↓ Choose the Language ↓ 

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O Rei Ludwig II e seus Castelos maravilhosos

Eu sou fã de Ludwig II. Já visitei todos seus castelos e museus.

Na verdade, Ludwig II foi um rei sonhador e incompreendido. Tornou-se o Rei da Baviera com apenas 18 anos. Durante seu reinado, praticamente ignorou os assuntos de estado e se concentrou em projetos pessoais, arquitetônicos e artísticos.

Na verdade, Ludwig II foi um rei sonhador e incompreendido. Tornou-se o Rei da Baviera com apenas 18 anos. Durante seu reinado, praticamente ignorou os assuntos de estado e se concentrou em projetos pessoais, arquitetônicos e artísticos. 

Foi deposto porque faliu os cofres públicos com a construção de luxuosos castelos (todos ao mesmo tempo!). Por causa disso, foi considerado louco e incapaz de governar.

Mas nos dias de hoje, suas obras são as principais atrações turísticas da Alemanha! Então vamos respeitar! Ele é chamado de "Rei Cisne" e "Rei dos Contos de Fadas". 

 

História de Vida

Ludwig II nasceu em 1845 no Palácio Nymphenburg em Munique. Seu pai, o rei Maximiliano II, sempre o instruiu como governar, pois um dia o cargo de rei seria dele. Ludwig foi criado dentro de um rigoroso regime de estudos e exercícios militares. 

       Ludwig à esquerda e seu irmão mais novo Otto à direita.

 

Na adolescência, tornou-se grande amigo de Paulo Thurn. Ambos cavalgavam juntos, liam poesia em voz alta e encenavam cenas das óperas românticas de Wagner. Foram os primeiros indícios da sua homossexualidade.

        Cena do filme "Ludwig II", que trata a homossexualidade do Rei de maneira linda e delicada. 

 

Assista ao trailler do filme abaixo:

 

O relacionamento chegou ao fim quando Paulo ficou noivo. Ludwig ficou arrasado. Nessa época então, iniciou uma amizade profunda e duradoura (só amizade mesmo) com sua prima, a duquesa Isabel da Baviera, apelidada de Sissi (que no futuro se tornou a Imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria). Mas essa é uma outra história..... que vou contar depois, num outro post.

      Sissi, prima e melhor amiga de Ludwig II.

 

Rei aos 18

Ludwig tinha acabado de completar 18 anos quando seu pai morreu subtamente de um ataque do coração. Embora não estivesse totalmente preparado para o cargo, teve que assumir o trono.

Uma das primeiras coisas que fez como rei foi convocar o compositor Wagner para a sua corte em Munique. Ludwig admirava o compositor desde a adolescência (lembra dos passeios com o príncipe Paulo?) quando as óperas de Wagner afloravam sua imaginação e suas fantasias.

        O compositor Richard Wagner.

 

O compositor Wagner, que até então tinha 51 anos, foi recebido pelo rei pela primeira vez e escreveu: 

"O rei é tão elegante e inteligente, emotivo e encantador, que temo que sua vida derreta neste mundo vulgar como um sonho fugaz dos deuses.”

Até parece que Wagner estava adivinhando o que iria acontecer...

 

Interesse pelas Artes

O interesse artístico de Ludwig não se limitava apenas à Wagner. Aos 19 anos, mandou construir um belíssimo teatro real, trazendo para Munique a encenação de famosas obras européis, como Shakespeare, Mozart, Weber e muitos outras. Notava-se claramente que ele era uma pessoa diferente, sensível e voltado às artes.

         Teatro Cuvilliés, dentro do Risidenz em Munique.

 

Noivado Forçado

O fator de maior tensão durante o início do reinado foi sem dúvida a pressão para conceber um herdeiro. Então, aos 22 anos, ficou noivo da duquesa Sofia Carlota, irmã mais nova de sua grande amiga Sissi. Mas Ludwig adiou o casamento várias vezes, e acabou cancelando o compromisso de vez.

         Noivado com Sofia Carlota da Baviera.

 

A verdade que já sabemos, é que Ludwig era homossexual. Foram encontrados no seu diário várias anotações com tentativas dele mesmo de reprimir sua opção sexual e seguir fiel às leis católicas. Mas o desejo foi mais forte, e ao longo de sua vida, se envolveu com vários homens. 

Nessa época, a homossexualidade já não era punível na Baviera (olha que legal isso!) então ele continuou levando os romances numa boa.

 

Idealizador de Castelos

Apesar de rei, Ludwig não se interessava por política nem um pouco! O bicho tava pegando em forma de guerras, entre Áustria e Prússia, e isso o deixava desnorteado. Não sabia como agir. 

Mesmo com 25 anos e tão jovem, evitava festas públicas e cerimônias oficiais. Preferia viver de fantasia! E a encontrava em seus projetos criativos, idealizando (e mandando construir) castelos, dos quais acompanhava as obras e cuidava pessoalmente de cada detalhe da arquitetura e decoração. 

Ludwig havia visitado Versalles, pois era um grande admirador de Luís XIV, rei da França. Voltou de lá com muitas idéias (luxuosas) na cabeça, e quis porque quis botar tudo em prática. Só que isso lhe custou muuuuitos marcos alemães!!! Vixi nem te conto quantos...

 

Castelo Neuschwanstein

Em 1868, começaram os esboços do primeiro castelo, o Neuschwanstein (hoje, ponto turístico mais visitado da Alemanha inteira!!!). Imponente palácio em estilo neoromântico, situado num maravilhoso penhasco nos Alpes, bem em frente ao castelo dos pais (Castelo Hohenschwangau, em Füssen) onde Luís morou toda sua infância. Desde a pedra fundamental, ele acompanhou as obras do Neuschwanstein sentado da varanda “de casa”... 

Foi esse, o Castelo Neuschwanstein, que inspirou Walt Disney à construir o castelo da Cinderela lá em Orlando!

o Neuschwanstein (hoje, ponto turístico mais visitado da Alemanha inteira!!!). Imponente palácio em estilo neoromântico, situado num maravilhoso penhasco nos Alpes, bem em frente ao castelo dos pais (Castelo Hohenschwangau, em Füssen) onde Luís morou toda sua infância.

Para ler tudo sobre o Castelo Neuschwanstein, clique AQUI→ www.anacassiano.com.br/neuschwanstein-schlos-o-castelo-da-cinderela-na-alemanha/ 

 

Castelo Herrenchiemsee

O segundo castelo é o Herrenchiemsee, uma réplica exata do Castelo de Versailles, construído numa ilha no meio de um lago nos Alpes, perto de Munique na Bavária. Um deslumbre! 

         Castelo Herrenchiemsee (Foto: Wikipedia)

 

O Castelo Herrenchiemsee é maravilhoso, eu escrevi um post sobre ele. Clique aqui para ler→  blog-da-ana34.webnode.com/chiemsee-o-lago-da-bavaria-/

 

Castelo Linderhof

E o terceiro castelo é o Linderhof, um edifício ornamentado em estilo neo-rococó francês, com belíssimos jardins de inspiração francesa também. 

 

Falência dos Cofres Públicos

Só sei que esse lance de castelo pra lá e castelo pra cá já tava virando brincadeira, e os ministros ficando P da vida. Apesar de tudo, a popularidade do rei não estava sendo afetada. Ludwig gostava de viajar pelo interior da Baviera e conversar com agricultores e pessoas simples. Era um rei carismático (e bonitão). 

O povo gostava dele, e ele precisava de trabalhadores para pôr em prática suas obras. As obras geraram muitos empregos, e isso aumentou consideravelmente o fluxo de dinheiro nas regiões onde os castelos foram construídos, regiões essas que até então eram muito pobres. 

Mas os castelos demoraram (15!!!!) anos pra ficarem prontos! Uns na verdade nem prontos ficaram, mas levaram os cofres públicos da Bavária à falência! E isso, os ministros não aturavam mais. 

Buscando uma causa para depor Ludwig por meios constitucionais, os ministros decidiram agir de alguma forma. Alegaram que ele estaria mentalmente doente e incapaz de governar e solicitaram ao tio, o príncipe Leopoldo, que assumisse o trono. Leopoldo aceitou, desde que provassem que seu sobrinho estaria realmente com problemas mentais.

 

Conspiração

Em 1886, quando Luís estava com 40 anos, os conspiradores montaram um Relatório Médico que atestava a incapacidade do rei para os negócios do governo. A maior parte dos detalhes constantes do relatório foram arrancados dos serviçais, que conviviam com Ludwig e o conheciam como ninguém. 

No relatório havia uma longa lista que descreviam comportamentos tidos como “estranhos”, como por exemplo:

  • conversas com pessoas imaginárias... (mas isso eu sempre tive também!)
  • modos infantis e desleixos à mesa... (conheço um monte de gente assim!)
  • envio de “espiões” em longas e caras viagens para o exterior, à fim de "copiarem" detalhes arquitetônicos de outros castelos... (Isso eu faria também!)
  • e vários outros fatos bizarros.... vai vendo... incluindo pic nics ao luar onde seus jovens pagens dançavam nus... (hahahahahaha adoro esse Ludwig gente!)

O fato é que isso foi o suficiente para que a junta de médicos assinassem o tal relatório confirmando que o rei sofria de paranóia, e assim, ele realmente seria incapaz de governar. Estes médicos nunca o examinaram pessoalmente... coisas de conspiração.

Agora olha essa...... A grande maioria dos historiadores acredita que sim, Ludwig tinha uma natureza profundamente peculiar e irresponsável, mas a questão da insanidade é totalmente controversa. Ao invés de transtornos psicológicos, ele pode ter sofrido os efeitos do clorofórmio utilizado para controlar sua dor de dente crônica..... (nem sei se devo rir, ou chorar!)

Ludwig chegou a escrever uma declaração:

"O Príncipe Leopoldo pretende, contra a minha vontade, ascender à Regência de minha terra, e meu ministério de outrora, por meio de falsas alegações sobre o meu estado de saúde, enganou meu povo amado, e está se preparando para cometer atos de alta traição. Apelo a todos os fiéis da Baviera que reunam-se em torno de meus fiéis partidários para impedir a traição planejada contra o Rei e a pátria."

Mas não adiantou nada não. Ludwig foi preso e levado de trem para o Castelo de Berg, ao sul de Munique. 

 

Morte Suspeita

Em junho de 1886, por volta das 18 horas, Ludwig pediu ao médico que cuidava dele na prisão para acompanhá-lo em um passeio pelo jardim do castelo, às margem do Lago Starnberger. Os dois homens foram vistos pela última vez por volta de 18:30 e deveriam retornar às 20 horas, coisa que nunca aconteceu. 

Após horas de buscas por toda a propriedade, sob forte chuva e ventos fortes, os corpos do rei e do médico foram encontrados boiando no lago.

A morte de Ludwig II foi considerada oficialmente como suicídio por afogamento, mesmo ele sendo um exímio nadador em toda a sua vida. A água no local em que seu corpo foi encontrado não chegava nem na cintura! E o laudo da necrópsia indicou que não havia água em seus pulmões... 

Muitos (inclusive eu) acham que Ludwig foi assassinado (tá na cara!). Um relato sugere que o rei foi baleado, outro que morreu de causas naturais. A verdade é que ele morreu coitado, aos 41 anos de idade, sem nunca ter morado em nenhum dos castelos que mandou construir. 

 

Sepultamento

O corpo de Ludwig foi velado na Capela Real da Residenz em Munique (pelo menos honras de rei ele teve). 

Seu corpo está sepultado na cripta da Michaelskirche (Igreja de Miguel) no centro da cidade. Seu coração porém, foi retirado, colocado numa urna de prata e enviado para o Gnadenkapelle (Capela da Misericórdia) em Altötting, onde estão também os corações de seu pai e avô. 

            Seu velório, 1886.

 

Na minha opinião, o coração dele deveria ter sido levado para um dos castelos que ele mandou construir.

Sua prima e melhor amiga, a Imperatriz Sissi escreveu: 

"O Rei não era louco; era apenas um excêntrico vivendo num mundo de sonhos. Eles poderiam tê-lo tratado com mais delicadeza, e assim, talvez, poupá-lo de tão terrível fim." 

(Olha que fofaaaa!... sou fã dela também.)

Com a morte, Ludwig II foi sucedido por seu irmão Otto, mas este também foi declarado incapaz de governar devido seu estado mental (Oi?) e Leopoldo permaneceu no trono (mmmmmmmm..... ). 

Entre trampos e barrancos só sei que esse tal de Leopoldo se manteve no poder até morrer, em 1912, aos 91 anos de idade. Foi sucedido por seu filho mais velho (QUE TAMBÉM SE CHAMAVA LUDWIG). O reinado dele (desse último Ludwig) durou até o final da Primeira Guerra Mundial, quando a monarquia em toda a Alemanha chegou ao fim.

 

Túmulo de Ludwig II em Munique

À seguir, fotos do túmulo de Ludwig II na cripta da Igreja de São Miguel em Munique.

Corpos de outros membros da realeza também estão sepultados lá.

          Túmulo de Otto, seu irmão.

 

Assista ao filme completo, com legenda em espanhol, clique AQUI→ www.youtube.com/watch?v=HVAmkvLrthQ

Os atores do filme falando sobre as filmagens... Muito legal! Clique para assistir→ www.youtube.com/watch?v=v75WxBbY1_A

 

Leia também:

A Rota Romântica

Tudo sobre Munique

Neuschwanstein Schloß, O Castelo da Cinderela

Castelo Herrenchiemsee, Uma réplica do Palácio de Versailles

Outras cidades da Alemanha

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.