Maya Bay - Koh Phi Phi Thailandia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

Maya Bay é uma parte do paraíso! É uma das paisagens mais bonitas e conhecidas da Tailândia. A praia ficou famosa por causa do filme "The Beach" estrelado por Leonardo Di Caprio no ano 2000. Depois disso, Maya Bay virou destino disputado de turistas que viajam para a Tailândia. Assista ao trailer do filme clique AQUI

Quando estivemos lá, aproveitamos para tirar a mesma foto do final do filme. Quem assistiu vai reconhecer essa cena.

A ilha, que até então era intocada, passou a receber milhares de turistas por causa do filme, o que causou um grave choque ambiental. Então o governo da Tailândia tomou uma decisão certeira: Para o bem estar do ecossistema local, ninguém mais pode pisar na ilha!

Então, Atenção: As visitas à Maya Bay estão proibidas desde 2018. O fechamento da ilha é por tempo indeterminado, à fim de preservar o ecossistema da região.

Hoje em dia, ainda existem os passeios de barco que circundam a ilha. Mas eles tem que ancorar afastados das praias. As pessoas podem mergulhar e andar de caiaque, mas desembarcar na ilha não pode mais! 

Quando eu e meu filho estivemos na Tailândia, ainda era possível explorar a ilha. E nesse post vou mostrar como foi.

 

Sleep Aboard

Eu costumo dizer que existem os turistas e os viajantes, e o sonho de todo viajante é curtir lugares incríveis longe da multidão de turistas! E ter a Maya Bay assim, deserta, só pra nós, foi um previlégio inesquecível. 

Isso só pôde acontecer graças a um passeio chamado Plankton Sunset operado pela empresa Maya Bay Tours. Através dele, pudemos usufruir da ilha de Koh Phi Phi Leh sem a multidão de turistas que lotam a praia durante o dia. 

O barco chegou em Maya Bay no final da tarde, quando os turistas estavam indo embora. Então desembarcamos, curtimos a ilha vazia, dormimos à bordo do barco e tivemos o previlégio de amanhecer na baía deserta, antes dos turistas do dia chegarem. Foi uma oportunidade impagável! 

Na ilha não pode dormir, nunca teve hotéis por lá. É uma reserva natural protegida. Então o governo da Tailândia só permite pernoitar na baía se for à bordo desse barco, o único que tem autorização para fazer esse passeio.

No barco cabem 30 turistas apenas e o pacote custou 3.000 bahts por pessoa (100 dólares). Apesar do preço, não teve nada de luxo. O passeio foi bem "roots". Dormimos em colchonetes no chão, todo mundo junto na proa do barco, olhando para as estrelas. Foi uma bela aventura! É um passeio bastante procurado e como tem limite de pessoas (sai um barco só por dia) tivemos que fazer reserva online com 1 mês de antecedência. No pacote também estava incluído o jantar e o café da manhã.

Para quem se interessar, o link do passeio é esse →Clique AQUI

 

Passeio de Barco pela Ilha

Todas as manhãs, saem do pier de Koh Phi Phi Don vários barcos que levam os turistas para desfrutarem das belezas naturais do arquipélago. A gente pode fazer o passeio de duas maneiras: De Long Tail, (600 bahts por pessoa → 20 dólares) que é o barquinho típico tailandês de cauda longa enfeitado com flores no bico, ou com o barco maior, que cabe mais pessoas. Para ver mais detalhes sobre as embarcações clique AQUI

Eu e meu filho fizemos os dois passeios. O trajeto dos dois foi o mesmo, passando pelos mesmos pontos turísticos da ilha. 

  Pileh Lagoon.

 

  Monkey Beach.

 

  Loh Samah Bay.

 

O passeio de barco pelo arquipélago dura o dia todo e é incrível! Os barcos vão parando em vários lugares ao redor das ilhas pra gente mergulhar e andar de caiaque. Para ver todo o passeio com mais detalhes, escrevi um post só sobre isso. Para ler clique AQUI

 

Explorando Maya Bay

Depois de todos os passeios ao redor da ilha, chegamos em Maya Bay no mesmo horário em que os barcos de turistas partiam. O que foi ótimo porque ficamos com aquele paraíso só pra nós, os 30 passageiros do barco, a tripulação e os guardas ambientais que cuidavam da ilha. 

  A ilha só pra nós!

 

Curtimos o sol se pondo por de trás do paredão de rochas. Nadamos com os cardumes que se aproximam da praia quando a multidão de turistas não estão mais lá. A galera jogou futebol e relaxamos até escurecer.

  Olha a cor da água!

 

  Essa mancha preta na água são cardumes. Assista ao video abaixo:

 

Enquanto isso o jantar estava sendo preparado na casa dos guardas ambientais. Fizemos nossa refeição e voltamos para a areia na escuridão deserta da ilha. Só víamos as luzes do nosso barco ancorado láááá longe.

 

Mergulho com Plânctons Fluorescentes

Então chegou a hora de voltármos para o barco (Não pode dormir na ilha, lembra?). Mas antes de dormir, a grande atração da noite aconteceu: nadamos com os plânctons fluorescentes!!! 

O marinheiro navegou para alto mar e deu um sinal de ok. Colocamos as máscaras de snorkel e pulamos na água com a cara e coragem, porque naquela escuridão não se enxergava um palmo à frente do nariz. Ao mexer nossos braços e pernas, o brilho dos plânctons apareceu. Foi uma experiência magnífica. Eu nunca vou esquecer daquela noite.

Para ler tudo sobre o mergulho com os plânctons fluorescentes clique AQUI

Depois de nadar o suficiente com os plânctons, tomamos uma ducha de água doce (fria) no barco, uma delícia naquele calor todo. Então, cada um procurou um canto no barco para se esticar. Tinham vários colchonetes na proa, todo mundo deitado junto olhando as estrelas. Nem precisou de coberta por causa do calor. Foi simples assim, sem muita frescura. Dormimos rápido por causa do cansaço. Foi um dia pra guardar pra sempre na memória.

 

Amanhecendo em Maya Bay

Por volta das 6 da manhã, o pessoal foi acordando aos poucos. Tomamos o café da manhã no barco e com um bote, voltamos á praia para assistir ao nascer do sol. 

Aproveitamos a ilha vazia assim até umas 9 da manhã, quando os barcos de turistas começaram a chegar. Então essa foi a hora de írmos embora. A viagem de volta até Koh Phi Phi Leh durou uns 30 minutos. E assim nos despedimos daquele paraíso chamado Maya Bay.

** Hoje em dia, com o fechamento da ilha, o barco não pode mais dormir ancorado na baía. Depois do passeio pelo arquipélago e do mergulho para ver os plânctons, o barco retorna para Koh Phi Phi Don às 21 horas.

 

Leia também:

Koh Phi Phi

Passeio de Barco até Maya Bay

Mergulho com Plânctons Fluorescentes

Outras cidades e passeios pela Tailândia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.