Praia do Forte BAHIA

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

Partindo de Salvador, a Praia do Forte fica na Costa dos Coqueiros, cerca de 70km ao norte, no município de Mata de São João-BA, através da estrada BA-092, conhecida como Estrada do Côco ou Linha Verde. Estando em Salvador, vale a pena alugar um carro, mas também saem ônibus da rodoviária com destino a Praia do Forte.

Antigo vilarejo de pescadores, a região da Praia do Forte possui belas praias, piscinas naturais, coqueirais e reservas ecológicas. Acredita-se que a formação do vilarejo tenha começado em torno da fortaleza que o fidalgo português Garcia D’Ávila mandou construir em 1551, para dar mais proteção ao lugar. Tinha a finalidade de armazenar as mercadorias que chegavam de Portugal e que depois seriam enviadas para Salvador. Vou falar dessa fortaleza no final desse post. 

Muitas famílias começaram a se instalar na região atraída pela chegada de mudas de côco que os colonizadores portugueses traziam da Ásia. Alguns homens se dedicaram ao plantio e colheita, outros se dedicaram à pesca. Era o início do povoamento das terras próximas ao Forte.

Na Praia do Forte ficam localizados os mais famosos Resorts, como o TIVOLI e o Ibero Star por exemplo.  

 

A Vila

A Vila é o coração da Praia do Forte. Tem somente uma rua, mas bastante charmosa, com lojinhas e restaurantes descolados. O lugar possui um clima especial por causa da arquitetura rústica e praiana. Um ambiente bem tropical! 

Na Vila não transitam carros, só bicicletas e bicitaxi. A gente chega na Praia do Forte pela Vila, caminha através dela até o fim (cerca de 1 quilômetro) e sai na Igreja de São Francisco de Assis e no Projeto Tamar.

 

Capela de São Francisco de Assis

A igrejinha fica em frente à praia do Porto, onde estão ancorados os barcos de pesca. Foi construída pelos pescadores em 1900. No altar estão as imagens de São Francisco de Assis, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, e nas paredes telas do pintor baiano Carlos Bastos retratando a via sacra.

A sua localização privilegiada, compondo com o mar e as embarcações, é o cenário ideal para a realização de casamentos, não só dos nativos, mas de visitantes de diversas partes do Brasil que escolhem a Praia do Forte para se casar.

Capela São Francisco de Assis Praia do Forte Bahia Brasil Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

A praia do porto, que fica em frente a igreja é bem concorrida. É calma, não tem ondas fortes e por ser de fácil acesso, fica sempre cheia. É um lugar muito agradável.

 

Projeto Tamar

A Praia do Forte é a principal região de desova das Tartarugas Marinhas no Brasil. Aqui funciona a Sede nacional do Projeto, e por isso é um dos principais destinos turísticos do Estado da Bahia. 

Projeto Tamar Praia do Forte Bahia Brasil Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

Na temporada de desova, entre setembro e março, a base monitora 30km de praias, entre as barras dos rios Jacuípe e Imbassaí, protegendo anualmente mais de 1.600 desovas e 100 mil filhotes. 

Lá dentro tem águários, tanques com espécies marinhas e muita diversão interativa. Ingresso - R$ 22,00 por pessoa. 

No país, há outras duas bases do Projeto Tamar, uma em Pirambu no Sergipe e outra em Comboios, Espírito Santo. 

 

Castelo Garcia D' Ávila

O Castelo Garcia D’ Ávila fica um pouco afastado da Vila, mas vale a pena conhecer porque é um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Foi a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil. É considerado a única construção do gênero nas Américas. 

Castelo Garcia D'Ávila Praia do Forte Bahia O que fazer Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

Foi construído em 1551, por Garcia D´Ávila, almoxarife da coroa real de Portugal. Esse forte se destacou na história da colonização e defesa do Brasil durante mais de três séculos. Hoje está em ruínas, mas é tombado pelo Patrimônio Histórico e após algumas obras de recuperação na década de 80, foi transformado em uma Fundação de Preservação.

O local oferece ao visitante uma Sede de apoio com explicações históricas, uma maquete linda do castelo original e uma bela vista do mar. Paga-se 10 reais por pessoa para entrar. Vale a pena!

       Essa árvore é uma Gameleira de 100 anos e proporciona aos visitantes uma deliciosa sombra.

 

Leia também:

Salvador Pontos Turísticos

Centro Histórico de Salvador

Pelourinho

Carnaval em Salvador

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.