↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Praia do Tombo - Guarujá

A praia do tombo é pequena e bem bonita. Está localizada entre dois morros cobertos por densa vegetação. Fica à 2 quilômetros do centro de Guarujá, bem fácil de chegar. 

Praia do Tombo Guarujá São Paulo Praia de Bandeira Azul Saiba o que significa aqui no Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

Como o próprio nome diz, é uma praia de tombo, onde as ondas se quebram bem perto da margem, fazendo com que fique fundo logo que a gente entra no mar. Precisa ter mais cuidado para nadar nesse tipo de praia por causa da rebentação das ondas. É bastante frequentada por surfistas e por famílias também. 

Assista abaixo o video clipe filmado na Praia do Tombo, funk MC Nando DK. (Tente prestar atenção NA PRAIA ok? rs)

 

Uma coisa que me chamou atenção na Praia do Tombo foi por ela ter Bandeira Azul! Eu já conhecia o significado das bandeiras vermelha e verde, mas era a primeira vez que vi uma praia de bandeira azul. Então fui pesquisar pra ver o que significava. 

As praias brasileiras são classificadas conforme a qualidade da água, para garantir a saúde dos banhistas e a preservação do meio ambiente. No caso das praias do estado de São Paulo, o programa de balneabilidade é desenvolvido pela CETESB desde 1968. As análises são baseadas conforme as densidades de coliformes fecais em amostras coletadas semanalmente. Depois dessas análises, as praias recebem bandeiras que sinalizam a qualidade da água: Bandeira Verde (própria para banho) e Bandeira Vermelha (imprópria). 

       Praia de Pitangueiras com bandeira verde.

 

A classificação Imprópria indica um comprometimento na qualidade sanitária das águas, implicando em um aumento no risco de contaminação do banhista e tornando desaconselhável a sua utilização para o banho. (Mesmo assim, muitas pessoas ainda frequentam praias com bandeira vermelha...) 

Para saber sobre a qualidade da água das praias, use esse link. É só clicar no município de seu interesse. qualipraia.cetesb.sp.gov.br/qualidade-da-praia/guaruja.phtml

Esse link também é ótimo qualipraia.cetesb.sp.gov.br/qualidade-da-praia/

 

A Bandeira Azul

Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para Educação Ambiental (FEE) a praias que cumpram com um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos usuários, acessibilidade e sensibilização ambiental. Ou seja, uma praia SUSTENTÁVEL.

Portugal é um dos países que ostenta mais bandeiras azuis em todo o mundo, resultado do investimento realizado pelo governo, preocupado com a manutenção e melhoria das condições das praias. 

No Brasil atualmente, as seguintes praias ou marinas ostentam a permissão para usarem a bandeira azul: 2018/2019

Praia do Tombo – Guarujá/SP

Praia de Palmas – Governador Celso Ramos/SC

Praia Grande – Governador Celso Ramos/SC

Lagoa do Peri – Florianópolis/SC

Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Ilha do Frade – Salvador/BA

Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú/SC

Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú/SC

Praia de Piçarras – Balneário Piçarras/SC

Praia do Peró – Cabo Frio/RJ

 

Marinas:

Marina Costabella  – Angra dos Reis/RJ

Marinas Nacionais – Guarujá/SP

Iate Clube de Santa Catarina (sede centro) – Florianópolis/SC

Marina Kauai – Ubatuba/SP

Marina Tedesco – Balneário Camboriú/SC

 

Embarcações de Turismo Sustentável:

Água Viva Mergulho – Florianópolis/SC

 

Leia também:

Forte dos Andradas, Guarujá SP

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.