↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Alkmaar - Holanda

Alkmaar é uma pequena cidade do norte da Holanda, lindinhaaa, que fica à apenas 40 Km de Amsterdam. É uma região fácil de chegar, de trem é rapidinho!

É a cidade que mantêm a tradição medieval dos mercados de queijos Gouda, com uma festa linda e bem típica que atrai muitos turistas. Eu super recomendo que você conheça! 

Leia sobre essa festa aqui  →  blog-da-ana34.webnode.com/mercado-de-queijos-gouda-alkmaar-holanda/

 

Moinhos de Vento

Muitas regiões do Norte da Holanda estão em áreas abaixo do nível do mar, que foram transformadas em “terra firme” por causa da construção de canais e pelo contínuo bombeamento da água de volta para o oceano. 

Aproveitando os fortes ventos da região, o bombeamento da água costumava ser feito pelos moinhos de vento, mas hoje é inteiramente por bomba elétrica. 

Apesar de que, a eletricidade vem dos moinhos modernos, as chamadas "Turbinas de Vento". Então de certo modo, continua sendo dos moinhos o papel de bombear a água para o oceano, mesmo que indiretamente. 

       Turbinas de Vento.

 

Ainda existem muitos moinhos de vento tradicionais espalhados pela Holanda, mas hoje em dia são utilizados para moagem de grãos, e não mais para o movimento das águas.

Em Alkmaar tem vários moinhos de vento ao longo dos seus canais. Eu disse vários...

Em Alkmaar tem vários moinhos de vento ao longo dos seus canais. Eu disse vários...

       Esses ficam no canal Hoornsevaart.

 

O mais famoso deles é o chamado de De Groot ou Molen van Piet, que fica às margens do canal Singelgracht. Foi construído em 1769, hoje está fora de uso, mas serve como moradia para a família Piet. Pode visitá-lo por dentro! (de maio à outubro)

O mais famoso deles é o chamado de De Groot ou Molen van Piet, que fica às margens do canal Singelgracht. Foi construído em 1769, hoje está fora de uso, mas serve como moradia para a família Piet. Pode visitá-lo por dentro! (de maio à outubro)

       O moinho Molen van Piet, no canal Singelgracht.

 

O Centro Histórico

A praça Waagplein é a principal da cidade. Nela fica o Waag, um edifício do século 14 tombado pelo patrimônio histórico, onde acontece a tradicional festa da pesagem dos queijos Gouda. 

No edifício Waag tem um carrilhão de sinos no topo que toca uma música, coisa linda de presenciar. A apresentação semanal acontece durante todo o ano nas manhãs de sábado às 11h. 

Além disso, durante o Mercado dos queijos Gouda (abril à setembro), nas sextas-feiras o carrilhão também toca para encantar os turistas. Assista esse video que mostra os sinos tocando no Waag, clique aqui  →  www.youtube.com/watch?v=OLeynNQv8pM

A praça Waagplein é a principal da cidade. Nela fica o Waag, um edifício do século 14 tombado pelo patrimônio histórico, onde acontece a tradicional festa da pesagem dos queijos Gouda.            Uma dica legal para foto: Na ponte Appelsteegbrug sobre o canal Zijdam com o prédio Waag lá no fundo!

 

        Canal Zijdam: Nesse dia estava vazio porque estava frio, mas imagine isso daqui no verão, cheio de gente!

 

No prédio Waag também funciona o Museu do Queijo. O museu expõe vários ítens utilizados na fabricação de queijos ao longo da história e explica a diferença entre produzir queijos na fazenda e na fábrica. O museu é bastante interativo, principalmente para crianças, com jogos e filmes. A vista lá do alto é linda, da praça Waagplein. E no fim da visitação, tem esse painel pra gente tirar fotos engraçadas.

No prédio Waag também funciona o Museu do Queijo. O museu expõe vários ítens utilizados na fabricação de queijos ao longo da história e explica a diferença entre produzir queijos na fazenda e na fábrica.         Museu do Queijo.

 

A Ponte Bathbrug sobre o canal Mient é bonitinha e diferente. Nela fica o portal de entrada para o centro histórico de Alkmaar. 

Vá margeando o canal Mient e curtindo o visual. É um canto bem agitado de Alkmaar.

Vá margeando o canal Mient e curtindo o visual. É um canto bem agitado de Alkmaar.

Saia do canal Mient e pegue a rua Langestraat, que é uma rua de pedestres cheia de lojas e bem movimentada. Ande por ela toda, atééé o final. Apesar do nome, ela não é tão longa assim. Tem 6 quarteirões.

A Prefeitura de Alkmaar fica na rua Langestraat no número 97. 

         Prefeitura.

 

Prefeitura de Alkmaar        Prefeitura.

 

No final da rua Langestraat fica a Grote Sint Laurens Kerk (Igreja de St Laurens) que fica na bela praça Kerkplein. Essa igreja entá completando 558 anos! (2019).

Tem duas coisas em Alkmaar que me chamaram bastante atenção. Uma são as gaivotas gigantes, que convivem com os seres humanos sem nenhum medo. Aliás, elas são até audaciosas, porque pousam nas mesas para roubar comidas, e se agente não tomar cuidado, elas roubam das nossas mãos! 

A outra coisa que eu achei bem legal, são essas máquinas que ficam espalhadas pela cidade, que vendem salgadinhos. Tem empanados de salsicha, panquequinha de batata e até hamburger. Basta colocar uma moeda e a portinha se abre. As pessoas pegam o salgado que vem quentinho, e a portinha se fecha!

Na cidade tem bons museus para visitar: o Stedelijk, que conta história da cidade, o museu da cerveja, o museu do queijo (que já citei anteriormente) e o museu dos Beatles. 

O Museu dos Beatles em Alkmaar foi fundado por dois fãs incondicionais dos Beatles que criaram um museu totalmente dedicado à banda. Foi em Alkmaar que a primeira guitarra de John Lennon foi fabricada! Em exibição, gravações de vídeo raras e músicas inéditas dos Beatles podem ser ouvidas.

 

Klompen, Os Tamancos de Madeira

Outra coisa que gostei demais em Alkmaar foi da feira que eles tem nos finais de semana, ao redor da praça principal. Tem comidas típicas e artesãos talhando tamancos de madeira na hora! Eu achei isso incrível!

       Olha a atenção das pessoas olhando para o trabalho do artesão!

 

Os tamancos são chamados de KLOMPEN porque fazem o barulho "clomp clomp" quando são usados. kkkkk Ownn que bonitinho! 

Os primeiros tamancos apareceram no século 13 e eram utilizados nas regiões pantanosas para isolar os pés do frio e da umidade. Os tamancos são geralmente feitos de álamo ou salgueiro, que são madeiras fáceis de talhar. São madeiras leves, apesar do tamanco aparentar o contrário. 

Até hoje são usados pelos holandeses, principalmente pelos que vivem no campo. Mesmo nas cidades, como Alkmaar, as pessoas têm um Klompen em casa, apesar de não usarem tanto. 

        Meu marido usando o Klompen do Ronald, nosso amigo holandês.

 

Esses tamancos pintadinhos que a gente vê são só para turistas, porque os originais são rústicos, na madeira pura. Antigamente, as mulheres tinham o costume de ir à missa com tamanquinhos pintados, mas no dia à dia, não é usado pintá-los não. 

Esses tamancos pintadinhos que a gente vê são só para turistas, porque os originais são rústicos, na madeira pura. Antigamente, as mulheres tinham o costume de ir à missa com tamanquinhos pintados, mas no dia à dia, não é usado pintá-los não.

Quando estivemos em Alkmaar pela primeira vez, compramos um Klompen para minha filha, olha que fofo gente! Claro que hoje eles não servem nela mais, mas estão pendurados na nossa parede de casa, no cantinho dos souvenirs fofos.

Voltando ao assunto da feira de final de semana, vou postar aqui fotos que tiramos andando pelo centro de Alkmaar. Nesse dia estava fazendo muito sol e as ruas estavam bem movimentadas. Uma delícia de dia!

        Comida típica: Os holandeses adoram comer peixe crú.

 

       Adoro ruas assim, com o mesmo pavimento das calçadas.

 

 

Praia 

Estando em Alkmaar, tivemos a oportunidade de conhecer uma praia holandesa. Fomos para Bergen aan Zee, um balneário que fica à apenas 12 Km de distância. Passamos o dia lá e voltamos depois do pôr do sol.

Bergen aan Zee, praia de água gelada, areia escura e de costumes diferentes do Brasil. Clique aqui para ler  →  blog-da-ana34.webnode.com/holanda-paises-baixos/bergen-aan-zee-praia-holanda/

 

Passeio de Bike em Alkmaar

A Holanda é famosa pelas bicicletas. A população aderiu em peso à esse meio de transporte. Faça chuva, faça sol ou faça neve, os holandeses estão de bike! Então, estando na Holanda, não perca a chance de pedalar.

       Eu em Alkmaar.

 

Aqui em Alkmaar foi onde fiz um dos passeio mais incríveis de bicicleta. Passamos por plantações de tulipas, por moinhos de vento e atravessamos vilas de moradores. Foi uma delícia! 

Eu escrevi um post sobre esse passeio de bike em Alkmaar, dando as dicas do percurso. Clique aqui para ler  →  blog-da-ana34.webnode.com/passeio-de-bike-na-holanda/

 

CURIOSIDADE 

Você sabia que a Holanda não é um país?

Saiba qual a diferença entre Holanda, Países Baixos, Holland e Netherlands

Clique aqui →  blog-da-ana34.webnode.com/holland-x-netherland-qual-a-diferenca/  

 

Conheça mais sobre a Holanda, a região mais típica dos Países Baixos

Nesse link, mostro outras cidades da Holanda e dou sugestões de passeios e festas típicas. Clique para ver  →  blog-da-ana34.webnode.com/holanda-paises-baixos/

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.