↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Templo Odsal Ling - São Paulo

Templo budista Odsal Ling São Paulo Dalai Lama Templos asiáticos em São Paulo Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br

Odsal Ling é um templo budista tibetano localizado em Cotia, a 30km de São Paulo. Faz parte da tradição Nyingma Vajraiana. É ligado ao templo Khadro Ling que fica em Três Coroas-RS. 

O Budismo Tibetano emprega práticas de meditação na forma de elaborados rituais, com leitura de Saddhanas (textos litúrgicos). Os monges seguem os ensinamentos dos seus mestres, que no caso do tibetano, é Dalai Lama ("Lama" significa mestre).

O templo Odsal Ling surgiu com a visita de uma monja que resolveu ficar no Brasil para semear os ensinamentos budistas tibetano. Adquiriram este local porque lembra as montanhas e a vista do Himalai, porém aqui no Brasil, em outras proporções, com vista para o verde (no Himalaia, a vista é para a neve). 

Por ficar próximo ao templo Zu Lai, acaba formando um interessante polo de budismo e turismo nos arredores de São Paulo. O Odsal Ling mantém uma agenda constante de práticas, retiros e ensinamentos. É ótimo para relaxar e ter momentos de tranquilidade. É um templo aberto ao público em geral. 

Ao chegar no templo, somos recepcionados por uma guia local, que explica um pouco sobre alguns dos mandamentos e ensinamentos desta filosofia milenar. As pinturas nas paredes, as mandalas, as estátuas, todos os detalhes, foram feitos por Budistas, pintados ou esculpidos a mão. É um templo autêntico da arquitetura tibetana, com toda a sua riqueza de cores e de ornamentos. 

Ao subir a escadaria, está o enorme Buda Deitado, que nos mostra que, mesmo sendo superiores, somos passageiros. Isto é o ensinamento da impermanência. 

A bela sala de meditação conserva todo o ritual, as crenças, os mantras, os budas e o respeito. 

No Templo tem duas rodas dos sinos que batem conforme a gente caminha ao redor deles. São os mantras do Bem e os do Mal, pois não podemos esquecer que existem os dois, e precisamos saber lidar com eles com sabedoria. 

No video abaixo, eu mostro o sino rodando e o barulho que ele faz. Assista:

 

O templo é aberto para visitação apenas aos sábados, domingos e feriados. Lá eles servem almoço com opções vegetarianas. Tem uma lojinha que vende produtos relacionados ao budismo e tem também uma pousada, caso alguém se interesse em ficar hospedado por lá. 

“O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações; mas no viver sabiamente e seriamente o presente momento.” Shakyamuni

 

O link oficial do Templo é esse. Nele você encontra a programação dos mantras e das meditações, além de endereço e outras informações úteis. www.odsalling.org/sobre-nos/centros-de-pratica-2/templo-odsal-ling/

 

Conheça outros Templos em São Paulo 

Nesse link, vc encontra os principais templos da cidade de São Paulo. Clique AQUI 

 

Leia também:

Tudo de legal que tem para conhecer na cidade de São Paulo

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.