Chiemsee: o lago da Bavária!

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

Nele fica o Castelo Herrenchiemsee, uma réplica exata do Palácio de Versailles.

"See" em alemão significa "lago". Então.... Chiemsee = Lago Chiem! Muita gente chama também de "O Mar da Baviera"

O Chiemsee é o maior lago da Bavária. Fica a 80 kms de Munique, entre a Alemanha e a Áustria. A região ao redor do lago Chiemsee se chama Chiemgau. É uma área muito procurada no verão, e proporciona paisagens incríveis dos Alpes.

O Lago é bastante visitado por causa de 2 ilhas: a Herreninsel e a Fraueninsel. Na Herreninsel (ilha dos homens, em alemão) tem um mosteiro agostiniano, e na Fraueninsel (ilha das mulheres) tem um convento beneditino.

Os turistas chegam até as ilhas de barcos que saem da cidadezinha de Prien.    

 

O Porto de Prien

Prien é uma cidade linda e charmosa que fica na beira do Lago Chiemsee. De lá saem os barcos que passeiam pelo lago. A cidade tem toda estrutura turística para receber os milhares de visitantes que procuram essa região, principalmente no verão.

Esse é o porto, de onde saem os barcos. Essa figura aí é do Rei Ludwig II, que mandou contruir o castelo que fica no meio do lago. No porto mesmo a gente compra o ticket do barco, que dá direito ao trajeto todo de ida e volta das ilhas e a entrada no castelo de Herreninsel. O ticket do barco custa cerca de 10 euros ida e volta por pessoa. 

O lago é grande e tem vários portos de onde os barcos saem. Nós saímos de Prien, mas existem outros. Depende de onde você está vindo. Os preços variam de porto e trajeto. Para ver todos os preços das passagens de barcos, o link é esse →https://www.chiemsee-schifffahrt.de/en/prices/prices

Na foto abaixo, minha família no barco! O passeio é muito agradável. O barco tem dois andares, com parte coberta e descoberta. A primeira parada até a primeira ilha dura cerca de 25 minutos. No barco tem banheiros e lanchonete.

 

Ilha Herrerninsel

A maior ilha do lago Chiemsee é a Herreninsel. Essa é a primeira parada do barco. Na ilha ficam o Castelo de Herrenchiemsee e um Mosteiro Agostiniano. 

Quando o barco chega na ilha Herreninsel, a gente vê um monte de gente na margem já se refrescando. A água é cristalina, mas é gelada (mesmo no verão) porque vem das geleiras dos Alpes. 

         Água cristalina e gelada!

 

Do porto até o Castelo Herrenchiemsee, é necessário caminhar por cerca de 20 minutos. Tem gente que vai à pé mesmo, mas outros preferem ir de charrete. A paisagem no meio do caminho é maravilhosa.

No caminho, a gente passa pelo Mosteiro Agostiniano. Nele há um museu e duas galerias de artes. O mosteiro começou a ser construído em 1645 e possuiu um pátio com um lindo jardim de rosas (no verão).

 

Castelo Herrenchiememsee

Depois da caminhada ou do trajeto com a charrete, a gente chega ao Castelo Herrenchiemsee. Olha isso gente!!!

O rei Ludwig II admirava muito Luís XIV, o então rei da França. Em 1873, Ludwig II comprou a ilha de Herreninsel apenas para construir um castelo, com a intenção de ser uma réplica exata do Palácio de Versailles.

Na mesma época, Ludwig II também mandou construir outros dois castelos, o Neuschwanstein e o Linderhof. Com o Herrenchiemsee, eram 3 castelos sendo construídos simultaneamente!

O povo começou achar isso uma grande extravagância! O rei foi afastado considerado louco, e antes mesmo da finalização das obras, Ludwig II amanheceu morto, em 1886. 

Eu escrevi um post sobre a intrigante vida do rei Ludwig II, que morreu de maneira bastante suspeita. Para ler clique AQUI

O Chiemsee é o maior lago da Bavária. Fica a 80 kms de Munique, entre a Alemanha e a Áustria. A região ao redor do lago Chiemsee se chama Chiemgau. É uma área muito procurada no verão, e proporciona paisagens incríveis dos Alpes.

Assista ao video abaixo:

 

Por dentro, o castelo é um luxo só! Fiquei passada com tamanha beleza. Extravagante como Versailles! O castelo oferece visita guiada em inglês e alemão.        Eu e minha mãe, com o jardim do castelo todo florido!

 

           Ao redor do jardim, tem uma floresta deliciosa e fresquinha.

 

Por dentro, o castelo é um luxo só! Fiquei passada com tamanha beleza. Extravagante como Versailles! O castelo oferece visita guiada em inglês e alemão.

         A Sala dos Espelhos.

 

     Aposentos do Rei.

 

O museu do Rei Ludwig II fica ao lado do castelo. Vale à pena conhecer. Pode entrar com o mesmo ingresso que pagou para o barco.

          Os mantos do rei e da rainha.

 

No castelo tem restaurante, cafeteria e banheiros. Tem uma ótima infraestrutura turística. Dá pra ficar por lá um tempão! E depois, partir para a próxima ilha, a Fraueninsel.

 

Ilha Fraueninsel

Depois de visitar o castelo e a ilha de Herreninsel, a gente volta para o porto e pega outro barco até a ilha de Fraueninsel. Esse trajeto é mais curto, e rapidinho a gente chega. O ticket do barco é o mesmo do primeiro trecho, não tem que comprar outro não.

A Fraueninsel é uma ilha bem menor. Nela fica um convento beneditino, fundado em 782. É um dos mais antigos da Alemanha. As freiras fazem o licor Klosterlikör (licor do claustro) e massapão (massa de amêndoas).

         A torre da igreja.

 

       Meu pai.

 

          O convento beneditino.

 

        Relógio de sol.

 

É fácil dar uma volta caminhando ao redor da ilha porque ela é bem pequena. A gente passa pelas casinhas lindas, com seus barcos âncorados praticamente na porta de casa. Uma típica ilha de pescadores. Adorável. 

        Do outro lado, a gente avista a ilha de Herreninsel. Aquele é o Mosteiro Agostiniano.

 

E o tempo todo as pessoas aproveitando ao máximo a diversão que o lago Chiemsee proporciona.

Depois de aproveitar tudo que a ilha proporciona, é só caminhar para o porto e pegar o barco de volta para Prien. Repito: Não precisa comprar outro ticket para o barco. Quando a gente compra no início do passeio, já dá direito ao trajeto completo pelas ilhas.

 

O Lago no Inverno

Eu já estive visitando o Lago Chiemsee no inverno também, e claro, a paisagem muda completamente. O frio é cortante e a vegetação não é a mesma. O dia escurece rápido e o horário de funcionamento dos barcos e castelos fica mais restrito. Eu recomendo ir entre Maio e Setembro, quando o clima está melhor. Vou postar fotos de quando eu fui no inverno pra vocês verem a diferença.

 Porto de Prien.

 Os barcos têm aquecimento!

 O Castelo de Herrenchiemsee.

 

 Eles retiram a água das fontes para não congelar os canos.

 

 Paisagem cinza, e fotos só de dentro do barco, por causa do frio.

 

 As atrações abrem, mas com horários reduzidos.

 

 Enfeites de Natal.

 

Leia também:

Tudo sobre Munique

Neuschwanstein Schoß, O Castelo da Cinderela

O Rei Ludwig II e seus Castelos Maravilhosos

Outras cidades e passeios pela Alemanha

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.