Petrópolis

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

Petrópolis é uma importante cidade da região serrana do Rio de Janeiro. Da capital do Rio até a cidade de Petrópolis são apenas 66 km de distância, menos de 1 hora de carro, tornando assim um ótimo programa bate/volta de 1 dia, para quem está hospedado no Rio de Janeiro. 

Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis foi fundada por Dom Pedro II. Seu nome significa "Cidade de Pedro": Pedro (Petrus) + cidade (Pólis). 

Na época do Império, Petrópolis recebeu muitos colonos, principalmente alemães. Por isso, a arquitetura tem forte influência alemã e europeia, dando a cidade um charme à mais. No final desse post mostro outras fotos da cidade. 

À seguir, falo dos principais pontos turísticos.

 

Quitandinha

O Hotel Quitandinha foi construído em 1944 para ser o maior hotel cassino da América do Sul. Ganhou esse nome porque no local onde foi construído havia uma fazenda onde também eram vendidos os seus próprios produtos, daí o nome quitanda. Para se ter uma ideia da grandiosidade do lugar, ele já chegou a ser palco dos concursos de Miss Brasil.

Petrópolis Cidade Imperial, por que a cidade leva esse nome? Rio de Janeiro Brasil leia tudo no Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

Começou a passar a dificuldades em 1946, quando o jogo foi proibido no Brasil. Em 1963, os apartamentos do foram vendidos e hotel se transformou em um condomínio de luxo. Em 2007 foi adquirido pelo Sesc Rio e passou por reformas e hoje funciona como um polo de cultura e lazer, aberto a visitação. 

Essa foto abaixo não é minha. Peguei na internet para mostrar uma imagem aérea. Dizem os moradores de Petrópolis que o lago do Quitandinha lembra o mapa do Brasil de cabeça para baixo. E parece mesmo!

 

Casa de Santos Dumont

O pai da aviação nasceu em Palmira, Minas Gerais (hoje a cidade leva o nome dele), mas escolheu Petrópolis para construir sua casa de verão. A casa é chamada de “Encantada” e hoje funciona como museu. Possui objetos, livros, cartas e móveis que pertenceram a Santos Dumont. É uma casa bem peculiar e cheia de detalhes, feita sob medida para atender as “manias” do grande inventor. Como por exemplo, as escadas que só é possível subir começando com o pé direito, o chuveiro de água quente sem ser elétrico e a cama minúscula. 

Bem perto dali, na praça 14 Bis, fica uma réplica do famoso avião inventado por Santos Dumont.

 

Catedral de Petrópolis

A Catedral de Petrópolis é dedicada a São Pedro de Alcântara, padroeiro da monarquia brasileira. A igreja teve sua construção iniciada em 1884 e tem estilo neogótico com belos vitrais. Na catedral fica o Mausoléu Imperial com os restos mortais de Dom Pedro II, D Tereza Cristina, da Princesa Isabel e do seu marido, o Conde D´Eu.

       Mausoléu da família imperial.

 

Palácio de Cristal

Foi cenário, em abril de 1888, da libertação dos escravos, numa grande festa com a presença da Princesa Isabel. Inaugurado em 1884 foi encomendado pelo Conde D´Eu, marido da princesa, para receber exposições de produtos agrícolas e de pássaros. A estrutura apesar de simples é bem bonita. Hoje é palco de eventos culturais e exposições. 

        Minha filha.

 

Relógio das Flores

Ele faz parte do jardim da Universidade de Petrópolis. Fica bem na frente da entrada principal. O relógio é lindo, muito bem cuidado e sempre marca a hora certa. 

 

Museu Imperial

O Museu Imperial de Petrópolis reúne um grande acervo da história do Brasil do período imperial governado por D. Pedro II. O prédio é belíssimo e os jardins também. Era o Palácio de Verão de Dom Pedro II. Lá ele viveu com sua esposa e as duas filhas, Maria Cristina e a Princesa Isabel. 

O acervo do museu é muito rico. Além de móveis e roupas, podemos ver a coroa de D. Pedro II e a caneta usada pela princesa Isabel para assinar a Lei Áurea.

         Sala do trono.

 

       A coroa de D.Pedro II.

 

         A pintura do artista Pedro Américo retratando D.Pedro II com a coroa.

 

        Caneta que foi assinada a Lei Áurea.

 

          Chapéu bicórnio de Dom João VI.

 

         Berço de ouro que D.Pedro II deu a seu primeiro neto quando nasceu. Daí vem a expressão "Nascido em berço de ouro".

 

Petrópolis cidade

Com bairros de nome Bingen e Mosela dá para notar a forte influência alemã na cidade de Petrópolis. Bingen é uma famosa cidade no Vale do Rio Reno na Alemanha e Mosel é outro importante rio alemão.

Em Petrópolis tem lojas de chocolates KATZ por todo canto, ahhh os alemães simplesmente amam esse chocolate!

Ao mesmo tempo alemã e imperial, Petrópolis tem uma atmosfera colonial que deixa tudo gostoso, num clima de cidade do interior.

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.