Ilha de Capri

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

Ilha de Capri Faraglioni Giro del Insola Itália Costa Amalfitana Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

 

Capri é a ilha mais famosa da Itália. É muito pequena, só 6 quilômetros de extensão por 2 quilômetros de largura acredita? É uma ilha muito montanhosa, com poucas praias e um mar azul belíssimo. Fica no Golfo de Nápoles, na costa amalfitana. 

Capri é um luxo só! As grifes mais caras do mundo estão ali. É cheia de hotéis caros (com diárias à partir de mil euros!!). É em Capri que ficam as casas de Giorgio Armani, de Sophia Loren e a casa do dono da Ferrari. É onde o presidente da Itália passa suas férias (o navio presidencial fica ancorado lá!) 

Piazzetaa Ilha de Capri Costa Amalfitana Itália Blog da Ana Cassiano anacassiano

O passeio turístico mais famoso é o “Giro dell' Isola”, uma volta completa de barco por toda ilha, que dura 2 horas, e a gente vê de perto a fantástica costa, rica de enseadas e grutas. São tantas grutas no mar! E cada uma tem uma história (vou contar todas aqui no Blog). 

Capri é uma ilha muito bonita e intrigante, por causa das formações rochosas e da cor do mar, que é de um azul turquesa maravilhoso. 

Come-se muito bem na ilha. Entre as atrações, o suco de limoncelo (típico dessa região da Itália), os frutos do mar, as massas e a famosa Salada Caprese (Caprese = de Capri) tsc! Fizeram a relação?

É em Capri onde se encontra as mozzarellas mais gostosas (de leite de cabra!) e os mais deliciosos tomates (cultivados nos terrenos vulcânicos ao redor do vulcão Vesúvio). Por isso, a salada Caprese teve origem em Capri, aquela com tomate, mussarela, manjericão, azeite e sal, hummm delícia! 

A mussarela é de cabra, e na ilha tem várias.... Olha onde essa se meteu! As cabras de Capri ficam assim mesmo, nos rochedos, descansando e curtindo a vista para o mar. Coisa de cabra chic, kkkk. A gente vê um monte delas lá na ilha.

Obviamente, como Capri é uma ilha, só dá para chegar de barco. Tem barcos que saem dos portos de Sorrento e Nápoles todas as manhãs com destino à ilha. No final desse post eu explico como fazer.

 

Giro dell' Isola

É o passeio de barco ao redor da Ilha de Capri.

Assim que a gente chega na ilha, os barcos ancoram na Marina Grande. Logo de cara, a gente enconta bilheterias de diversas companhias de navegação, onde podemos comprar a passagem para a volta à ilha (o famoso "Giro Dell'Isola") que é uma das principais atrações de Capri. 

Uma das melhores formas de conhecer Capri é contornando a ilha via mar. Através do passeio "Giro da Ilha", temos uma panorâmica completa de Capri. 

Saiba Como são as Praias da Costa Amalfitana leia AQUI

A gente passa por baixo dos Faraglioni, uma formação rochosa no mar em forma de arcos. É o cartão postal da ilha. 

Tem também a Gruta Azul, uma pequena abertura na rocha, onde os barcos entram e a cor da água é florescente, uma maravilha! Lá dentro, os barqueiros cantam músicas italianas e o som ecoa nas paredes da gruta tornando a experiência inesquecível. Sem contar que é uma aventura entrar e sair da gruta, porque a entrada é muito pequena, tem que mudar para barquinhos menores em pleno alto mar!

Gruta Azul Ilha de Capri Costa Amalfitana Itália Giro dell Isola Blue Grotto Blog da Ana Cassiano

Além dessas atrações, o Giro pela Ilha de barco ainda revela outras surpresas maravilhosas, como a Gruta Verde e a formação rochosa que se parece com a imagem de Nossa Senhora. 

Para ver como é o passeio de barco Giro Dell'Isola ao redor da Ilha de Capri clique AQUI

 

Assista o video abaixo, nós entrando e saindo da Gruta Azul!

 

Vilarejos da ilha: Capri e Anacapri

Depois de uma volta completa de barco pela ilha, é hora de explorar o "miolo" de Capri, ou seja, os vilarejos. Na ilha existem apenas dois: Capri e Anacapri.

No porto de Capri (Grande Marina) fica a Estação do Funicular, com muitos restaurantes e lojas de produtos típicos ao redor. Pegamos o funicular para subir até o vilarejo de Capri. 

Assim que a gente sai do funicular, tem um terraço com uma vista linda do porto lá embaixo.

Esse terraço é a Piazzeta, a famosa praça de Capri. Como o nome diz, ela é bem pequena, mas é muito charmosa. Escolha um restaurante ou café e fique ali por um tempo observando o movimento e sentindo a atmosfera do lugar. 

      Prefeitura de Capri na Piazza Umberto I, que fica ao lado da Piazzeta.

 

     Prefeitura.

 

     A Igreja Santo Stefano fica ali espremidinha num cantinho da Piazza Umberto I.

 

Depois fomos passear pelas vielas ao redor, que são ruas estreitinhas cheias de das lojinhas charmosas.

Vielas de Capri na Ilha de Capri Costa Amalfitana Blog da Ana Cassiano anacassiano

Por toda Capri, as ruas e estradas são beeemmm estreitas. Não pode haver muitos carros. Então as pessoas andam de taxi, e todos são conversíveis. É um charme isso gente!

Pegue um taxi e vá até os Jardins de Augusto, um lindo lugar. Lá tem um lindo terraço que dá para observar os Faraglioni ao fundo. Depois desça pela Via Krupp até Marina Piccola.

Tem outros dois passeios que os turistas adoram fazer saindo da Piazzeta de Capri. Um é ir até o Monte Tiberio e visitar a Villa Jovis. Tem gente que vai à pé mesmo, tem trilhas e o caminho é muito bonito. São uns 2 quilômetros mais ou menos. O outro passeio é para o mesmo lado, através de trilhas também, até o Arco Naturale

     O Arco Naturale visto através da trilha feita à pé.

 

Anacapri

Pegamos um ônibus em Capri para conhecer Anacapri que fica na outra ponta da ilha. De Capri à Anacapri leva 25 minutos. São mini-ônibus, com poucos lugares. Um ônibus de tamanho normal jamais passaria pelas ruas e estradas estreitas da ilha. O terminal de ônibus de Capri fica na Piazza Martiri d'Ungheria, nos arredores da Piazzetta.

Ponto de ônibus em Capri indo para Anacapri Blog da Ana Cassiano Itália

O caminho até Anacapri é encantador. A estrada é cheia de curvas e a vista é maravilhosa. O terminal de ônibus de Anacapri fica na Piazza della Pace (mais conhecida como "Piazza Cimitaro"). Mas fomos mais adiante, até a Piazza Vittoria.

       Piazza Vittoria, em Anacapri.

 

Na Piazza Vittoria de Anacapri tem um teleférico. Pegue-o e suba até o alto do Monte Solaro. Chegando lá no topo é possível admirar todo o centro histórico de Capri, os Faraglioni e o monte Tiberio. Dá pra enxergar até "além da ilha"! A gente avista a Costa Amalfitana, o Golfo de Nápoles e Sorrento também. 

Ainda em Anacapri, na Villa di San Michele, tem a casa-museu do escritor sueco Axel Munthe, onde se encontram-se os restos arqueológicos colecionados ao redor do mundo e um terraço de frente para o mar infinito.

 

Como chegar na Ilha de Capri

Obviamente, como Capri é uma ilha, só dá para chegar de barco. Tem barcos que saem dos portos de Sorrento e Nápoles todas as manhãs com destino à ilha. No meu caso, peguei um barco em Nápoles porque estava hospedada lá. Tem muitas pessoas que fazem esse passeio em um dia! Dá para pegar o primeiro barco da mahã, passar o dia inteiro em Capri e voltar à noite. 

No verão, também existem saídas de Positano, Amalfi, Salerno e Ísquia, que são as principais cidades da Costa Amalfitana. Nessa época do ano, a região recebe muitos turistas e a demanda para Capri aumenta. 

Durante uma boa parte do ano, não é possível levar o carro ou a moto até Capri através das balsas. Só quem reside lá tem essa permissão, porque a ilha é pequena demais para suportar tanto tráfego. Mas é bom saber que na ilha inteira só existe uma única estrada e o transporte público é ótimo. 

Tem um site que vende as passagens de barco para Capri. De Nápoles à Capri custa em média 20 Euros por pessoa o trecho e a viagem dura cerca de 1 hora. Prefira os "Aliscafi" que são os barcos de alta velocidade. Eles são um pouco mais caros, mas fazem a viagem reder mais. Saia o mais cedo possível para aproveitar bem o dia! O site é esse →www.capri.com/pt/horario-balsas

 

Costa Amalfitana

A Ilha de Capri faz parte da Costa Amalfitana, que é uma das regiões mais bonitas do sul da Itália. São cidadezinhas lindas e charmosas unidas por uma estrada mais charmosa ainda. Para ler tudo sobre a Costa Amalfitana clique AQUI

 

Leia também:

Passeio de barco ao redor da Ilha de Capri

Nápoles

Pompéia

Subindo no vulcão Vesúvio

Outras cidades e passeios pela Itália

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.