Vale do Rio Reno e Rio Moselle

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

O Vale dos Castelos fica na região oeste da Alemanha, perto de Frankfurt. O rio Moselle se encontra com o rio Reno em Koblenz (pico do "triângulo" no mapa abaixo). É um roteiro cheio de cidades lindas com seus castelos maravilhosos.

 Há um monumento em Koblenz que se chama "Deutsches Eck" (Esquina Alemã) que marca exatamente onde os rios se encontram. 

 

A explicação para tantos castelos nessa região se dá ao fato de que, antigamente a Alemanha era formada por vários reinos, e eles se instalavam às margens dos rios, por causa da água e da locomoção. Ao longo da história, esses reinos foram se unindo, virando cidades maiores, se organizando em estados, até virar um país, que é a Alemanha hoje. 

Para você ter uma noção da quantidade de castelos que tem ao longo do Rio Reno, dá uma olhada nesse mapa:

Olha o mapa inteiro! É do meu tamanho!

Como se não bastasse o rio Reno já ser lindo, ainda tem o afluente dele (o Rio Moselle) que é maravilhoso também. Os dois rios juntos formam um vale cheio de castelos e paisagens estonteantes. 

O mapa abaixo mostra os principais castelos do rio Moselle:

 

TOPOGRAFIA DOS RIOS

O rio Reno nasce nos Alpes na Suíça, passa pela França, atravessa a Alemanha e desemboca no mar na Holanda. 

O rio Mosel nasce na França, passa por Luxemburgo e na Alemanha desemboca no rio Reno em Koblenz. 

E o Vale dos Castelos da Alemanha, de onde estou falando nesse post, fica na faixa rosa do mapa abaixo:

O Vale dos Castelos é uma região de muitas vinícolas, principalmente de uva Riesling, que dá um ótimo vinho branco e um apreciado "Sekt" (champagne em alemão). 

 Castelo Stahleck, em Bacharach

 

 Castelo Thurant, em Alken

 

Castelos maravilhosos + um ótimo vinho... Tudo junto num mesmo lugar, já imaginou? 

 Castelo Gutenfels, Kaub

 

 Rüdesheim

 

Feliz do barco que passa por aqui. A vista é de matar! Tem castelo pra todo lado!

 Cidade de Hatzenport, Rio Mosel

 

 A linda cidade de Oberwesel (Rio Reno) com sua igreja vermelha. E no alto da colina, o Castelo Schönburg

 

Apesar de serem antigos, (muitos deles são medievais) os castelos ainda estão lá, preservados para contar essa história. E muitos deles são da mesma família desde sua fundação, herdeiros de "sangue azul", que por lei têm o direito de explorar turisticamente o local e preservar essa beleza toda. 

 Cidade de Kaub, com o Castelo Gutenfels no alto e o Burg Pfalzgrafenstein no meio do Rio Reno

 

 Burg Eltz, na cidade de Wierschem, Rio Mosel

 

 Castelo de Cochem, também no Mosel

 

E por falar em turismo, ele é muito forte por aqui. Mas com tanta beleza, não poderia ser diferente. Barcos cheio de turistas transitam pelos dois rios, com paradas nas cidades principais, um roteiro de sonho. Muito procurado também por casais em Lua-de-Mel. 

 Sankt Goar, Rio Reno

 

 Navios ancorados em Rüdesheim

 

 A cidade de Boppard

 

Há muitos hotéis e hospedagens ao longo dos rios. Alguns deles bastante especiais, pois muitos castelos também funcionam como hotéis. Já pensou se hospedar em um castelo?

 Burg Gutenfels

 

 Castelo Katz

 

 O castelo de Bacharach é um albergue, com hospedagens baratas!

 

Esse roteiro pode ser feito de barco ou de carro, margeando os rios pela estrada, que também nos proporciona paisagens belíssimas.

 Oberwesel

 

 Kobern-Gondorf

 

As principais Cidades e seus Castelos

Eu fiz o trajeto de carro. Fui margeando os rios e parando nas cidades mais legais. Vou mostrar um pouquinho do meu percurso:

 

Rüdesheim

Rüdesheim fica à 63 Km de Frankfurt. É a 1ª cidade da Rota dos Castelos do Rio Reno. É uma cidade bem bonitinha, típica alemã, com o centro histórico bastante visitado por turistas, principalmente no verão.

A maior atração de Rüdesheim é o passeio de teleférico, que atravessa a encosta dos vinhedos e sobe até o Monumento Niederwald que fica no pico da colina. Um passeio imperdível.

Para ler tudo sobre Rüdesheim clique AQUI

 

Bacharach

Bacharach é outra linda cidade às margens do Rio Reno. A principal atração da cidade é o Castelo Stahleck. Lá do alto temos o privilégio de desfrutar dessa maravilhosa vista do vale do rio e dos vinhedos.

 Minha família.

 

Não paga para visitar o castelo (que na verdade é um albergue). Pode circular lá dentro à vontade. 

Bacharach é uma cidade pequena e bem charmosa. Tem muitos hotéis, pousadas e restaurantes. É uma parada estratégica dos barcos de turistas que navegam pelo rio Reno em cruzeiros.

Para ler tudo sobre Bacharach clique AQUI

 

A Sereia Loreley

Na cidade de Sankt Goar, às margens do rio Reno, há um rochedo que conta a lenda de Loreley, a Sereia do rio.  

Esse ponto do Reno é profundo e estreito, e os acidentes fluviais eram constantes. Goar virou santo de tanto cuidar dos marinheiros feridos nos naufrágios. Por isso o nome da cidade "Sankt Goar".

Isso deu origem à lenda: 

"Loreley era uma linda garota que queria se suicidar porque seu amor era infiel. O bispo da cidade conseguiu convencê-la a ir para o convento, em vez de se matar. Ela concordou, mas no caminho, parou no alto do penhasco para dar a última olhada em direção ao castelo do amado. Quando viu o infiel sair cavalgando feliz e sem remorso, mudou de ideia e se jogou no rio. Dizem que seu espírito ficou vagando pelo rochedo. Ela ficava sentada na rocha, penteando os longos cabelos e cantando para atrair os marujos ao naufrágio. Tudo para se vingar dos homens."

Essa lenda já existe há séculos!

 A pequena estátua da sereia fica na ponta de uma ilha fina e comprida, bem no meio do rio Reno.

 

  A estátua fica aqui! Foto de Angela Meyer.

 

Nessa ilha também tem um toten, tipo uma pedra de pé, com o leito do rio gravado nela.

Em frente à estátua tem um rochedo bem alto, com um mirante de observação no topo: "O Rochedo da Sereia"! Podemos chegar lá de carro (tem uns mais animados que sobem à pé mesmo) para apreciar a vista maravilhosa do rio.

 Fotos lá do alto do rochedo da minha linda amiga sereia Márcia Bartho.

 Tem uma cadeira feita de pedra que marca onde a sereia cantava para enfeitiçar os marujos, rs

 

Essa história da sereia já virou poema e música, mundialmente conhecidos. Mas a maior homenagem é sem dúvida a do filme “Os Homens Preferem as Loiras“, cuja personagem vivida por Marilyn Monroe chamava-se Loreley Lee, uma referência às características de femme fatale existentes em torno da lenda da sereia do rio alemão.

Quem gravou a música "Lorelei" foi o grupo alemão Scorpions. Assista um cover do grupo tocando a música nesse video www.youtube.com/watch?v=2EO9-BghIb4

Além da sereia, dois belos castelos também enfeitam a paisagem da cidade de Sankt Goar, o Burg Katz e o Burg Rheinfels.

 Burg Katz

 

 Burg Rheinfels.

 

Kaub

Kaub é uma cidade que, por causa dos bancos de areia nessa parte do rio, era chamada de "Perigo Selvagem".

Há um banco de areia e rocha bem no meio do rio Reno onde tem um castelo, o Burg Pfalzgrafenstein, que é uma construção medieval do século 14 em formato de navio. 

Até o século 19, o Burg Pfalzgrafenstein teve uma função alfandegária. Os barcos que passavam por ali tinham que pagar pedágio para a coroa. No castelo só moravam homens, cerca de 30. Hoje o Burg funciona como museu e pode ser visitado.

 Burg Pfalzgrafenstein

No alto da encosta de Kaub tem outro castelo lindo, o Burg Gutenfels do século 11. Ele também atuava como vigília de pedágio de barcos. Hoje funciona como um hotel.

 Burg Gutenfels

 

Cochem

Às margens do Rio Moselle fica a cidade medieval de Cochem, com seu lindo castelo neogótico do século 11 e morros cobertos de vinhedos. Parece um sonho!

A cidade é linda, uma delícia para passear. É parada obrigatória para quem faz cruzeiros de barco pelo rio Moselle. A cidade é muito turística e bastante visitada. Tem uma forte cultura do vinho. Indo lá, tem que degustar o vinho da região!

Para ler tudo sobre Cochem clique AQUI

 

Burg Eltz

O Burg Eltz fica no vale do rio Mosel. É o terceiro castelo mais visitado na Alemanha. O primeiro é o Neuschwanstein Schloß e o segundo é o Castelo de Heidelberg

O Burg Eltz é impactante! Fica escondido no fundo de um vale, no meio da exuberante Floresta Eltz.

O passeio pelo castelo é incrível. Tem um pátio medieval lindíssimo, tesouros e aposentos do século 15 super bem conservados. Um lugar inesquecível.

Para ver tudo sobre o Burg Eltz e a visitação pelo castelo clique AQUI

 

Alken

A atração da cidade de Alken (Rio Mosel) é visitar o Castelo Thurant. É um castelo do século 13 de propriedade particular. A própria família administra o local e cobra uma pequena taxa de visita (4 euros). É um lugar muito bonito e claro, rodeado por vinhedos.

 

Hubertushöhe / Eulen-Pavillon

Num trecho da estrada Rhein-Mosel-Straße, na altura da cidade de Brodenbach, tem um mirante de observação muito especial, o Eulen-Pavillon. Dele temos uma vista linda do Rio Mosel lá embaixo, e das cidades Brodenbach e Hatzenport ao longe. 

Eulen em alemão significa "coruja", símbolo do conhecimento. Por isso tem uma pequena estátua de coruja em cima da cabana de observação. Ao lado tem um mapa explicando a vista.

É uma parada obrigatória quando a gente faz esse roteiro de carro. É um mirante bem bonito, com umas mesas de pic nic para as pessoas comerem enquanto apreciam a paisagem.

 

Campos de Cânolas

E como se a beleza das cidades e dos castelos já não fosse suficiente, ainda tem os Campos de Cânolas...

Quando a gente faz a rota dos castelos de carro, para atravessar do rio Reno para o rio Mosel, temos que passar por uma região com estradinhas bucólicas e belíssimas. É uma região bem rural, com propriedades pequenas que cultivam vinhedos e a cânola (em alemão se chama Raps)

Cânola é essa florzinha amarela de onde é extraído o óleo usado na culinária e como biodiesel também. Os campos de cânola são de um amarelo brilhante e deixam a região do vale dos castelos ainda mais bonito. Os campos florescem duas vezes no ano: em abril e outubro. 

A estrada onde se concentram o maior número de campos de canolas é a Rhein-Mosel-Straße, que liga a cidade de Boppard (no rio Reno) à cidade de Brodenbach (no rio Mosel).

 

Trier

Depois de passar pela França e Luxemburgo, o rio Mosel chega na Alemanha pela cidade de Trier. 

Trier é a cidade mais antiga da Alemanha. Foi fundada no século I a.C. pelo imperador Augusto de Roma. Nos séculos 3 e 4, Trier foi sede do Império Romano. 

A cidade se orgulha de sua rica herança arquitetônica, por exemplo, a Porta Nigra, que é uma antiga ruína romana. 

Trier é cidade natal de Karl Marx, cuja residência familiar é hoje um museu.

 Centro histórico de Trier

 

Sugestão de Roteiro

Principais cidades do Rio Reno

  • Rüdesheim
  • Bingen
  • Lorchhausen
  • Bacharach
  • Kaub
  • Oberwesel
  • Sankt Goar
  • Boppart 
  • Koblenz (onde os rios se encontram)

 

Principais cidades do Rio Mosel

  • Kobern-Gondorf
  • Alken
  • Brodenbach
  • Hatzenport
  • Wierschem (Burg Eltz)
  • Cochem
  • Trier

 

Publicações Relacionadas:

Rüdesheim am Rhein

Bacharach

Cochem, a pérola do Rio Mosel

Burg Eltz, o 3º castelo mais visitado da Alemanha

Outras cidades e passeios pela Alemanha

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.