↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Santorini

Feche os olhos e pense na Grécia! ... 

Eu sei o que veio à sua mente (mesmo que você nunca tenha posto os pés lá!) 

Sabe aquela visão cinematográfica, de casinhas brancas nas encostas cheias de flores nas janelas, com detalhes pintados em azul, ruas íngrimes estreitas e piscinas “infinitas” com as melhores vistas para o mar do planeta??? Então saiba que isso é SANTORINI, a ilha paradisíaca! 

Quando o assunto é Grécia, são de Santorini as fotos que ilustram praticamente todos os catálogos de turismo.

            Para encontrar esse lugar, digite no GPS "3 blue domes". Mas só se chega à pé.

 

Habitada por poucas afortunadas pessoas, e visitada por milhares de turistas o ano todo, a mais deslumbrante das Ilhas Gregas é 100% fotogênica, desde o emaranhado de vielas com casinhas brancas e igrejas ortodoxas de cúpula azul, até o perfeito Mar Egeu como pano de fundo. Ahhhh, e logo adianto: o pôr-do-sol é de chorar de emoção!

A ilha nada mais é que um dos cantos de um vulcão (ainda ativo) que teve sua maior e mais famosa erupção por volta de 1680 a.C. Em vários pontos da ilha você pode observar a ponta do vulcão rodeada por mar. Dizem que essa erupção inspirou a lenda de Atlântida. E as catástrofes desencadeadas por sua erupção explicam também o tema bíblico das pragas do Egito.

        Santorini vista de cima, com a cratera do vulcão no meio.

 

Mikonos e Santorini são as mais famosas das Ilhas Cyclades, que formam um conjunto com mais de 200 ilhas, posicionadas em forma circular ao redor da ilha sagrada de Delos, no sul do Mar Egeu. 

 

A principais regiões de Santorini são:

 

Óia

** (Pronuncia-se Ía) 

Dê uma volta pelas ruelas encantadoras, com restaurantes, lojas chics, joalherias e lojinhas de souvenirs. Todo mundo fala inglês e é super simpático!

Santorini Grécia A Ilha mais bela do planeta, apesar do número de turistas. Blog da Ana Cassiano Histórias de Viagens anacassiano.com.br

O pôr-do-sol de Óia é um dos mais famosos do mundo. Para assistí-lo, sugiro que seja do castelinho antigo que fica próximo à escada que vai para o porto de Amoudi. Não é difícil de achar, é só procurar pelo lugar mais lotado da ilha no final da tarde, hahaha! Você vai disputar um espaço à tapas, mas é tão bonito que vale à pena sim! 

O dourado do sol na água azul... nem parece que é real de tão lindo! 

      Óia com lua cheia!

 

Firá (ou Thira)

É a capital da ilha de Santorini e o centro de tudo. Daqui partem os ônibus públicos para outras partes da ilha. A oferta de lojas, bares e restaurantes é muito grande e não é tão caro. 

Chegue até a beira da encosta e terá uma vista deslumbrante de Firá e de toda a caldeira (do vulcão).

 

Praias de Santorini

Se pra você uma boa praia não pode faltar mar azul e areia branca, eis aqui um lugar para mudar os seus conceitos. Você provavelmente nunca viu praias tão peculiares como as de Santorini. As melhores são a Red Beach e a Kamari.

 

Red Beach

Fica ao sul da ilha e aos pés de uma enconta toda avermelhada. Essa cor vem das rochas vulcânicas. Esta pequena baía de águas verdes é “pavimentada” por uma areia grossa e escura e emoldurada por uma falésia cuja cor vermelha deu nome ao local. O recorte angular destas paredes naturais, a aridez e os contrastes de cores dão aos turistas a impressão de estar em Marte!!! É muito louco!

 

Kamari

É uma praia de água cristalina e areia escura, também de origem vulcânica. Aqui os hotéis são mais baratos e a beira da praia é cheia de restaurantes.

 

Passeio no Vulcão

Existem barcos que partem do porto antigo e levam você para uma excursão no vulcão. A excursão mais simples dura 3h. Ao todo são 3 crateras do vulcão. A maior ainda está ativa e segue sendo monitorada. Não recomendo usar chinelos! De tênis fica mais confortável para andar e explorar as crateras, porque é um lugar bem grande que exige bastante disposição. Mas no final tudo é recompensado com lindas visões da cidade de Santorini ao longe e de sua incontestável beleza. 

 

Os Burricos!

Tem um teleférico que leva você até o porto velho, láááá embaixo. Mas... e depois para subir as centenas de degraus de volta??? Vc pode encarar as escadarias, ou se preferir pode fazer de burrinhos, símbolo da Grécia. 

Esse video abaixo eu fiz em outra ilha grega, na Ilha de Rhodes, mas assista p ver como funciona esse lance de andar de burro:

 

Comidas Típicas

Experimente a famosa e tradicional Moussaka e pague barato! É uma lasanha feita de carne de carneiro moída com beringelas e tomate. Ela vem com bastante azeite, é uma delícia. Me rendi também ao churrasquinho grego com Tzatziki, um tipo de antepasto feito de iogurte e pepino com um suave sabor de alho. A Pita Gyros é uma especialidade culinária local, é o famoso churrasquinho grego dentro de um cone de pão pita. 

Os vinhos gregos são muito bem reconhecidos pela comunidade européia de apreciadores de vinhos. Os dois tipos são bons, tanto o tinto quanto o branco. Aproveite-os e beba "sem" moderação!

 

*************************************

 

Tem algumas coisas que a gente não consegue descrever com palavras. Nem mesmo a lente de uma boa máquina consegue retratar com exatidão. Uma vez eu li que só a mente humana mesmo é capaz de guardar certos momentos. E isso eu pude comprovar em Santorini. Mas vou deixar registrado aqui algumas fotos, para vcs terem uma noção da beleza que é isso aqui!

 

Leia também:

Ilha de Rodos

Ilha de Creta

Palácio do Minotauro, em Knossos Ilha de Creta. Mitologia ou realidade?

Ler filosofia grega na Grécia faz mais sentido

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.