, é chegar no alto da torre do relógio, que proporciona uma ótima vista panorâmica dos arredores. 

Do lado de fora, não deixe de reparar nela, conhecida como Peace Tower, que tem mais de 92 metros de altura (uma das construções mais altas de Ottawa) e foi construída em homenagem aos 65 mil canadenses que morreram na Primeira Guerra Mundial. É nela que fica o relógio, onde subimos.

       Peace Tower.

 

       Rua do Parlamento.

 

Nos jardins do parlamento, tem essas esculturas que mostram o poder da mulher na política canadense. São estátuas em homenagem à luta pela igualdade das mulheres, e representa as ativistas que lutaram para que as mulheres pudessem ser admitidas e trabalhar em órgãos públicos no Canadá. O país é considerado um dos melhores do mundo para ser mulher, devido às suas leis pela igualdade de gênero, educação, contra a violência e exploração.

** No Parlamento da cidade de Québec, também tem esculturas assim. É comum o governo do Canadá colocar esculturas que homenageiam as mulheres em frente à prédios de órgãos públicos. Vou mostrar no post de Québec.

 

Fairmont Château Laurier 

Hotel Fairmont Château Laurier Ottawa Canada Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

Foi considerado Patrimônio Histórico Nacional em 1980. É um luxuoso hotel com 429 quartos projetado no estilo Châteauesco gótico francês para complementar os edifícios adjacentes do Parlamento de Ottawa. O hotel fica às margens do canal Rideau e tem vista para o rio Ottawa. 

Sir Wilfrid Laurier, então primeiro-ministro do Canadá, garantiu a área para a construção, e o hotel tem esse nome em sua homenagem. O hotel foi construído para hospedar os funcionários da ferrovia Canadian National Railway. 

** Curiosidade: Em 1912, a diária do quarto era de apenas 2 dólares, kkkk. 

Durante anos, o hotel serviu a realeza, chefes de estado, figuras políticas, celebridades e membros da elite do Canadá.

 

Rideau Canal 

Um dos primeiros lugares de Ottawa a entrar na lista dos patrimônios da Unesco. O Rideau Canal é enorme e possui 202 km de extensão ligando as cidades de Ottawa e Kingston. Nas parte que margeia Ottawa há calçadões, bancos, áreas verdes e parques, provendo um passeio com uma vista bem bonita dos arredores. 

Não deixe de visitar a área onde ficam as chamadas "Ottawa Locks", as eclusas do canal, que ficam próximas ao hotel Fairmont Château Laurier, no encontro com o Rio Ottawa. 

No inverno, o canal Rindeau congela e se transforma no maior rigue de patinação do mundo, com 7,8 km de extensão. Era primavera quando fomos, e o canal já estava descongelando. Mas o frio não tinha diminuido ainda...

            Sensação térmica de -14º! Affff, só por Deus!

 

National War Memorial 

National War Memorial em Ottawa Canada com minha amiga Lígia Maria Rocha Passos Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br         O Monumento fica em frente ao Fairmont Château Laurier.

 

É um arco de granito com esculturas de bronze projetado por Vernon March e dedicado pelo rei George VI em 1939. Originalmente construído para comemorar os canadenses que morreram em na Primeira Guerra Mundial, foi em 1982 rededicado para incluir também os mortos na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coréia e novamente em 2014 para adicionar os mortos da Segunda Guerra dos Boer e Guerra no Afeganistão, bem como todos os canadenses mortos em todos os conflitos passado e futuro. Em 2000, o túmulo do soldado desconhecido foi adicionado na frente do memorial e simboliza os sacrifícios feitos por todos os canadenses que morreram ou podem morrer por seu país.

 

Sparks Street 

É a rua conhecida por ser a principal via comercial de Ottawa, com longas calçadas, e por abrigar o shopping center de mesmo nome.

 

Byward Market 

O Byward Market é considerado o mais antigo mercado de produtos típicos do Canadá, e possui lojas, galerias e mercado de frutas, flores e artesanato local, além de restaurantes. Foi lá que a cidade de Ottawa iniciou-se e a partir desta região que se desenvolveu. 

Na 69 George St, fica um restaurante bem tradicional em Ottawa, que é o BeaverTails. Nele, você pode experimentar uma típica comida canadense, que é uma massa frita no formato de um rabo de castor que pode ser experimentada com diferentes acompanhamentos em cima. A comida que dá nome ao restaurante é super gostosa, barata e uma ótima opção de sobremesa, já que tem recheios de açúcar e canela, Nutella, chocolate, banana e outras frutas. 

À noite, muita gente volta ao distrito de ByWard Market para curtir um happy-hour.

 

National Gallery of Canada 

É a maior galeria de artes do país, com um acervo composto por mais de 25 mil obras e também pela maior coleção de Tom Thompsom e o Grupo dos 7. Grandes nomes do mundo das artes canadenses e internacionais podem ser encontrados lá, como Rembrandt, Van Gogh, Monet, Degás, Cézanne, Klimt, Picasso e Warhol. 

          O prédio chama atenção de longe, por sua arquitetura moderna e toda envidraçada.

 

Na frente da National Gallery fica uma das esculturas mais famosas de Ottawa, uma aranha gigante feita de cobre, obra de Louise Bourgeois, que tem mais 9 m de altura, chamada de Mamans.

National Gallery of Canada Na frente da National Gallery fica uma das esculturas mais famosas de Ottawa, uma aranha gigante feita de cobre, obra de Louise Bourgeois, que tem mais 9 m de altura, chamada de Mamans.

 

Catedral de Notre-Dame

Ainda na região próxima da Galeria Nacional do Canadá, está localizada a Catedral de Notre-Dame, que é a maior e mais antiga de Ottawa.  

         Por fora parece feita de prata! 

 

Por dentro ela é lindíssima, composto por arcos de estilo gótico e grandes colunas, com as cores azul e dourado predominando. Localizada na Sussex Road, uma das principais vias da capital, a Catedral de Notre-Dame tem entrada gratuita e fica aberta diariamente para visitas.

 

Major's Hill Park e Napean Point

Na frente da Catedral de Notre-Dame fica essa imensa área com uma vista panorâmica linda do Parlamento. Não deixe de ir ao mirante no início da Ponte Alexandra, o Napean Point

        Foto tirada no Napean Point.

 

Napean Point é um ponto panorâmico de Ottawa onde fica a estátua do explorador francês Samuel de Champlain. Próximo da National Gallery of Canada e da Alexandra Brige, esse lugar oferece uma vista linda do Parliament Hill e da cidade de Ottawa.

        O Napean Point visto do alto da Torre do Parlamento.

 

Ponte Alexandra e Museu Canadense de História

Ponte Alexandra e Museu Canadense de História Ottawa Canada, lugar onde passei mais frio na vida! Leia no Blog da Ana Cassiano Histórias de Viagens anacassiano.com.br

Nunca passei tanto frio na vida quanto nessa ponte, kkkk. Assista ao video abaixo:

 

Do outro lado da Ponte Alexandra fica o Museu Canadense de História. 

O museu tem um parque lindo na frente, com mais uma linta vista da Colina do Parlamento. 

caminhe por toda a Voyageurs Pathway, rua que margeia essa área. Depois volte pela Ponte Alexandra de novo.

Estando lá, caminhe por toda a Voyageurs Pathway, rua que margeia essa área. Depois volte pela Ponte Alexandra de novo.

 

Rideau Hall 

É a casa do governador-geral do Canadá. Fica aberto ao público e oferece um rápido passeio pelas principais áreas da residência que recebe inúmeras festas e cerimônias importantes para a política canadense. Fica um pouco afastado dos outros pontos turísticos, mas vale à pena ir. Nós fomos de ônibus.

Rideau Hall Governo Ottawa Canada Blog da Ana Cassiano Histórias de Viagens anacassiano.com.br

 

Montréal

Depois de ótimos dias em Ottawa, chegou a hora de seguirmos viagem para Montréal. Fomos de trem, pela Via Rail Canada

         Ottawa Station.

 

 

Leia também:

Toronto

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.