Pisa - Itália

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

Centro Histórico

Fomos visitar a região da Toscana, na Itália. Ficamos hospedados em Florença e passamos um dia em Pisa. Fomos de trem, o trajeto é curto, apenas 40 minutos. 

    Estação de trem de Pisa.

 

Pisa é uma cidadezinha pequena. A maior atração é a Torre Inclinada, que fica na Praça Duomo. Da estação até a Torre, tem que "atravessar a cidade toda", que de tão pequena, dá pra fazer à pé em alguns minutos! O caminho até lá nos revela surpresas, e a gente vê o quanto a cidade de Pisa é charmosa.

Saindo da estação, atravesse a Praça Vittorio Emanuele II e pegue a rua Corso Italia, que é uma rua de pedestres cheia de lojas.

Além de ser uma das cidades mais famosas da Itália, Pisa é especial porque manteve até hoje o charme da sua identidade medieval.

Pisa cidade da Toscana Itália Torre de Pisa Blog da Ana Cassiano anacassiano      Rua Corso Italia estava vazia porque era Natal, e as lojas estavam fechadas. 

 

Provincia di Pisa passeio pela cidade indo de trem saindo de Florença Itália Blog da Ana Cassiano anacassiano

Seguindo a Corso Italia até o fim a gente chega no Rio Arno. Atravesse-o pela Ponte Di Mezzo.

       Rio Arno.

 

Uma coisa linda para se fazer em Pisa, é andar pela avenida e ruas que margeiam o Rio Arno. Essas ruas são chamadas de “Lungarni”. 

Há uma forte ligação entre Pisa e a água. Grande parte de sua fama veio da antiga República Marítima. Então, nessa área existem muitos palácios dos senhores da época que datam da Idade Média e que foram sendo transformadas ao longo dos séculos.

Rio Arno corta a Cidade de Pisa Itália passeio pela cidade Blog da Ana Cassiano

Piazza Garibaldi Pisa Itália Blog da Ana Cassiano            Piazza Garibaldi.

 

Da Praça Garibaldi, vá até a Praça dei Cavalieri. Durante a Idade Média, a Piazza dei Cavalieri foi o centro político e administrativo de Pisa. 

Piazza dei Cavalieri Pisa Itália Blog da Ana Cassiano

Caminhe pela Via Cardinale Pietro Maffi, seguindo placas para a Praça Duomo, e logo avistará a Torre Inclinana.

        Via Cardinale Pietro Maffi.

 

Gente, fiquei passada! A torre é torta meeeeeeeeeeesmo!!!!! 

Como pode uma cidade ser tão famosa por causa de um erro de engenharia né? E bota erro nisso viu! Um "errão"!

 

A Torre Inclinada

A torre começou a ser construída em 1173 para abrigar o sino da catedral da cidade. Quando três dos oito andares estavam prontos, notaram uma ligeira inclinação por causa de um afundamento do terreno que é arenoso. 

Olha só essa parte da história...

... tentando compensar a falha, construíram os outros andares um pouco mais altos do lado da inclinação!!! (hã?) 

Só que a estrutura afundou mais ainda por causa do peso (claro!). Mesmo assim, a torre continuou sendo construída INCLINADA!!!!! Fala sério! 

Hoje o ângulo de inclinação chega à 4 metros! (e aumenta um pouco a cada ano). Uma restauração feita na base conseguiu diminuir a inclinação gradativa. Continuando nesse ritmo, acreditam que a torre estará totalmente recuperada no ano de 2250!!! hahahaha 

Sendo assim, em 2001 a visitação foi liberada (hum hum) e os turistas podem subir até o topo. Mas euzinha aqui não quis subir não viu, pode acreditar.

      Olha lá no topo da Torre, essa é a bandeira de Pisa.

 

De perto a Torre é linda. Parece um bolo de noiva com essas camadas todas de mármore trabalhado. 

A Torre Inclinada virou o símbolo de Pisa. Está entre as sete maravilhas do mundo moderno. Além do fato incrível dela ser inclinada, tem também a sua perfeição arquitetônica, com seis níveis de arcadas, linhas curvas e mármore branco.

Observado pela comunidade científica da época, Galileu subiu na "torre pendente de Pisa", como era chamada, e lá de cima largou duas bolas de canhão de pesos diferentes. Ele provou a teoria de que a velocidade dos corpos não depende da massa. Depois disso, a torre que já era famosa por ser inclinada, ficou mais famosa ainda por causa do experimento dele. 

      Olha essa foto do Galileu, UM GATO! hahahaha Nos meus livros de escola só tinha foto dele velhinho. 

 

Na frente da Torre a gente fica enlouquecido e bate 1.598.235.999 fotos! Chega a sair fumaça da câmera.

Torre de Pisa Toscana Itália Torre Inclinada torta Blog da Ana Cassiano viaje de trem saindo de Florença

Depois, a gente passa para aquelas poses clichês (mas tem que ter!) segurando a torre pra ela não cair. No início, a gente se sente meio ridículo, mas quando olha ao redor, percebe que todo mundo tá fazendo igual!

Essa árvore também intriga muita gente. Vejam que ela acompanha a inclinação da torre! Fica um monte de gente tirando foto dela, porque é incrível mesmo! Como pode né? Será que é o jeito que eles podam que dá essa sensação na gente? De qualquer forma, chama a atenção. Achei bem legal.

Árvores tortas que acompanham a inclinação da Torre de Pisa Itália Blog da Ana Cassiano     O álamo torto de Pisa.

 

Piazza del Duomo

A Praça Duomo é praticamente o único ponto turístico de Pisa. Mas nem precisava de mais... a praça é Magnífica! 

A praça Duomo foi construída entre os séculos 11 e 13 e reúne quatro monumentos de grande importância, tanto que são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, desde 1987. A Praça é um exemplo maravilhoso do estilo Romântico, com construções grandiosas e imponentes.

Nela ficam a Catedral de Santa Maria Assunta, o Batistério de San Giovanni, o Camposanto (que é um cemitério), e a Torre Inclinada

A Piazza del Duomo é uma das praças mais lindas do mundo! E não sou eu que tô falando isso não, está escrito em todo livro de viagem. E eu concordo.

 

Catedral del Santa Maria Assunto

A Catedral foi construída ao mesmo tempo que as obras de restauração da Basílica de São Marco em Veneza. Dizem que era comum naquela época as cidades competirem entre elas para ver qual construía a catedral mais bonita! E quem saiu lucrando com isso fomos nós turistas, com tanta coisa linda pra ver! 

A igreja é uma verdadeira obra-prima, resultado da riqueza adquirida por Pisa no momento do seu apogeu como cidade.

    Olha o teto!

 

 

Batistério de San Giovanni

O Batistério é essa construção redonda que fica ao lado. Dá pra notar que durante a obra ao longo dos anos, foram usados vários tipos de materiais diferentes, de épocas diferentes. Dizem que foi por falta de dinheiro, então a obra precisou ser interrompida algumas vezes. Parece que isso era comum naquele tempo. 

Dentro do Batistério não é tão bonito não. Ele é bem simples se comparado com as outras construções. Mas por fora é interessante, o formato dele arredondado é de uma arquitetura diferente e intrigante.

    Pisa em noite de Lua Cheia!!! Foto de Marco Meniero.

 

A Muralha

Pisa é uma cidade cercada por uma belíssima muralha com portais maravilhosos. Esse é o Portal Santa Maria di Pisa, que fica na Praça Duomo. Mas na cidade tem outros portais.

             De um lado...

 

    ... e do outro.

 

Depois de ficar aqui um tempão apreciando a beleza em torno da Praça Duomo, começamos a voltar para a estação de trem. Estávamos hospedados em Florença e já era hora de voltar pra lá. 

 

Leia também:

Florença e seus Pontos Turísticos

Outras cidades e passeios pela Itália

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.