↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Vaticano

Como uma montanha mágica, o domo colossal ergueu à nossa frente: Era a Basílica de São Pedro! Nisso aí, pensei na hora, Michelangelo saiu-se muito bem! (trecho do livro Anjos e Demônios de Dan Brown)

A fachada é toda de mármore. Aliás, o que não é feito de mármore naquele lugar? Cercado por uma muralha adornada com estátuas de santos, mártires e anjos, o edifício tem um tamanho impressionante, com capacidade para abrigar certamente milhares de fiéis.

Às margens do Rio Tibre, o Vaticano é a morada do Papa e dos bispos e abriga uma das maiores (e milionárias) coleções de arte clássica e renascentista do mundo, reunidas durante séculos. São obras de Michelangelo, Da Vinci, Bernini e Botticelli, de valor incalculável. 

O Vaticano é uma cidade-estado, e funciona como sede da Igreja Católica no mundo. 

         Pedro, fundador da igreja católica.

 

O Vaticano é uma cidade-estado, e funciona como sede da Igreja Católica no mundo.

Eu filmei os sinos do Vaticano tocando. Assista:

 

Basílica de São Pedro

Se você pretende visitar o Vaticano, reserve um dia inteiro só pra isso. A entrada na Basílica de São Pedro é de graça, mas tem uma fila. Enorme ou não, isso vai depender da sua sorte no dia. 

Se você pretende visitar o Vaticano, reserve um dia inteiro só pra isso. A entrada na Basílica de São Pedro é de graça, mas tem uma fila. Enorme ou não, isso vai depender da sua sorte no dia.

Quando entrei na Basílica, Meu Deus, o que era aquilo? Indescritível. Tamanha beleza e luxo não cabiam nos meus olhos. Lá dentro é tão grande, tão lindo e tem tantas coisas pra ver, que dá pra passar um dia inteiro só admirando... Ela é bastante imponente e respeitável. De tirar o fôlego mesmo! Toda de mármore e ouro. Ela é praticamente dourada! E as pinturas de Michelangelo no teto então?! ... Nossa!

O altar principal é magnífico. Outra obra prima de Bernini e Michelangelo. De madeira escura e ouro, é o santuário onde guarda os restos mortais de São Pedro, fundador da igreja católica, que morreu de forma horripilante coitado, crucificado de cabeça para baixo aqui exatamente nesse lugar. 

Hoje repousa na mais sagrada das tumbas, toda feita em ouro também. (Podemos entrar e visitar!). E se vc pensa que na basílica só tem um altar, engana-se. São vários altares esplêndidos, um mais lindo que o outro, espalhados por todos os cantos dentro dela. É realmente uma igreja muito grande e majestosa.

O Túmulo de São Pedro, que fica na parte de baixo da Basílica e é todo de ouro.

Preste atenção na estátua de São Pedro, que fica do lado direito da Basílica. As pessoas passam tanto a mão nos pés da imagem pedindo bênção, que ela já está desgastada. 

A famosa obra de Michelangelo “Pietá” (Maria com Jesus nos braços depois da crucificação, toda em mármore branco e em tamanho natural) está agora protegida por um vidro, desde 1972, quando sofreu um ataque de um fiel maluco.

Eu percorri pacientemente toda a Basílica. Dentro dela tem vários altares, cada um com uma missa diferente acontecendo simultaneamente. Pode fotografar tudo que quiser, e por isso mesmo quase fiquei louca! Ela é tão grande que nem parecia que aquela multidão toda da fila estava lá dentro. Quanto mais gente entra, menos ela parece cheia. 

           Com minha sogra.

 

Mosaicos romanos decoram paredes e pisos. Tudo do mais nobre mármore, de todas as cores e tons. Há muitas esculturas de santos e papas, enormes, que ficam no alto e de tamanho natural. Há também maravilhosas telas, pinturas e afrescos nos tetos das várias cúpulas. Tudo tão impressionante, que nos faz sentir pequenos.

Recomendo também que você suba na cúpula da Basílica. Paga pra subir, mas vale à pena. A subida é dura, difícil e por escadas! São intermináveis degraus!!! Tem uma parte que é de elevador, mas a maior parte é pela escada mesmo. A dificuldade pra chegar lá em cima é grande, mas tem que subir, porque é lindo demais. 

Por dentro, vemos as pinturas da cúpula de pertinho. Como é muito alto, a gente enxerga as pessoas lá em baixo, que nem formiguinhas dentro da Basílica. 

Por fora é lindo demais. A vista da Praça de São Pedro é maravilhosa e gratificante. Prepare-se, eu vi muita gente chorando de emoção lá em cima.

        Os aposentos do Papa.

                

         O Museu do Vaticano.

 

Visite também os túmulos onde estão enterrados todos os Papas que a humanidade já teve até hoje. A entrada é pela direita da Basílica, do lado de fora. Também tem fila, mas tudo ali compensa (até fila, rs). O túmulo do Papa João Paulo II fica lá. 

            Túmulo do Papa João Paulo II.

           

       João Paulo II é muito querido e homenageado pelos fiéis até hoje.

 

Uniforme da Guarda do Vaticano

Preciso falar do uniforme da Guarda do Vaticano. Parece uma peça de Shakesper! É uma túnica com mangas bufantes listrada de amarelo, vermelho e azul! Apesar de ser do Vaticano, se chama “Guarda Suíça” (querem me confundir?). O uniforme foi desenhado pelo próprio Michelangelo e mantido tradicionalmente até os dias de hoje. Legal isso né? Ou não ... sei lá.

 

A Benção do Papa

Todos os domingos o papa aparece para os fiéis que lotam a praça São Pedro. Pontualmente ao meio dia ele surge de uma das janelas da Basílica, reza uma oração em italiano e dá a bênção. Eu não sou católica praticante, aliás sou muito cética pra essas coisas de religião, mas alí no meio do povo a gente acaba se envolvendo. Imagine a emoção das pessoas? 

Eu filmei a benção do Papa Francisco. Assista: 

 

Roma, onde fica o Vaticano, se tornou o centro do mundo cristão. Mas isso não quer dizer que só católicos vão lá para visitar não! Eu gostava de observar as pessoas, tentando descobrir de onde elas vieram (é uma mania minha sabe!). Tinha indianos, muçulmanos, árabes, gente do mundo todo. É um lugar que abriga belíssimas e riquíssimas obras de arte e arquitetura e por isso atrái pessoas do mundo inteiro, independente da religião.

Na Praça de São Pedro a gente vê de tudo: freiras tradicionais, freiras modernonas e descoladas, padre certinho, padre esquisito, frades, bispos servindo de guia turístico para grupos de adolescentes fotografando com seus celulares... e por aí vai. 

Bem no meio da Praça São Pedro tem uma fonte de água. Vi que ali os fiéis enchem seus galões da água tida como “benta”. Galões pequenos ou galões enormes, não importa, vi de tudo. Eu fiquei por um tempo pensando como seria pra despachar aquilo nos aeroportos.

              Fonte de água benta.

 

Se você ainda tiver energia no fim desse dia, dê uma passadinha no Castelo de Sant' Ângelo. Fica pertinho do Vaticano e tem toda uma história envolvendo este castelo. Essa maravilhosa fortaleza medieval era o abrigo seguro dos papas em períodos de guerra e agitações políticas. Diz a lenda que existe um túnel subterrâneo que liga o Castelo de Sant' Ângelo à Basílica de São Pedro, por onde os papas fugiam. 

Para visitar o Museu do Vaticano, reserve um outro dia. Ele é enormes e as filas também. Mas não desanime! Lá tem a Capela Sistina onde fica a famosa pintura "A Criação do Mundo". Os dedos de Deus e do Homem se tocando é apenas um pedacinho da gigantesca obra de Michelangelo no teto e nas paredes da Capela. Mesmo quem não é católico reconhece a genialidade sublime do trabalho de Michelangelo.

           Museu do Vaticano.

 

             Teto da Capela Sistina.

            

          Obra de Michelangelo "A Criação do Mundo".

 

Sempre recomendo que leiam o livro do Dan Brown “Anjos e Demônios”. A história se passa em Roma e no Vaticano e o autor descreve esses lugares de uma forma muito gostosa e interessante de ler. O filme é magnífico também! Com certeza você já viu, mas se estiver de passagem comprada para Roma, tem que assistir de novo!

** Para ler sobre Roma, clique aqui  →  blog-da-ana34.webnode.com/roma/

** Nesse link estão todos os posts sobre a Itália que eu já escrevi  → www.anacassiano.com.br/italia/

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.