↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Bertha Benz Memorial Route

Karl Benz nasceu em 1844 em Karlsruhe na Alemanha. Lá se formou em engenharia mecânica. No ano de 1886, na cidade vizinha Mannheim, Karl inventou (juntamente com seu amigo Gottlieb Daimler) o primeiro carro à motor de combustão do mundo, o automóvel!

O carro era basicamente formado por três pneus parecidos com os de uma bicicleta, um motor na traseira, chassi feito com tábua de madeira, um banco e um volante à manivela. O carro chegava a 8 quilômetros por hora.

Karl Benz deu à invenção o nome de Motor-Wagen ("automóvel" em português). Ele patenteou e mandou gravar o nome na placa. 

A réplica do primeiro carro de Karl está exposta no Museu da Mercedes Benz que fica em Sttutgart na Alemanha e é uma jóia!

 

A propaganda é a alma do negócio

Mas olha que incrível, na época ninguém manifestou interesse em comprar o recém inventado automóvel!

Karl Benz percebeu então que não bastava construir um carro. Ele tinha que apresentar seu modelo numa feira em Munique, mas temia que não fosse vendido. Aí ele pensou em desistir... 

Porém, o sucesso de Benz deve-se à sua esposa Bertha, que sempre esteve ao seu lado mesmo nos momentos de crise (que foram muitos!!!)

Foi então que, em agosto de 1888, sua esposa em companhia de seus 2 filhos Eugen e Richard (de 14 e 15 anos) saiu com o carro de Mannheim sem que Karl soubesse (diz a história que ela só deixou um bilhetinho hahahahaha) e dirigiu até a cidade de Pforzheim, percorrendo 106 quilômetros com aquela máquina até então desconhecida.

Apesar de Bertha ter dito que o objetivo era visitar a mãe, ela tinha outra idéia em mente. Pretendia mostrar ao marido que aquele automóvel poderia sim ser um sucesso financeiro, desde que fosse mostrado ao mundo de maneira correta.

Claro que a viagem não foi fácil! Afinal, as estradas da época eram feitas apenas para carroças e cavalos. Sem contar os contratempos mecânicos que ocorreram no caminho. 

Essa história rendeu alguns filmes. Na foto abaixo, cena do filme "Karl & Bertha" lançado em 2011.

Assista abaixo, uma propaganda feita pela Mercedes Benz:

 

  Bertha com 39 anos, quando dirigiu o carro de Mannheim à Pforzheim em 1888.

 

Rota Turística "Bertha Benz Route"

Bertha saiu com o carro de Mannheim e dirigiu até a cidade de Pforzheim, percorrendo 106 Km. Dirigindo aquela máquina estranha, ela chamou a atenção das pessoas por onde passava, e a viagem recebeu imensa publicidade, exatamente como ela havia previsto. 

Com esse feito, Bertha tornou-se a primeira pessoa a fazer uma viagem de longa distância de automóvel no mundo! Antes disso, os trajetos haviam sido bem curtos, e foram apenas experiências para testes mecânicos.

Empreendedora e otimista, Betha foi uma mulher à frente de seu tempo. Com essa viagem, ela praticamente salvou a empresa do marido, que caminhava para a falência. 

Para comemorar esse fato histórico, em 2008 as autoridades alemãs aprovaram a Bertha Memorial Route como roteiro oficial e turístico, um monumento dinâmico de 194 km de pura cultura.

A rota segue o mesmo caminho feito por Bertha Benz e passa por várias cidadezinhas alemãs lindas. É um roteiro turístico temático onde podemos sentir como foi a primeira viagem de longa distância feita por um automóvel no mundo!

Como se não bastasse IR, Bertha também fez questão de VOLTAR! E visto as dificuldades da ida, Bertha não repetiu exatamente o mesmo caminho na volta. Para evitar as subidas, veio margeando o rio Reno até chegar em Mannheim. Por isso, a rota turística tem duas vias, a da ida e a da volta.

 Foto: Maqnify

Ao longo da estrada, é cheio de placas marrons indicando o caminho. É só seguir. 

 

Mannheim

Mannheim é uma cidade alemã que fica no estado de Baden-Württemberg. Está à 84 Km de Frankfurt. A Rota Bertha Benz oficialmente começa no centro de Mannheim, de onde Bertha partiu no dia 5 de agosto de 1888. (Por curiosidade, Mannheim foi a cidade onde morei quando passei meus 8 anos na Alemanha)

Na praça Wasserturm tem uma réplica do carro com um monumento em homenagem à Karl Benz indicando o local.

Então saimos daqui em direção à Pforzheim.

 

Wiesloch

Seguindo o caminho de Bertha, nossa parada obrigatória nessa rota é na cidade de Wiesloch. 

O motor do carro de Karl Benz era movido à Ligroin, um solvente de laboratório, que na época só era vendido em farmácias. E o reabastecimento da viagem de Bertha foi feito na farmácia de Wiesloch, que fica à 32 Km de Mannheim.

A farmácia onde Bertha “encheu o tanque" existe até hoje, e por causa dela, a cidade de Wiesloch é conhecida por ter "o primeiro posto de combustível do mundo!"

 Enchendo o tanque rs! Essa escultura fica em frente à famosa Stadt Apotheke (apotheke é farmácia em alemão) e a placa no chão conta a história de Bertha.

A farmácia virou um museu. Está conservada como era em 1888 e só é aberta para visitação em ocasiões especiais (festas da cidade por exemplo). O endereço da Stadt Apotheke é Hauptstraße, 96. Fica bem no centro histórico de Wiesloch.

 

Problemas mecânicos

Vários imprevistos mecânicos aconteceram durante a viagem, e foram solucionados por Bertha de uma maneira bem feminina. Ela desentupiu o tubo de combustível usando o grampo de cabelo e usou a renda da cinta-liga para isolar um fio.

Nas subidas, o veículo de duas marchas não tinha força suficiente. Bertha e os meninos tiveram que descer do carro várias vezes para empurrá-lo. Por esse motivo, Bertha sugeriu ao marido que fosse integrada uma terceira marcha aos próximos modelos do carro.

Ela também teve sérios problemas nas descidas, porque os freios eram feitos de couro e não duravam muito. Por isso, tinha que renová-los à cada sapateiro das pequenas cidades por onde passava. E assim ela inventou as pastilhas de freio.

 

Pforzheim

Finalmente Bertha chegou à cidade de Pforzheim. Ela haviam saído de Mannheim pela madrugada e já era tarde da noite! 

Os parentes estavam perplexos! Bertha enviou um telegrama ao marido dizendo “estamos bem”, e ficou em Pforzheim na casa da mãe por 3 dias descansando. Afinal, foram os 106 quilômetros mais famosos da história automobilística!

Embora estivesse preocupado, Benz estava feliz com o feito de sua esposa. Enfim ela havia provado a eficiência do motor que ele tinha criado. Depois dos 3 dias de descanso, Bertha pegou o carro e voltou para Mannheim rs.

E EU, sem enfrentar os problemas que Bertha enfrentou, cheguei maravilhada ao final desse passeio pela rota. Na principal praça de Pforzheim há um monumento em homenagem à Bertha e à tudo que essa viagem significou para a história do automóvel. 

 Ao lado do monumento, fica também o registro da patente do carro, o documento original! dentro de um totem de vidro.

 

Ladenburg

Ladenburg fica à 15 Km de Mannheim. Na verdade seria a primeira parada da Rota, mas eu quis terminar o post por ela.

Em 1905, depois do sucesso da viagem de Bertha, Karl Benz começou a receber encomendas dos seus carros. Então comprou um terreno na cidade de Ladenburg adequado para montar sua fábrica de automóveis. Fundou em 1906, com seu filho Eugen, a firma C. Benz Söhne. (Söhne em alemão significa "filhos")

Até a década de 1920 foram produzidos aproximadamente 300 veículos nessa fábrica. Os últimos dois foram montados para ele próprio, os quais pertencem ao acervo do museu até hoje. 

Museu do Automóvel Dr. Carl Benz foi aberto em 1984. Funciona onde era a fábrica em Ladenburg e é dedicado à memória do inventor do automóvel. 

O acervo possui 70 automóveis da coleção pessoal de Winfried A. Seidel, e funciona em parceria com o principal Museu da Mercedes Benz que fica na cidade de Sttutgart.

Automuseum Dr. Carl Benz → Endereço: Ilvesheimer Straße 26 - Ladenburg Alemanha. Abre 4ª, sáb e dom. Preço → 5 euros.

 

A história de sucesso da Mercedes Benz ao longo dos anos seguintes todo mundo já conhece. A montadora se consagrou como sendo uma das melhores do mundo. 

Curiosidade: "Mercedes" era o nome de uma filha do casal que faleceu ainda criança. Então, em homenagem à menina, eles mudaram o nome da empresa de Benz Söohne para Mercedes Benz.

Karl Benz morreu em 1929 aos 85 anos de idade, em sua casa em Ladenburg. 

Bertha continuou morando na mesma casa, e 15 anos após a morte de Karl, faleceu aos 95 anos.  

Assista abaixo ao trailler do filme alemão Karl & Bertha Benz lançado em 2011.

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.