Nossa viagem pela Escócia - Ana Cassiano Histórias de Viagens

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

Nossos 15 dias na Escócia foram assim:

 

Dicas:

Não deu tempo de fazer tudo que queríamos, mas deu pra conhecer bastante coisa. Então resumi algumas dicas legais aqui, caso você queira conhecer a Escócia um dia. 

* VÁ NO VERÃO! O clima na Escócia não é dos melhores. Fui no auge do verão e mesmo assim estava frio, cinzento e chuvoso. Então imagine como é no inverno? Não daria para fazer os passeios nessas condições, mesmo porque as atrações fecham cedo, e muitas nem funcionam no inverno.

Chegamos pelo aeroporto de Edimburgo. Lá pegamos o carro alugado (que já havíamos reservado tudo do Brasil com antecedência). É uma recomendação que faço: ALUGUE UM CARRO!

  Alugamos um carro de porta malas grande, pois estávamos em 4 pessoas com 2 bagagens cada (4 malas de 23 quilos e 4 malas de mão). Esse foi o nosso companheiro durante as 2 semanas na Escócia!

 

Dá pra fazer muita coisa de transporte público (ônibus e trem), mas tem a limitação de horários e arrastar mala prá lá e pra cá é bastante incômodo. Se não puder alugar um carro, a locomoção pelo país fica limitada. Há muitas agências de turismo que oferecem passeios, mas elas não levam à todos os lugares. Apenas naqueles “mais comerciais”, “mais turísticos”. E as pessoas reclamam que o tempo das visitas é controlado demais. E indo por conta própria, a gente fica o tempo que quiser.

Com nossa carteira de motorista do Brasil dá para alugar um carro no Reino Unido, mesmo que lá seja “Direção Inglesa”, aquela que o volante fica no lado direito. Tudo é ao contrário! O sentido das ruas, placas, rotatórias, mas o cérebro se acostuma rapidinho, e no final tudo dá certo rs. 

Leia Como Dirigir na Mão Inglesa / Estradas do Reino Unido, clique AQUI

Assista ao video abaixo:

 

Você sabe qual a relação entre Escócia, Grã-Betanha e Reino Unido? Na verdade é tudo a mesma coisa!!! Para entender bem isso, clique AQUI

  E outra coisa, todo mundo pensa que a Rainha Elizabeth é rainha da Inglaterra apenas, mas ela é a rainha do Reino Unido todo! Então, ela é também a rainha da Escócia, do País de Gales e da Irlanda do Norte!

A Escócia é o "quintal de casa" da Família Real Britânica. A Rainha Elizabeth II vive em Londres com sua família, mas tem propriedades na Escócia e sempre que podem eles fogem pra lá. Ex: Castelo Balmoral, Holyrood Palace, o Navio Britannia etc.

Aliás, deixa eu registrar que existem muitas curiosidades interessantes sobre a Escócia. Para ler Clique AQUI

 

Edimburgo e Arredores

Ao longo dessas 2 semanas, ficamos hospedados em 4 cidades diferentes, abrangendo assim toda a Escócia. Ficamos em Edimburgo, Inverness, Ilha de Skye e em Glasgow.

Em Edimburgo (a capital da Escócia) ficamos por 6 dias, porque além de conhecer a cidade, também tem muita coisa legal pra fazer nos arredores (área marcada de laranja no mapa abaixo)

Para ler sobre Edimburgo e sobre os passeios e castelos ao redor, clique nos links abaixo:

  Edimburgo

  Castelo de Edimburgo

  Calton Hill

  Leith e o Yacht da Família Real Britânica

  Hopetoun House

  Castelo Blackness

  Castelo Lilithgow

  Culross

  Falkland

  Stirling

  Castelo Doune

  Castelo Drummond

 

Para ver todos os Passeios próximos de Edimburgo, com as distâncias e tudo resumido Clique AQUI

 

Alnwick Castle / Hogwarts

O Castelo Alnwick fica na Inglaterra, mas bem próximo da fronteira com a Escócia. Para quem estiver hospedado em Edimburgo, acho bem interessante visitar o Alnwick num bate-volta de 1 dia. 

Se você for fã de Harry Potter vai gostar de saber que o Castelo Alnwick foi Hogwarts nos dois primeiros filmes de Harry Potter: A Pedra Filosofal (2001) e A Câmara Secreta (2002). 

A cena mais famosa rodada por lá é aquela que os alunos aprendem a voar de vassoura com Madame Hooch. 

O Castelo Alwick oferece aos visitantes "Uma aula de voo de Vassouras"!!! Eles emprestam as vassouras e a gente "aprende a voar" assim como os alunos de Hogwarts. É muito legal e divertido.

Além desse lance de Harry Potter, o castelo é muito bonito. Ele é enorme e tem muita coisa para ver e visitar dentro dele. Um passeio que SUPER vale à pena! Eu recomendo!

Para ler tudo sobre a visita no Castelo Alnwick clique AQUI

Assista no video abaixo, nossa aula de voo de vassouras! rs

 

Harry Potter na Escócia

Aproveitando o tema, quero enfatizar a importância da Escócia na criação de Harry Potter.

Harry Potter nasceu em Edimburgo!

Quando JK Rowling (a autora dos livros) se divorciou, ela foi morar com sua irmã em Edimburgo. Durante anos de estadia na cidade, ela foi inspirada por vários fatores ao escrever os livros. 

Para ler tudo sobre Harry Potter na Escócia clique AQUI

 

Outlander

Outra série de tv que gosto muito é Outlander. Usei a rota das locações de Outlander como referência para conhecer a Escócia. Mas você não precisa ser fã da série para fazer o mesmo roteiro. Independente da série, as locações estão concentradas nas principais atrações do país, lugares ricos em história e cultura. Então dá pra conhecer boa parte da Escócia usando o roteiro de Outlander. 

Se Outlander for do seu interesse, veja os links abaixo:

Assista ao video abaixo:

 

A Cultura do Whisky na Escócia

 Não dá pra pensar em ir à Escócia sem visitar alguma destilaria de Whisky né! Então o lance é o seguinte: As destilarias existem aos milhares e estão espalhadas pela Escócia inteira. Cada cidadezinha tem a sua. Existem as destilarias tradicionais, antigas e menores, que ficam nas cidades mais afastadas dos grandes centros, e tem aquelas que se preocupam mais em receber turistas, oferecendo boa estrutura para uma visitação, proporcionando um tour que conta direitinho a história do whisky no país, com direito à degustação no final. 

Tivemos a oportunidade de conhecer os dois tipos de destilarias, uma mais tradicional e outra mais turística. Para ver como é a visita em uma Deslilaria de Whisky na Escócia clique AQUI

 

Mary Stuart, a Rainha dos Escoceses

 Por todo canto da Escócia que a gente vá, sempre tem um fato relacionado com a Rainha Mary da Escócia. A vida de Mary Stuart é intrigante. Ela foi coroada rainha com apenas 6 meses de vida.

Para ler sobre a História de Mary Stuart, a Rainha dos Escoceses clique AQUI

 

Explorer Pass

Ao visitar a Escócia, muitos pontos turísticos são pagos e caros. Então é mais vantagem comprar o ticket que dá direito a entrar em várias atrações. Sai mais barato. Comprei o "Historic Scotland Explorer Pass". Pagamos 60 libras por pessoa, com direito a usar o passe por 14 dias. Vem com uma relação de vários castelos e atrações que dá direito a entrar com o passe. Ele é válido em toda a Escócia. Existem outros tipos de passes, tem que pesquisar na internet o que é mais interessante pra você, porque depende do número de dias que a gente fica no país.

 

Gaita de Fole

Apesar da Gaita de Fole não ter sido inventada na Escócia, é nela que a gente pensa qundo imagina um escocês vestindo Kilt. A cultura escocesa se apoderou da Gaita de Fole de tal maneira que não dá mais pra desvincular deles essa imagem. E por todos os lugares que a gente vá na Escócia, tem sempre um artista de rua tocando o instrumento. No meu post sobre Curiosidades da Escócia eu explico tudinho sobre a gaita. 

Assista ao video abaixo:

 

Highlands!

Depois de explorar bastante Edimburgo e os arredores, partimos para Inverness!

** Muitas pessoas me perguntam se vale à pena sair de Edimburgo, ir à Inverness e voltar no mesmo dia. Acho longe! Não recomendo. São 250 Km de distância, cerca de 3 horas e meia (de carro) para ir, fora as paradas pra café e banheiro. Chegando lá, tem que visitar os pontos turísticos rapidinho, e depois VOLTAR tudo de novo! Acho loucura, mas tem gente que faz, afffff

No nosso caso, preferimos ir para Inverness e nos hospedar lá pra curtir tudo com mais tranquilidade. Ficamos em Inverness por 3 dias.

Inverness é a capital das Highlands escocesas. É a maior cidade do norte da Escócia, mas mesmo assim é bem pequena e tranquila.

Para ler tudo sobre Inverness Clique AQUI

 

Abaixo são os passeios próximos de Inverness que eu recomendo:

  (9 Km) → Campo de Batalha de Culloden Moor 

  (11 Km) → Clava Cairns 

  (58 Km) → Destilaria de Whisky Glenmorangie 

 

Lago Ness

Sem dúvida, um dos passeios que as pessoas mais fazem quando vão às Highlands é visitar o Lago Ness. Então a gente entende o porque das histórias sobre as aparições do Montro Nessie!

Para ler tudo sobre o Lago Ness clique AQUI

 

Eilean Donan Castle

À caminho da Ilha de Skye, fica o Castelo Eilean Donan, que é o símbolo turístico da Escócia. Toda propaganda de viagem que te convida a conhecer a Escócia vai ter o Eilean Donan ilustrando tudo. É um lugar bastante visitado por lá e muito bonito também.

Aqui nesse link falo tudo sobre a visita ao Castelo Eilean Donan, clique para LER

 

Ilha de Skye

Depois de 3 dias explorando Inverness e região, partimos para a maravilhosa Ilha de Skye

Ela fica no extremo noroeste da Escócia. Esta é a região menos povoada da Europa Ocidental. Na ilha inteira vivem apenas 10 mil pessoas. As paisagens são magníficas, que vão de castelos medievais à praias com falésias impressionantes. A ilha é bastante procurada por quem curte turismo de aventura. 

Assista ao video abaixo:

 

Ficamos na Ilha de Skye por 3 dias. Vivemos muitas aventuras por lá. Sem dúvida foram dias inesquecíveis. Visitamos:

  • Portree
  • Old Man of Storr
  • Kilt Rock
  • Neist Point
  • Duvegan Castle

Está tudo registrado no post da Ilha de Skye, com fotos e filmes feitos com o nosso Drone. Só assim mesmo para conseguir retratar a beleza desses lugares.

Leia tudo sobre a Ilha de Skye, clique AQUI

 

Vale Glencoe e Glenfinnan

Depois de 3 dias explorando a Ilha de Skye, partimos em direção à Glasgow, mas antes passamos pelos Vales Glenfinnan e Glencoe, porque era caminho.

Esses vales ficam no coração das Highlands, uma das regiões mais bonitas da Escócia. Explosões vulcânicas e movimentações glaciares foram os responsáveis pela formação dessas terras, formando vales belíssimos, com rios, lagos e montanhas que nos encantam com paisagens de perder o fôlego, e não é exagero dizer isso.

Na série Harry Potter, o lago Shiel é o lago de Hogwarts. Aqui foram filmadas várias cenas com ajuda do computador. 

  Meus filhos imitando o "Duelo de Bruxos" rs

 

O Viaduto Glenfinnan também ficou famoso por causa de Harry Potter. Ele apareceu nas cenas em que o Ford azul de Rony sobrevoa o trem Expresso de Hogwarts para tentar alcançá-lo. 

Esses vales da Escócia foram bastante explorados nos filmes de Harry Potter, Outlander e 007 James Bond.

Para ler tudo sobre o Vale Glencoe e Glenfinnan clique AQUI

Assista ao video abaixo:

 

Glasgow

Saimos da Ilha de Skye, atravessamos os Vales Glenfinnan e Glencoe e chegamos em Glasgow no final da noite.

Ficamos hospedados em Glasgow por 3 dias. Se você puder escolher entre ficar em Glasgow ou Edimburgo, prefira Edimburgo. Não desmerecendo Glasgow claro! Mas achei Edimburgo turisticamente mais interessante, porque além da cidade, tem muita coisa nos arredores para visitar também. 

Glasgow fica à 74 Km de Edimburgo, cerca de 1 hora de carro. Ótimo passeio bate-volta para se fazer em 1 dia se caso você optar se hospedar em Edimburgo.

Desde o século 16, Glasgow se tornou um centro mercantil de muita importância no Reino Unido. Hoje é uma grande cidade, com uma uma vibe mais corrida e mais cosmopolita se comparar com outras cidades escocesas.

Para ler tudo sobre Glasgow e seus Pontos Turísticos clique AQUI

 

Trem de Edimburgo para Londres

No nosso 16º dia na Escócia, acordamos cedo e fomos para Edimburgo para devolver o carro alugado. Em Edimburgo pegamos um trem para Londres.

Ao invés de írmos de avião, preferimos pegar um trem. O preço do trem é quase o mesmo valor da passagem de avião, mas nós queríamos mesmo passar por essa experiência maravilhosa. A viagem é longa, 5 horas e meia! Mas as paisagens da janela fazem tudo valer a pena! 

Minha filha super no clima, lendo Harry Potter e tomando Cerveja Amanteigada... dentro do nosso "Hogwarts Express"!

O trem chegou em Londres na Estação King's Cross, a famosa da Plataforma 9 3/4 de Harry Potter. Foi bem legal passar por essa experiência também.

Para ler tudo sobre Harry Potter em Londres clique AQUI

 

E assim terminou nossa viagem pela Escócia, mas começou nossa estadia em Londres. Ficamos em Londres por mais 5 dias antes de voltármos para o Brasil. Em Londres fizemos muuuuitas coisas legais. Já estivemos na cidade várias outras vezes, mas sempre tem coisas legais pra fazer por lá.

Para ver o que tem de legal pra fazer em Londres clique AQUI

 

Se perdeu alguma coisa, abaixo deixo o link...

Todas as minhas publicações sobre a Escócia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.