Stirling - Escócia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 

Stirling é uma cidade da Escócia que fica à 65 Km de Edimburgo. É uma ótima opção de passeio para se fazer num bate-volta de 1 dia.

Stirling é uma cidade medieval, com vielas estreitas e prédios muito antigos feitos de pedra. A cidade é cheia de jovens, devido a sua universidade. 

O turismo local gira em torno da Guerra de Independência Escocesa, da famosa Batalha da Ponte de Stirling e das lembranças e homenagens a William Wallace. Wallace foi um guerreiro que viveu no século 13 e liderou os escoceses em batalhas pela independência da Escócia contra a Inglaterra. Foi morto pela causa e hoje é o maior herói do país. 

O filme Coração Valente, em que o ator Mel Gibson era o protagonista, mostra Stirling e a Batalha da Ponte de Stirling, onde William Wallace derrotou a Inglaterra.

Historicamente a cidade foi construída devido à proximidade com o Rio Forth, em cujas colinas foi construído o Castelo de Stirling, um dos mais importantes do Reino Unido. 

 

Castelo de Stirling 

Endereço: Castle Esplanade, Stirling FK8 1EJ  (Preço→ £15) Site Oficial → www.stirlingcastle.scot/

O castelo de Stirling é o principal ponto turístico da cidade e atrai turistas do mundo todo.

Logo que entramos no castelo, chegamos à um belo terraço de onde é possível avistar toda a paisagem, com o Rio Forth e o imponente Monumento Wallace ao fundo. 

Nesse terraço fica a estátua de Robert the Bruce, famoso rei escocês que lutou ao lado de Wallace e conseguiu a independência da Escócia após a morte do seu líder. (Existem vários filmes sobre isso, vale à pena assistir → www.youtube.com/watch?v=Ylq0-kJG-Uw)

A maioria dos edifícios encontrados dentro dos muros do castelo é dos séculos 15 e 16, mas construções no local são habitadas e usadas como ponto estratégico de guerra desde a Idade da Pedra. 

Foi no Castelo de Stirling que foram coroados ilustres monarcas escoceses, incluindo a rainha Mary da Escócia. Em 1543, Mary foi coroada Rainha com apenas 6 meses de vida! Imediatamente, duas facções (uma inglesa e outra escocesa) entraram em confronto pelo poder. Para se proteger, a rainha mãe refugiou-se com sua filha Mary ainda bebê no Castelo de Stirling, onde foi coroada. 

Para ler a intrigante história de vida de Mary Stuart, a Rainha da Escócia, clique AQUI

O Grande Salão foi recentemente restaurado, é o maior da Escócia e o primeiro do país a ter influência renascentista em sua arquitetura. Ali era onde ficava o trono do rei e foi originalmente construído em 1497.

O Palácio Real, onde moravam os monarcas, foi o primeiro em estilo renascentista (misturado com o gótico) construído em terras britânicas. O responsável por seu projeto foi o rei Jaime V (pai da rainha Mary da Escócia) que não chegou a ver o edifício completo, mas deixou sua marca única no Reino Unido. 

No interior do castelo se encontram as famosas Stirling Heads, peças decorativas feitas de carvalho que enfeitavam o teto das salas do palácio. Muitas foram destruídas depois que um dos tetos do complexo caiu, mas as que sobreviveram estão no Castelo de Stirling e no National Museum of Scotland, em Edimburgo. 

O castelo é decorado com belas tapeçarias, quase todas com o leão vermelho (símbolo da Inglaterra) e com o unicórnio (símbolo da Escócia)

Saiba porque o Unicórnio é o animal símbolo da Escócia, clique AQUI

Dentro das muralhas também ficam a Capela Real e os jardins, que são bastante floridos (na primavera e no verão)

 

Leia também:

(14 Km) Doune Castle

(47 Km) Glasgow

(65 Km) Edimburgo

Passeios próximos de Edimburgo

Outras cidades e passeios pela Escócia

Nossa Viagem Completa pela Escócia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.