↓ Choose the Language ↓ 

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified

Cachoeira de Presidente Figueiredo - Amazônia

Você conhece literalmente o sentido da palavra AVENTURA? Então deixa eu te explicar.

Nós alugamos um carro em Manaus um dia antes. No dia desse passeio, saímos do hotel às 6h da manhã. 

Pegamos uma estrada q corta a Floresta Amazônica sentido Roraima, a única (eu disse A ÚNICA) estrada q existe no meio do nada! A BR-174 é a única rodovia existente na região, e liga Manaus, Boa Vista (capital de Roraima) e Santa Elena de Uairén na Venezuela.

O GPS mostrava floresta por todos os lados! A gente é doido mesmo! Estrada de mão única, uma pista pra ir e outra pra voltar, movimentada e difícil para ultrapassar.

No caminho, uma parada pra café! Uma parada especializada em tapiocas! Quase morri de tanto comer, gente que delícia! Tapiocas enormes, servem duas pessoas tranquilamente. Como sou vegetariana, pedi uma com recheio de queijo branco com castanhas e um suco de taperebá pra beber. Também tinha bolo de macaxeira e outras coisas típicas.

Toda essa aventura pra chegar no vilarejo de Presidente Figueiredo, que fica à 2 horas de Manaus. Lá é uma região de cachoeiras magníficas, onde escolhemos passar o dia. 

A cidade não tem esse nome por causa do ex presidente do Brasil não. O nome do município homenageia João Batista de Figueiredo Tenreio Aranha, primeiro presidente da província do Amazonas no tempo do império.

Presidente Prudente Urubuí Floresta Amazônica Amazonas Cachoeira Blog da Ana Cassiano anacassiano

A região de Presidente Figueiredo despontou para o turismo ecológico em razão de sua fartura de águas, selva, recursos naturais, cavernas e cachoeiras. O Ministério do Turismo catalogou mais de cem quedas d'água no município, muitas delas exploradas economicamente através do ecoturismo.

Avenida em Urubuí, cheia de restaurantes de peixes e comidas típicas do Amazonas.

Em Urubuí, que é praticamente um bairro de Presidente Figueiredo, tem umas corredeiras que formam uma piscina natural. Mas como é uma área pública e gratuita, fica muito lotado, principalmente nos finais de semana. Essa foto eu tirei em dia de semana.

 

Infelizmente, o município de Presidente Figueiredo também é conhecido pela usina hidrelétrica de Balbina, cujas obras foram responsáveis por uma das maiores catástrofes ambientais da história do Brasil. Ô Meu Deus do Céu, que tristeza...

Mas vamos falar de coisas boas, no caso, da Cachoeira de Iracema.

 

A Cachoeira de Iracema

Localizado à 8 Km do município de Presidente Figueiredo, no KM 998 da rodovia BR-174, fica o Parque Ecológico Iracema Falls. O parque tem um complexo turístico que abrange cachoeiras, trilhas, grutas, uma pousada e um restaurante. Quem não está hospedado no hotel paga taxa para entrar. Mas é barato, 10 reais por pessoa. 

Quando a gente chega, encontra uma guarita que controla a entrada dos carros e faz a cobrança da taxa.

O estacionamento.

Depois de estacionar o carro, a gente se depara com essa clareira para entrar! E seja o que Deus quiser! rs

Andamos por cerca de 2km pela mata antes de chegar na cachoeira. No caminho, vemos grutas e alguns trechos com passarelas de madeira para facilitar a caminhada.

Há milhões de anos atrás, a Amazônia já foi fundo de mar e andando pela floresta encontramos várias rochas sedimentares que formam grutas, uma coisa impressionante. Nunca imaginei isso! Ahhhh, e o chão é de AREIA! Como o fundo do mar mesmo. Por isso que os índios andam descalços, porque não machuca.

Chão de areia.

 

Essa gruta se chama Palácio do Galo da Serra, nome de um pássaro típico da região.

 

No meio da mata, a Júlia me pergunta: "Mãe, onde tem banheiro?" (??????) Eu quase matei né. "Tá pensando que cê tá num shopping Júlia?"

A mata ia ficando cada vez mais fechada, e eu pensava: Se aparecer uma ONÇA, o que eu faço? rs

As placas advertem: Não nos responsabilizamos por acidentes... Gente, como eu sou louca! No meio da mata, no meio do nada, com minha filha e um grupo de amigos, sem hospital, sem socorro, sem resgate! Se aparecesse uma cobra? Ou onça? Nossa, quanto risco que a gente corre pra viver essa aventura.

A outra cachoeira tem nome de cobra. Affff, adivinha porque né! 

E por falar em cobra, olha como as raízes das árvores lembram cobras gente! Pelo amor de Deus, o que que eu tô fazendo aquiiiiiii?!!!

Ufa, pelo menos um nome de animal não perigoso.

 

E depois de uma longa caminhada, FINALMENTE a Cachoeira de Iracema apareceu na nossa frente!

A Cachoeira de Iracema é uma bela queda d’água de 8 metros de altura, situada em um cenário paradisíaco, bem no meio da mata. 

No período de chuvas e cheias dos rios, de março a julho, a cachoeira recebe um volume enorme de água, ficando mais bonita, porém mais perigosa para banho por conta da forte correnteza. 

Peguei essa foto na internet pra mostrar como a cachoeira fica no período de chuvas! Deus me livre!

 

O período mais propício para curtir a cachoeira é de setembro a janeiro, quando se formam piscinas naturais e é possível tomar banho embaixo da queda d’água. E foi nesse período que eu fui.

Cachoeira de Presidente Figueiredo Amazonas Floresta Amazônica Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

Parque Ecológico Iracema Falls Cachoeira de Presidente Prudente Amazonas Amazônia Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

A água do rio tem uma coloração avermelhada (ou marrom, sei lá). Apesar da cor, a água é limpa.

 

As águas escuras dos rios da Amazônia possuem grande quantidade de substâncias orgânicas dissolvidas vindas dos solos arenosos adjacentes aos rios, que possuem vegetação rica em húmus. O húmus é uma decomposição de matéria orgânica, ou seja, restos de animais e plantas mortas. Portanto, é o húmus que, quando carregado para dentro do rio com as chuvas e inundações, dá a cor escura à água. 

 

Importante:

Não se esqueça que para chegar até o carro, tem que voltar por toooodooo aquele caminho da mata de novo! Então não se empolgue e não perca a noção do tempo, senão vai atravessar a mata anoitecendo, Deus me livre! E depois que chegar no carro, ainda tem uma longa estrada pela frente até Manaus.

O complexo turístico fica aberto todos os dias da semana. A entrada é permitida à partir das 8h. É proibido levar bebidas alcoólicas.

 

Assista no video abaixo: Nadando com Botos Cor-de-Rosa, Dançando com índios Tatuyós, Nadando na Cachoeira de Presidente Figueiredo (no minuto 1:28 do video), Encontro das águas Rio Negro e Solimões e Passeio de Barco nos Rios da Amazônia.

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.