Edimburgo Escócia - Parte 2

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

Esse post é uma continuação. Para ler Edimburgo Parte 1 clique AQUI

 

 

Palácio Holyrood House

(Preço: £24,50 castelo + jardim + galeria da rainha)  Site oficial →https://www.rct.uk/visit/palace-of-holyroodhouse

A Royal Mile liga o Castelo de Edimburgo ao Palácio Holyrood House. Um fica numa ponta e o outro fica na outra. O Palácio Holyrood é onde Mary, Rainha dos Escoceses, se casou e morou. Tem um significado histórico muito importante para os escoceses. 

Apesar de ficar na Escócia, o Palácio de Holyrood é o favorito da realeza britânica há séculos. A Rainha Elizabeth II costuma ficar no palácio entre o final de julho e começo de julho. O palácio fecha no período em que a rainha vai passar férias na Escócia (alguns dias de maio, junho e julho). Se nenhum membro da família real estiver hospedado, é possível visitar o interior do palácio. 

Durante a visita é possível conhecer os aposentos reais, quartos históricos da Rainha Mary da Escócia, ruínas da antiga abadia agostiniana, uma parte dos jardins do palácio e Galeria da Rainha em Holyroodhouse. O Palácio Holyroodhouse não possui a mesma decoração suntuosa do Palácio de Buckingham, mas vale à pena visitá-lo. 

Os aposentos da Rainha Mary: No século 16, durante o período em que a Rainha Mary morou no palácio, ela estava grávida do seu único filho quando entraram no seu quarto e assassinaram seu amigo David Rizzio à facadas bem na sua frente. Rizzio era gay, mas Lord Darnley marido de Mary não achava isso e mandou mató-lo por ciúmes. Mary ficou bastante abalada e seu casamento começou a desmoronar por causa disso.

  Assassinato de David Rizzio, Tela de William Allan.

A história de vida da Rainha Mary da Escócia foi bastante intrigante. Para ler clique AQUI

 

Victoria Street

A Victoria Street é uma rua bem charmosa do centro histórico de Edimburgo. Ela foi construída em 1829. É uma rua de paralelepípedos cheia de lojinhas coloridas. 

Vistoria Street Edimburgo Escócia Tour Harry Potter Escritora JK Rowling anacassiano.com.br Ana Cassiano Blog da Ana anacassiano Escritora de Viagens

É uma rua famosa por ter sido a principal inspiração de JK Rowling (escritora da série Harry Potter) para criar o Beco Diagonal. Na rua tem uma parede com uns escritos que explicam isso.

O local tem uma lenda do passado que fala de um homem que era considerado bruxo e sua casa era mal assombrada. Se você se interessa por Harry Potter e quer saber mais detalhes sobre isso Clique AQUI

As lojas da rua são quase todas inspiradas nesse tema de bruxaria, e vendem tudoooo sobre Harry Potter. Tem que entrar para conhecer, mesmo que não compre nada.

Do outro lado da rua, tem uma loja do mesmo tema que se chama Museum Context (Victoria Street nº40). Do lado de fora na parede tem uma placa onde está escrito: “Nesse dia 5 de setembro de 1782 nada aconteceu” ... ... Não tem nada a ver com Harry Potter, mas me chamou a atenção e fui pesquisar.

Na internet, encontrei algo que talvez faça sentido: É uma teoria dizendo que 1782 foi na verdade, um erro de digitação. O certo seria 1752, porque nessa data, o Império Britânico mudou do calendário juliano para o calendário gregoriano, e os dois estavam em desacordo em 13 dias. Então eles simplesmente apagaram os dias 2 à 14 de setembro, e esses dias passaram a não existir mais na história do Império Britânico. Por isso que tudo que aconteceu nesses dias, “não aconteceu”   A placa diz "on this site sept.5.1782 nothing happened"

 

Descobri que essa placa é vendida até em sites online, tipo Amazon e Ebay, e existem várias delas espalhadas por paredes e muros pelo Reino Unido. Segundo a Wikipedia, em 5 de setembro de 1782 houve uma grande batalha entre 3 navios durante a Guerra da Independência Americana, que terminou sem vencedores, porque todos ficaram bastante danificados. Mas seria só esse o motivo dessa placa ter virado “meme”? Sim, porque no mínimo a gente cai na gargalhada quando à lê. Não deixa de ter um fundo de humor. 

Na internet, encontrei algo que talvez faça sentido: É uma teoria dizendo que 1782 foi na verdade, um erro de digitação. O certo seria 1752, porque nessa data, o Império Britânico mudou do calendário juliano para o calendário gregoriano, e os dois estavam em desacordo em 13 dias. Então eles simplesmente apagaram os dias 2 à 14 de setembro, e esses dias passaram a não existir mais na história do Império Britânico. Por isso que tudo que aconteceu nesses dias, “não aconteceu” aloka.

A Knights Vault é outra loja bem legal da rua Victoria Street. Ela vende souvenirs ligados á cavaleiros medievais, castelos etc. Esse na porta é o personagem Jamie Fraser da série Outlander (que se passa na Escócia). Em Edimburgo, quase tudo é relacionado à Harry Potter ou Outlander.  A Knights Vault é outra loja bem legal da rua Victoria Street. Ela vende souvenirs ligados á cavaleiros medievais, castelos etc. Esse na porta é o personagem Jamie Fraser da série Outlander (que se passa na Escócia). Em Edimburgo, quase tudo é relacionado à Harry Potter ou Outlander.

 

Grassmarket Square

Esta é uma praça que fica no final da rua Victoria Street. É cheia de restaurantes e pubs, é um lugar bacana para sentar e beber, vendo o movimento de turistas e moradores. A praça já foi local de execução pública, mas do passado tenebroso só restou o nome de alguns pubs ali que fazem referência ao fato.

 

National Museum os Scotland

Endereço: Chambers Street (Abre diariamente de 10h às 17h) Grátis! Site oficial → https://www.nms.ac.uk/national-museum-of-scotland/

Lembra da ovelha clonada Dolly? Pois ela está empalhada neste museu. 

Lembra da ovelha clonada Dolly? Pois ela está empalhada neste museu.

A ovelha Dolly foi clonada em 1996 por cientistas do Instituto Roslin na Escócia. Foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso à partir de uma célula adulta. Dolly viveu por 7 anos e teve uma vida normal. Chegou a dar à luz a seis filhotes. Ao completar 6 anos, Dolly apresentou um quadro de doença pulmonar progressiva, relacionada a um tipo de envelhecimento precoce. Em 2003, Dolly foi sedada e sacrificada por medicamentos, para evitar uma morte dolorosa devido à sua infecção pulmonar incurável. Seu corpo foi empalhado e desde então está exposto no Museu Nacional da Escócia em Edimburgo. 

O nome Dolly é uma referência ao nome da atriz e cantora americana Dolly Parton, que além da carreira de sucesso, promove ações filantrópicas. A atriz ainda é viva (2020) e está com 74 anos. 

O Museu Nacional da Escócia é um dos mais famosos museus do Reino Unido e foi fundado no século 19. Ele tem um acervo bem diversificado e conta muito da cultura e história do país, mostrando suas tradições e até inovações tecnológicas. Funciona num prédio bem bonito e aconchegante.

 

Estátua do Cão Bobby

Endereço: 30, Candlemaker Row (em frente ao Museu Nacional da Escócia) 

Bobby foi um cão da raça skye terrier que viveu entre 1855 e 1872. Ele se tornou conhecido em Edimburgo por ter ficado 14 anos seguidos vivendo ao redor do túmulo de seu dono, John Gray, que está enterrado no Cemitério Greyfriars. A estátua fica numa esquina em frente ao cemitério.

  Placa na entrada do cemitério.

 

A estátua que homenageia Bobby se tornou uma atração turística de Edimburgo. Todo mundo quer passar a mão no focinho do cão, que já está com a cor desbotada por causa disso.

Bobby foi um cão da raça skye terrier que viveu entre 1855 e 1872. Ele se tornou conhecido em Edimburgo por ter ficado 14 anos seguidos vivendo ao redor do túmulo de seu dono, John Gray, que está enterrado no Cemitério Greyfriars. A estátua fica numa esquina em frente ao cemitério.

A estátua fica em frente ao pub que leva o seu nome.

Mas tem que procurar com atenção, porque a estátua é bem pequena. De longe quase não dá pra ver.

O cão Bobby morreu aos 16 anos de idade e também foi enterrado no cemitério Greyfriars. Essa história é muito conhecida na Escócia, e já foi contada em livros e filmes. 

Aconteceu um caso igualmente famoso no Japão. O cão Hachiko ia buscar seu dono na estação do metrô de Shibuya em Tóquio todos os dias, e mesmo depois que o dono morreu, o cão continuou indo na esperança que ele aparecesse. Hachiko também tem uma estátua em sua homenagem no metrô Shibuya em Tóquio. 

 

Cemitério Greyfriars Kirkyard

O túmulo de Bobby fica logo na entrada do cemitério, em frente à igreja.

Muitas personalidades escocesas estão enterradas aqui. O cemitério na verdade pertence à igreja Greyfriars, que leva o nome do antigo mosteiro franciscano dissolvido em 1559 e que ficava no mesmo lugar. Esse terreno foi doado pela Rainha Mary Queen of Scots em 1562 para substituir o cemitério da igreja St Giles que já estava cheio. A Greyfriars Kirk foi a primeira igreja a ser construída em Edimburgo após a Reforma religiosa. Ela data de 1602.

O lugar é como um parque, bastante bonito. É aberto ao público e a entrada é grátis. Apesar de ser um cemitério, fica em uma região movimentada e turística de Edimburgo e está cercado de casas. É área de passagem para cortar caminho entre uma rua e outra, por isso está sempre cheio de pessoas, mesmo que não seja a intenção delas de visitar um cemitério.

Muitas personalidades escocesas estão enterradas aqui. O cemitério na verdade pertence à igreja Greyfriars, que leva o nome do antigo mosteiro franciscano dissolvido em 1559 e que ficava no mesmo lugar. Esse terreno foi doado pela Rainha Mary Queen of Scots em 1562 para substituir o cemitério da igreja St Giles que já estava cheio.

** Se você é fã de Harry Potter, precisa saber mais sobre o Cemitério de Greyfriars, porque ele serviu de inspiração para a escritora JK Rowling criar os personagens da série. Leia AQUI 

 

John Knox House

Endereço: 58 High Street  Preço → £6 

John Knox foi um religioso escocês que liderou a revolução calvinista no século 16. Essa casa da esquina está associada a um dos momentos mais dramáticos e turbulentos da História escocesa - a Reforma Religiosa. John Knox era protestante e a Rainha Mary era católica. Essas duas frentes dividiram a Escócia e resultou na eclosão da guerra civil e na abdicação da Rainha Mary ao trono.

John Knox foi um religioso escocês que liderou a revolução calvinista no século 16. Essa casa da esquina está associada a um dos momentos mais dramáticos e turbulentos da História escocesa - a Reforma Religiosa. John Knox era protestante e a Rainha Mary era católica. Essas duas frentes dividiram a Escócia e resultou na eclosão da guerra civil e na abdicação da Rainha Mary ao trono. 

Knox morou na casa por pouco tempo, mas enquanto isso usava a pequena janela do primeiro andar para pregar suas idéias protestantes para as pessoas que passavam na rua. 

Essa casa é um edifício medieval que data de 1470. Hoje funciona como um museu administrado pela igreja da Escócia e conta a história da Reforma mostrando como as pessoas viviam há 400 anos atrás. O prédio ao lado é o Scottish Storytelling Centre, onde o público pode assistir à performances ao vivo e visitar exposições.

Durante uma escavação da casa, foram encontradas enterradas na parede cápsulas do tempo do ano de 1840 que descrevem como a casa foi salva da destruição. Uma dessas cápsulas é exibida na janela.

 

The World's End

Endereço → Pub World's End: High Str, 2-8 

The World’s End é um Pub bem antigo e tradicional. Quando Edimburgo era uma cidade medieval murada, essa taberna era um dos últimos edifícios dentro dos limites da cidade, por isso o nome. Essa explicação fica escrita na parede externa do pub. 

The World’s End é um Pub bem antigo e tradicional. Quando Edimburgo era uma cidade medieval murada, essa taberna era um dos últimos edifícios dentro dos limites da cidade, por isso o nome. Essa explicação fica escrita na parede externa do pub.

A taberna oferece comida escocesa tradicional, uísque e cerveja local; então o Fim do Mundo nem é tão ruim assim, rs.

** Se você é fã da série Outlander, já deve saber que essa taberna apareceu em algumas cenas importantes. Clique aqui para ver!

 

Tolbooth Jail

Endereço: 167 Canongate

Na série Outlander, na rua Canongate em frente ao Tolbooth Jail, foram feitas as tomadas de Edimburgo no século 18, com ajuda do computador é claro.

O Tolbooth foi construído em 1591 e teve muitas funções, servindo como tribunal, prisão e ponto de encontro do conselho da cidade. O prédio foi construído para Sir Lewis Bellenden, o encarregado da justiça do burgo, e suas iniciais ainda podem ser vistas sobre o arco de Tolbooth Wynd. 

Como o principal edifício público da rua Canongate, foi projetado para parecer impressionante e expressar o orgulho do burgo em sua longa história. Próximo a ele fica o prédio do tribunal, com uma escada que leva à entrada principal no primeiro andar. Em 1884, o relógio foi adicionado a fachada prédio. 

Hoje, o Tolbooth é um museu, a "História do Povo", contando a história do povo de Edimburgo durante centenas de anos. Nele tem uma cela permitindo aos visitantes conhecerem uma prisão do século 17.

 

Igreja Canongate Kirk

Endereço: 153 Canongate 

Importante igreja de Edimburgo, que serve como a igreja oficial do Castelo de Edimburgo e do Palácio Holyroodhouse. Ela foi construída entre 1688!

A Igreja Canongate Kirk é famosa por celebrar casamentos da família real britânica na Escócia. Um desses casamentos ocorreu em 2011, quando Zara Phillips, neta da Rainha Elizabeth II se casou com Mike Tindall. 

Nessa igreja também fica o túmulo do famoso economista Adam Smith. Na verdade, várias personalidades de Edimburgo estão sepultadas no cemitério de Canongate Kirk. A igreja é cercada por 352 lápides, monumentos e tumbas.  

  Poeta escocês Robert Fergusson.

 

Parlamento Escocês

Endereço: Rua Canongate, em frente ao Palácio Holyrood House. Entrada grátis. 

Desde 2004, é aqui nesse belíssimo e moderno prédio que o congresso escocês se reúne. É um projeto arquitetônico contemporâneo marcante que contrasta com o estilo clássico do palácio. 

O edifício consiste em um conjunto de construções em forma de folhas, com uma ala coberta por plantas. No piso térreo, fica uma exposição que conta a história do parlamento escocês. Suba as escadas para chegar à Câmara dos Debates, uma bonita sala de vidro e madeira, em formato de semi-círculo, onde o parlamento se reúne durante as sessões públicas.

    O prédio do Parlamento visto de cima.

 

Leith

Leith é um bairro de Edimburgo que fica à 6 Km do centro. É uma ótima localidade para se hospedar, porque é mais barato que no centro e tem uma ótima rede de transporte público. Além disso, fica à beira mar (Mar do Norte) com vistas lindas. Tem comércio, shopping e uma atração turística: o antigo navio da família real britânica fica acorado lá.

Foi onde me hospedei. Mostro tudo aqui nesse post → www.anacassiano.com.br/leith-edimburgo-escocia/

 

Passeios próximos de Edimburgo

Ficamos hospedados em Edimburgo por 6 dias, porque além da cidade, tem muita coisa pra conhecer de legal que fica nos arredores.

Para ver todos os lugares ao redor de Edimburgo e Glasgow que valem à pena conhecer, clique AQUI

 

Leia também:

Edimburgo Parte 1

Castelo de Edimburgo

The Scotch Whisky Experience - Tour em Destilarias de Whisky na Escócia

Calton Hill - A bela colina de Edimburgo

Leith - Hospedagem - Royal Yacht Britannia

Harry Potter em Edimburgo

Série Outlander em Edimburgo

Glasgow e seus Pontos Turísticos

Outras cidades e passeios pela Escócia

Curiosidades sobre a Escócia

Nossa Viagem Completa pela Escócia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.