↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Subindo no vulcão Vesúvio

Foto de satélite do Vesúvio.

 

O vulcão Vesúvio é o "Poderoso Chefão", dono da paisagem de Nápoles e de toda a região. É avistado de longe! Chegando ao aeroporto de Nápoles, antes de pousar, a gente o sobrevoa bem de pertinho. É incrível!

Desde 1748 (quando começaram as escavações arqueológicas em Pompéia) até hoje, o Vesúvio já teve 52 erupções, a última em 1944. É uma região bastante monitorada cientificamente porque até hoje tem grandes chances de abalos sísmicos e vulcânicos. Mas não se deixe impressionar por isso. Não pense no pior e suba no vulcão mesmo assim! Vale à pena.

Visita a cratera do vulcão Vesúvio Parque Nacional  Campania Itália subindo no vulcão vesúvio Blog da Ana CassianoDesde 1995, o vulcão virou um Parque Nacional e pode ser visitado. 

 

A maioria dos turistas vai de ônibus de turismo ou de carro. De carro eu acho bem melhor, ou seja, vá independente. Não caia na lorota das agências de turismo que ficam vendendo esse pacote lá na porta de Pompéia. O tempo com elas é apertado e não dá pra curtir direito. Vá de carro ou taxi, e aproveite para ficar lá o tempo que quiser. 

Logo quando a gente começa a subir o Vesúvio de carro, já aparece o bolsão de estacionamento, que fica a 1.000m de altura. Aqui mesmo tem uma bilhetaria e logo vem o acesso à trilha, ou seja, a subida! Daqui pra frente tem que ser à pé. 

Estacionamento, bilheteria e início da trilha da subida.

 

Estacionamento.

 

Início da subida.

 

Achei a subida bem difícil. Demoramos uns 50 minutos. O chão é muito pedregoso, com cascalhos enormes e pontudos. É escorregadio e tem que tomar bastante cuidado onde pisa. Por ser vulcânica, a terra é escura. Deixou meus pés pretos! Use um tênis velho e bastante confortável. Chinelos ou sandálias nem pensar! Eu cometi esse erro e me arrependi amargamente. Vá de chapéu, protetor solar e leve água!! Eu fui no verão e estava muuuuito quente, mas dizem que no inverno faz muito frio lá em cima e tem que ir preparado também. 

Chegando no topo, pode caminhar ao redor da cratera. Dela ficam saindo nuvens de vapor emitidas pelo vulcão, que está adormecido mas ainda é ativo. Outra explosão poderia destruir uma área onde vivem mais de 3 milhões de pessoas, inclusive a cidade de Nápoles, que fica apenas à 15 quilômetros do Vesúvio. Mas se isso te serve de alívio, lá na cratera tem vários aparelhos que ficam medindo se vem abalo sísmico ou não rs.

A cratera.

 

Cratera do vulcão Vesúvio Parque Nacional da Campania subindo no vesúvio à pé Itália Blog da Ana Cassiano anacassianoEu na cratera do Vesúvio!

A fumaça que fica saindo.

 

Aparelhos de medição sísmica.

 

Lá de cima tem uma vista magnífica de Pompéia e de toda a Baía de Nápoles. Isso faz compensar toda a subida!

Nesse video abaixo, mostro como é lá no alto do vulcão Vesúvio e a cratera. No final do video mostro imagens do vulcão visto de cima, quando eu sobrevoava Nápoles de avião. É muito legal! Assista.

Uma Curiosidade: Os vulcões tornam o solo ao seu redor extremamente fértéis, por causa da lava derramada. No caso do Vesúvio, a área ao seu entorno é produtora do mais famoso e típico alimento da Itália, o tomate San Marzano. Famoso no mundo inteiro, ele só é produzido aqui. Ele é adocicado com o teor de acidez perfeito para o tradicional molho de tomate, conforme opinião dos Cheff de cozinha mais renomados.

 

Leia também sobre:

Nápoles

Pompéia

Costa Amalfitana

Ilha de Capri

Outras cidades da Itália

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.