↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Volendam - Holanda

Volendam fica a apenas 20km de distância de Amsterdam. Não há trens que ligam as duas cidades. É preciso fazer o percurso de ônibus, uma viagem que dura no máximo 20 minutos. A saída de Amsterdam é da Estação Central. Basta pegar o ônibus 326 (Volendam – Edam). 

      No ônibus.

 

Os Moinhos de Vento

Muitas regiões do Norte da Holanda estão em áreas abaixo do nível do mar, que foram transformadas em “terra firme” por causa dos Diques (barragens) e da construção de canais que bombeiam a água de volta para o oceano. 

Aproveitando os fortes ventos da região, o bombeamento da água costumava ser feito pelos dos moinhos de vento, mas hoje é inteiramente feito por bombas elétricas. 

Em Amsterdam já não vemos mais moinhos de ventos, mas nas cidades ao redor, na zona rural ainda existem muitos. Hoje em dia são utilizados para moagem de grãos, e não mais para o movimento das águas. 

No caminho para Volendam, pela janela do ônibus, a gente vê o quanto a Holanda é rural, com muitas criações de ovelhas e vacas, e moinhos de vento, claro. 

Já fui à Volendam de ônibus e já fui de carro também. A vantagem de ir de carro é que a gente vai parando para ver de perto os moinhos do caminho.

Já fui à Volendam de ônibus e já fui de carro também. A vantagem de ir de carro é que a gente vai parando para ver de perto os moinhos do caminho.         Com meus pais.

 

Para quem prefere ir de carro, em Volendam tem um bolsão de estacionamento público. A gente estaciona e anda à pé pela cidade, porque ela é bem pequena. 

Volendam é uma cidadezinha bem pitoresca do litoral de Marker Meer. É tão pequena que podemos até chamar de vila. Uma visita à Volendam não deve durar mais do que 3 horas. 

É uma vila bem tradicional, cheia de casinhas de madeira. Uma gracinha gente! Parece casa de boneca.

Nas ruas é comum ver os habitantes usando trajes típicos. 

É uma das únicas vilas católicas do Norte da Holanda, região que foi dominada pelo protestantismo. 

        Igreja católica Vincentiuskerk.

 

As principais ruas para o turismo são a rua Zuideinde e a rua Haven. Caminhar por elas é uma delícia.

A grande atração da rua Haven é a loja de queijos Cheese Factory. Nela a gente vê queijos gigantescos (à venda! Não é só enfeite não!), além de degustação e vendedoras super simpáticas usando trajes típicos.

A grande atração da rua Haven é a loja de queijos Cheese Factory. Nela a gente vê queijos gigantescos (à venda! Não é só enfeite não!), além de degustação e vendedoras super simpáticas usando trajes típicos.          Olha o tamanho desse queijo!

 

           Meus pais no interior da loja.

 

A região do porto é linda. Cheia de restaurantes de frutos do mar!

Os passeios de barco vão em alto mar e depois retornam, cheios de turistas empolgados. 

No porto, fica essa estátua que se chama ‘tOotje (avó). É uma obra em bronze da escultora Jans van Baarsen, datada de 2000, que representa a figura de uma senhora em trajes típicos. 

No porto, fica essa estátua que se chama ‘tOotje (avó). É uma obra em bronze da escultora Jans van Baarsen, datada de 2000, que representa a figura de uma senhora em trajes típicos.

À poucos metros de distância, a gente encontra a estátua “DeBap” (avô) de 1998, também obra de Jans van Baarsen. 

               Meu pai com o DeBap.

 

O interessante em Volendam é que o nível do mar é acima do nível da vila, e a gente vê isso claramente caminhando pela rua. Se não fosse os diques para conter o avanço do mar, hummmm.... nem sei!!! 

             Casas abaixo do nível do dique (da rua).

 

O mar Markermeer tem águas calmas, silenciosas e dá uma paz ficar olhando os barcos velejando ao longe. Para apreciar essa paisagem, caminhe até o final do porto, pela rua Noordeinde.

Quando estive em Volendam com meus pais, era no mês de março e estava fazendo frio, mas o passeio foi legal também.

Quando estive em Volendam com meus pais, era no mês de março e estava fazendo frio, mas o passeio foi legal também.

 

CURIOSIDADE 

Você sabia que a Holanda não é um país? Saiba qual a diferença entre Holanda, Países Baixos, Netherland e Holland. Clique aqui  →  blog-da-ana34.webnode.com/holland-x-netherland-qual-a-diferenca/

 

Conheça mais sobre a Holanda, a região mais típica dos Países Baixos

Nesse link, mostro outras cidades e dou sugestões de passeios e festas típicas para você conhecer melhor a Holanda. Clique aqui  →  blog-da-ana34.webnode.com/holanda-paises-baixos/

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.