OKTOBERFEST - Munique Alemanha

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

EnglishFrenchGermanSpainItalianDutch
RussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified
 
 

 

Uma das principais características de Munique é sem dúvida a Oktoberfest. É a maior festa mundial da cerveja. Na Alemanha toda se comemora a Oktoberfest, mas sem dúvida nenhuma, a de Munique é a mais famosa. É tipo o Carnaval: todo turista pensa primeiro no Rio de Janeiro, mas no Brasil inteiro se comemora. Gosto de fazer essa comparação com a Oktoberfest também. Todas as Oktoberfest da Alemanha são muito parecidas, mas vou falar da de Munique, que é a principal.

O Theresienwiese é o espaço em Munique reservado para a festa, mas durante todo o ano acontecem lá outros eventos também, como mercados, feiras, circos, parques temporários, etc.

Theresienwiese (Prado de Teresa) é um terreno de 46 hectares que fica no centro de Munique. Numa ponta está a estátua Bavária, símbolo do estado da Baviera, e do outro está a igreja de São Paulo. O terreno tem esse nome porque nele foi celebrado o casamento do rei Ludwig I com a princesa Teresa Hildburghausen, em 1810. Na época, a festa agradou tanto à familia real, que eles decidiram repetí-la todos os anos, dando origem à Oktoberfest.

O símbolo da Oktoberfest, a estátua Bavária.              O símbolo da Oktoberfest, a estátua Bavária.

             A igreja de St. Paul, que fica na outra ponta do terreno.

 

Todo mundo pensa que a Oktoberfest é em outubro, mas na verdade ela acontece em setembro. Só pra confundir a nossa cabeça né? A festa se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro - daí o nome Oktoberfest! Isso por causa do casamento do Rei que começou em setembro e terminou em outubro.

Todo mundo pensa que a Oktoberfest é em outubro, mas na verdade ela acontece em setembro.

Na época da Oktoberfest, o Theresienwise vira um imenso parque de diversões, com música, danças, roupas típicas, pratos tradicionais e centenas de milhares de turistas, tudo regado com muita cerveja, e dura 2 semanas.

Olha quanta gente! O negócio fica lotado mesmo!

 

A Festa de Abertura

No primeiro dia da festa, acontece a abertura oficial. As principais cervejarias da cidade desfilam pelas ruas do centro de Munique com seus barris enfeitados em carruagens puxadas por belíssimos cavalos. É uma abertura tradicional que se repete todos os anos, com a presença do prefeito e de outros políticos importantes.

 

Pavilhões das Cervejarias / Zelt

Cada cervejaria monta seu próprio pavilhão (Zelt em alemão), que são enormes e cabem muitas pessoas! Os ingressos para os pavilhões são muito concorridos e começam a ser vendidos com 1 ano de antecedência! Os principais pavilhões são esses das fotos abaixo:

Na hora de entrar, eles colocam uma pulseirinha no seu braço, identificando de qual pavilhão vc é. Assim a gente pode sair e entrar quantas vezes quiser; ir lá fora, dar uma volta no parque e voltar. O ingresso só vale por um dia.

Os ingressos para os pavilhões são muito concorridos e começam a ser vendidos com 1 ano de antecedência! Os principais pavilhões são esses das fotos abaixo: Oktoberfest Munique Alemanha Blog da Ana Cassiano

Lá dentro acontecem shows de bandas típicas da Bavária, e o povo - empolgado com tanta cerveja na cabeça - canta alto e dança até em cima dos bancos! Aliás, isso é uma tradição, tem que fazer!

Aqui a gente já estava em cima dos bancos! kkkk

Assista ao video abaixo:

 

Comidas Típicas

É uma grande oportunidade de provar as comidas típicas da Bavária. Tem também o pão chamado Brezel e o coração-doce feito de pão-de-mel.

           Um festival de comidas típicas.

 

               Olha o cardápio!

 

E tem uma regra interessante. As mulheres solteiras tem que amarrar o laço do avental no lado esquerdo do corpo. As comprometidas amarram o laço do lado direito. E as viúvas amarram o laço atrás! Oktoberfest Munique Alemanha Blog da Ana Cassiano

           O pão chamado Brezel.

 

           O coração doce, feito de pão-de-mel, que vem sempre com uma mensagem carinhosa escrita nele.

 

            Minha filha Júlia, linda!

 

O que mais chama atenção sem dúvida, são as garçonetes que carregam vários copos de uma só vez! São copos de 1 litro ou 2, imagina o peso! Mas as mulheres dão conta. Como os pavilhões são grandes e não tem muita gente para servir as mesas, é mais "prático" para elas sairem do balcão já levando vários copos. Elas ficam circulando pelo local e quem quiser beber cerveja, levanta a mão e uma delas vem. Então vc paga na hora e ela vai embora... some, desaparece. Custa de passar de novo! Por isso que os copos são grandes entendeu??? Para a cerveja durar até a moça passar de novo! Outro detalhe; por que são sempre mulheres???? Não sei. Eu nunca vi nenhum homem fazendo esse serviço. A verdade é que elas são um charme e dão um toque característico à Oktoberfest. Mas que elas precisam ter força, ahhhhhhh isso elas precisam!!!

 

Biergarten

Traduzindo ao pé da letra, Biergarten é "beber cerveja ao ar livre". Quem não comprou ingresso para algum dos pavilhões, pode participar da festa mesmo assim. Apesar de não poder entrar nos galpões, vc pode circular pelo parque e participar da festa de alguma maneira. Munique inteira fica lotada de gente, os Biergartens ficam cheios! Há milhares deles espalhados por toda cidade. O clima de festa fica por todo lado e o que não falta é opção de lugar para vc sentar e tomar uma boa cerveja com comida típica.

       Olha quanto copo!!!

 

As cervejas alemãs

As cervejas alemãs são famosas porque são mais encorpadas e possuem um teor alcoólico mais elevado que a maioria das outras cervejas. O povo alemão costuma dizer que a cerveja daqui alimenta, de tão encorpada que é! Além da Pilsen, existe também a cerveja de trigo (Weizen Bier) clara ou escura, muito apreciada pelos que entendem da bebida. As cervejas são artesanais, cada marca faz a sua própria, com características que a diferem. No caso da Oktoberfest, ainda tem uma característica à mais: elas são do estilo Märzen (de março). São produzidas nesse mês e estocadas em baixas temperaturas para preservar a qualidade e o sabor até setembro/outubro, quando serão consumidas na festa.

Mas calma! Se sua visita à Munique não for durante a Oktoberfest, não se preocupe. Nas cervejarias tradicionais - essas que montam os pavilhões - a festa dura o ano todo! À seguir, endereços das principais cervejarias em Munique: 

  • Hofbräuhaus (Am Platz, 9)  
  • Mathäser Bierstadt (Bayerstrasse, 7) 
  • Pschorr (fica no Virtualienmarkt) 
  • Augustinerkeller (Arnulstrasse, 52) 
  • Paulaner (Talstrasse) 
  • Tegernseer Bräuhaus (fica na Talstrasse também)

Eu fiz um video dentro da Hofbräuhaus, a cervejaria mais famosa delas, que fica no centro de Munique. Assista ao video clicando aqui→ www.youtube.com/watch?v=JOlcLGJGjkc

 

Trajes Típicos

As mulheres usam o DIRNDL, que geralmente são peças caras, muitas vezes passam de geração para geração. É muito comum a nora herdar um bom Dirndl da sogra, ou a filha herdar da mãe. O processo de escolher o Dirndl é uma delícia, porque existe uma infinidade de modelos e cores. 

E tem uma regra interessante. As mulheres solteiras tem que amarrar o laço do avental no lado esquerdo do corpo. As comprometidas amarram o laço do lado direito. E as viúvas amarram o laço atrás!

Já os homens usam o Lederhose, que é um shorts de couro com suspensório, acompanhado de camisa e um bom casaco. A origem desse traje tem à ver com o estilo de vida das pessoas que viviam no campo, cuidando das fazendas, plantações e animais. Com o frio e a vida nas montanhas, cada ítem do traje tem uma função importante.

O chapéu é unisex e opcional, mas quem faz questão de usar, tem que investir em um de bom material, que é de feltro e adornado com penas. Acho muito chic!

             Chiquérrimo meu pai com o chapéu típico!

 

A Oktoberfest é uma festa linda, típica e bem tradicional, muito gostosa de participar. Na saída do parque fica uma placa escrito: "Adeus, até a volta!" e daí em diante, a gente só fica pensando na próxima do ano que vem... ...

 

Leia também:

Tudo sobre Munique e seus Pontos Turísticos

Outras cidades e passeios pela Alemanha

Rota Romântica

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.