↓ Choose the Language ↓ 

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified

Rüdesheim am Rhein - Alemanha

Rüdesheim fica à 63 Km de Frankfurt. É uma cidade bastante turística localizada às margens do rio Reno. É a primeira cidade da Rota dos Castelos da Alemanha, uma região cheia de burgos e vinhedos que acompanham o curso dos rios Reno e Mosel. 

Rüdesheim é cheia de turistas, principalmente no verão, por causa dos barcos de cruzeiros que navegam pelo rio e ancoram na cidade. 

A cidade é bem bonitinha e bem típica alemã. Caminhar pelas ruas do centro histórico é uma delícia.

A rua Drosselgasse é famosa e bastante visitada. É uma viela do século 15 super estreita e curta. É uma rua bem bonita, cheia de hotéis, tabernas de vinhos e restaurantes ao ar livre. Aqui também tem muita música tocada por bandas típicas.

Rüdesheim fica à 63 Km de Frankfurt. É uma cidade bastante turística localizada às margens do rio Reno. É a primeira cidade da Rota dos Castelos da Alemanha, uma região cheia de burgos e vinhedos que acompanham o curso dos rios Reno e Mosel.

Muitos comparam a rua Drosselgasse com o Beco Diagonal de Harry Potter. Até que parece um pouco mesmo.

Meu Roteiro de Viagem "Harry Potter" pelo Mundo → Leia AQUI

Tudo em Rüdesheim se refere ao vinho! Essa região da Alemanha cultiva a uva Riesling, que dá um ótimo vinho branco e um apreciado "Sekt" (champagne em alemão). 

 Olha os vinhedos na encosta lá trás!

 

A rua Oberstraße é uma das principais vias do centro histórico. Também é bastante movimentada. É cheia de lojas, adegas, restaurantes e hotéis.

Andando pela cidade a gente vê lá no alto da encosta, cercada pelos vinhedos, a Abadia de Santa Hildegard. É um belo mosteiro beneditino do século 12.

 

Teleférico

Rüdesheimer Seilbahn → Endereço: Oberstraße 37 → 9 Euros ida e volta.

Outra grande atração de Rüdesheim é subir a colina Niederwald de teleférico. 

No alto da colina tem um parque com uma densa floresta nativa. O Monumento Niederwald fica lá. Há três maneiras de chegar até ele: de carro, de teleférico, ou à pé caminhando pelos vinhedos.

O bom de subir de teleférico é que a gente vê toda a encosta dos vinhedos do alto. É uma vista muito bonita. O rio com a cidade lá embaixo também é lindo.

Rüdesheim O bom de subir de teleférico é que a gente vê toda a encosta dos vinhedos do alto. É uma vista muito bonita. O rio com a cidade lá embaixo também é lindo. Ana Cassiano Alemanha

Do outro lado do rio, já é a cidade de Bingen. Rüdesheim e Bingen ficam exatamente uma virada para a outra.

 Ruínas do Castelo Brömserburg, que desde a época medieval, tem a tradição de produzir bons vinhos.

 

Chegando lá no alto, a vista é mais ampla ainda. Tudo isso fica à 230 metros acima do nível do rio.

Tem um coreto lindo, que eles chamam de templo; o Niederwaldtemple.

Daqui de cima a gente vê a quantidade de barcos de turismo ancorados lá embaixo.

A gente avista a cidade de Bingen bem de frente, com seu castelo, o Burg Klopp.

E lá no alto tem também um quiosque que vende o quê????? Taças de Vinho Brancooooo! Geladinho! Ai delícia!

 

Monumento Niederwald

O Monumento Niederwald foi erguido poucos anos depois da guerra franco-prussiana, para comemorar a unificação alemã. A figura representada é “Germania”, a personificação da Alemanha, segurando uma espada e uma coroa nas mãos.

O escultor foi Johannes Schilling e o arquiteto foi Karl Weißbach. O monumento foi inaugurado em1883. Mede 38 metros de altura e representa a união de todos os alemães.

  Do lado esquerdo da Germania é a "estátua da paz". Do lado direito, é a "estátua da guerra" 

 

 Tradução: "Em memória da revolta vitoriosa unânime do povo alemão e da reinstituição do Império Alemão de 1870 a 1871"

 

Abaixo da estátua Germania há um grande painel que mostra o imperador Guilherme I cavalgando com comandantes do exército e soldados. 

Rüdesheim é a primeira cidade do Vale dos Castelos da Alemanha. A explicação para tantos castelos nessa região se dá ao fato de que, antigamente a Alemanha era formada por vários reinos, e eles se instalavam às margens dos rios, por causa da água e da locomoção. Ao longo da história, esses reinos foram se unindo, virando cidades maiores, se organizando em estados, até virar um país, que é a Alemanha hoje. 

Para ler tudo sobre o Vale dos Castelos da Alemanha e ver as principais cidades do Rio Reno e Rio Mosel, clique AQUI

 

Leia também:

Frankfurt

Outras cidades e passeios na Alemanha

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.