Pedra Grande da Cantareira - São Paulo

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

Pedra Grande da Serra da Cantareira cidade de São Paulo Zona Norte com bela vista Ecoturismo sem sair de São Paulo Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

Uma boa opção para quem gosta de Ecoturismo e busca conexão com a natureza dentro da cidade de São Paulo, é o passeio até a Pedra Grande da Cantareira. A Pedra Grande é um maciço rochoso situado a 1.010 metros acima do nível do mar. Fica dentro do Parque Estadual da Cantareira, na zona norte da cidade.

O grande atrativo dessa trilha é a paisagem da cidade de São Paulo que pode ser avistada da Pedra Grande. É possível ver o Pico do Jaraguá, parte de Guarulhos e, em dias de céu azul, a Serra do Mar.

O início da trilha está na portaria do Núcleo Pedra Grande do parque. A entrada é paga: 14 reais. Leve mochila com agasalho, lanche e água! Na trilha não há lugar para comprar.

Até a formação rochosa, o visitante caminha 9,6 quilômetros (ida e volta) por uma estradinha asfaltada. É considerada uma trilha de alto nível de dificuldade pela sua inclinação e extensão. 

Apesar do grau de dificuldade, é tranquilo, dá pra ir numa boa. Vi muitas crianças e pessoas da melhor idade fazendo o percurso. Cada um na sua velociade e tempo. Há muitos bancos pelo caminho para descansar. Acho uma trilha complicada para pessoas com necessidades especiais.

O Parque Estadual da Cantareira fica bem na parte que sobrou da Mata Atlântica intocada, e por isso é rica em vegetação e animais silvestres.

A Trilha da Pedra Grande é autoguiada e sinalizada durante todo o percurso. Dá para fazer sozinho sem problemas. É segura e no dia que eu fui, tinham 2 PMs de moto fazendo ronda.

Na área do mirante, além da laje da pedra, tem também uma casa que funciona como museu e banheiros.

A vista lá de cima é linda e gratificante. Compensa a subida! Chegando lá, muitas pessoas deitam na pedra para descansar, numa total conexão e troca de energia com a natureza.

Além da Trilha da Pedra Grande, existem outras trilhas no parque, como por exemplo, a que leva até o Lago das Carpas. Diferente da trilha da Pedra Grande que é asfaltada, essa que leva ao Lago das Carpas é de chão de terra. Na área ao redor do Lago tem um parque infantil, mesas e bancos de madeira para lanches e banheiros.

Endereço: Parque Estadual da Cantareira - Núcleo da Pedra Grande: Rua do Horto, 1799. Horto Florestal, São Paulo SP. 

 

Leia também:

Pico do Jaraguá, Ecoturismo dentro da cidade de São Paulo

Tudo de legal que tem para conhecer na cidade de São Paulo

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.